A importância de cuidar da saúde mental no trabalho home office

O trabalho home office tem suas vantagens, mas o fato de diminuir o convívio social, por exemplo, faz com que a sua saúde mental seja prejudicada. Quem trabalha sozinho sabe o quanto isso pesa de vez em quando. Muitas vezes, a vontade de voltar a um emprego que nem gostava tanto bate à porta pelo simples fato de querer ter mais pessoas para conversar e dar risada.

Pensando em ajudar você a passar por esse momento com mais tranquilidade, listamos alguns cuidados importantes para ter com a saúde mental no trabalho home office. Acompanhe!

Quais são os principais desafios do trabalho home office?

Além da falta de convívio social, o home office apresenta outros desafios. A procrastinação é uma armadilha muito comum enfrentada por quem trabalha em casa. Aquela “olhadinha” nas redes sociais pode tomar horas do seu dia, fazendo com que a produtividade não seja suficiente para dar conta de todas as responsabilidades. Isso pode deixá-lo frustrado e desmotivado ― o que faz com que sua saúde mental seja afetada.

Ter uma boa alimentação é outro desafio. Afinal, pela falta de organização do tempo, muitos se limitam a comer biscoitos ou qualquer outro produto instantâneo para saciar a fome. No entanto, isso é muito prejudicial para o organismo, que necessita de alimentos ricos em vitaminas, proteínas e demais nutrientes para manter um bom funcionamento.

Como cuidar da saúde mental e manter a produtividade no home office?

Depois de conhecer os desafios do trabalho home office, é hora de saber o que pode ser feito para cuidar da sua saúde mental e, consequentemente, ter uma boa produtividade. Veja as dicas que separamos!

Crie um espaço agradável para trabalhar

Trabalhar no sofá, em frente à TV ou na cama é bem confortável, mas esses lugares estimulam a procrastinação. Nesse sentido, é importante você criar um ambiente agradável para executar suas atividades profissionais.

Separe um espaço da casa para usar seu computador e outras ferramentas. Mantenha o local organizado e limpo. Dessa forma, é possível melhorar a sua organização e evitar o esquecimento de alguma tarefa devido à falta de arrumação.

Esse ambiente precisa proporcionar prazer em trabalhar, portanto, não deve ter nada que prejudique o seu ânimo. Você pode fazer uso de post-its para deixar mensagens importantes e motivadoras que o inspirem a desempenhar um bom trabalho todos os dias.

Alimente-se bem

A alimentação é outro ponto importante no trabalho home office. Isso porque o seu organismo necessita de nutrientes para funcionar e proporcionar a disposição que você precisa para desempenhar bem as suas atividades.

Por exemplo, ter o hábito de tomar aquele cafezinho para “despertar” é até uma boa opção, mas como você adoça ele? O consumo excessivo de açúcar não é nada bom para a sua saúde, portanto, o ideal é substitui-lo por um adoçante natural ou tomar seu café amargo.

Cultive bons pensamentos

A solidão é um problema sério para quem trabalha sozinho. Pensamentos negativos começam a rondar a sua mente e fazer com se sinta desestimulado com o trabalho e até com a própria vida. Isso é algo que merece muita atenção e cuidado, pois pode prejudicar não só a saúde mental, mas a emocional e a física.

Para evitar esse tipo de situação, é importante que você cultive pensamentos positivos a respeito de você, da sua família, do seu trabalho e de tudo o que considerar relevante. Diante dos desafios, acredite que é capaz de vencê-los e que as soluções aparecerão.

Agradeça pelo seu trabalho

Ter a oportunidade de trabalhar em casa é algo muito gratificante, principalmente se você tem filhos. Embora eles façam as suas bagunças, poder estar perto e cuidar deles é muito importante. O relacionamento do grupo será fortalecido e você terá a chance de acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos.

Além disso, lembre-se daqueles que não têm o mesmo privilégio que você, não só em relação ao fato de trabalhar em casa, mas de ter um emprego bom o suficiente para proporcionar qualidade de vida à família.

Elimine distrações

As redes sociais são ótimas para se comunicar com pessoas que têm os mesmos interesses que os seus e se livrar um pouco da solidão do home office. Por outro lado, também fazem com que você se distraia facilmente e perca o foco das suas atividades.

Sendo assim, é fundamental deixar o celular longe e acessar as redes sociais só após o expediente. Os afazeres domésticos também devem ser reservados para outro momento.

É claro que você pode separar um tempo para lavar a louça do almoço, por exemplo, mas os serviços que demandam muito mais tempo devem ser executados antes ou no final das atividades profissionais.

Respeite seus momentos de descanso

Rotina em home office também cansa, por isso, é importante que você estabeleça momentos de descanso e respeite-os. A técnica Pomodoro é muito conhecida e eficiente porque consiste em cronometrar 40 minutos destinados somente ao trabalho. Ao findar esse período, você deve reservar 5 minutos para descansar e relaxar, e depois voltar a executar suas tarefas.

Após o expediente, você também deve aproveitar para descansar e recarregar suas energias. Portanto, evite ficar pensando nos problemas do trabalho e deixe para resolver essas questões no momento oportuno.

Por que é importante cultivar os momentos de lazer e descanso?

Fugir da rotina é indispensável para cuidar da sua saúde mental. Isso porque, quanto mais tempo você passa fazendo as mesmas coisas, mais seu estresse aumenta e menos interesse sobra para continuar os trabalhos.

Não podemos deixar de mencionar a qualidade de vida, que é beneficiada quando você insere momentos de lazer com a sua família no dia a dia. Esse é o momento ideal para cuidar de si e fazer aquilo que traz prazer sem representar uma obrigação.

Ao chegar até aqui, é possível perceber que cuidar da saúde mental no trabalho home office depende só de você. Portanto, não deixe de colocar essas dicas em prática para melhorar a sua produtividade e garantir um melhor desempenho profissional.

Agora, que tal mostrar aos seus amigos e colegas a importância de cuidar da saúde mental no trabalho home office? Para isso, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.