score de crédito

Score de crédito: 3 aspectos relevantes que você precisa saber!

O score de crédito é a pontuação relacionada aos seus hábitos financeiros. Ou seja, toda a sua trajetória de pagamentos fica armazenada, gerando pontos valiosos para a sua credibilidade relacionada ao dinheiro.

Quanto mais, melhor, já que essa contagem faz parte da análise de crédito que o mercado usa com o objetivo de liberar ou não cartão de crédito, empréstimos e demais propostas relacionadas ao dinheiro para você.

Sabe aquela pontuação que as lojas falam apenas que está baixa, por isso, não conseguem ajudar com o crediário? A fim de descobrir como melhorar e quais são os aspectos mais relevantes é que criamos este conteúdo.

Então, confira e veja os segredos por trás do score de créditos!

1. Como funciona o score?

A contagem varia de 0 a 1.000 e está diretamente relacionada ao seu comportamento financeiro. Quanto maior ela for, mais chances você tem de garantir aval no mercado, já que é um dos principais quesitos.

Quando você efetua uma compra no cartão de crédito, por exemplo, e atrasa a fatura, esse comportamento é vistoriado e gera dados informativos ao comércio, alertando sobre o perfil de uso. Somando essas ações em comum, alguns grupos são definidos e relacionados. Por isso a pontuação.

Essa análise não é restrita apenas às empresas, já que o consumidor também pode consultar e acompanhar gratuitamente pela internet. Dessa forma, é possível agir imediatamente e criar melhoria de hábitos, caso o seu score de crédito esteja baixo.

2. Como é calculado o score?

Você já foi a alguma financeira ou loja, tentou tirar um cartão de crédito e recebeu como resposta aquele típico aviso: “no momento, seu perfil não se encaixa com o solicitado para liberação”, mesmo sem estar com restrição no CPF? Provavelmente o seu score de crédito tem relação com isso.

De acordo com o SERASA Consumidor, a tabela de análise funciona da seguinte forma:

  • acima de 700 pontos — risco baixo de inadimplência;
  • entre 300 e 700 pontos — risco médio de inadimplência;
  • de 0 a 300 pontos — alto risco de inadimplência.

Dessa forma, quanto maior a contagem, melhor, pois significa que você costuma ter bons hábitos financeiros e honra com os seus compromissos — pelo menos nos 12 últimos meses, que é o período de avaliação.

3. Como melhorar o seu?

Agora que você já sabe como funciona o score de créditos, já consultou o seu e viu como está, é importante compreender as melhores práticas para elevar a sua pontuação. São elas:

  • pague as contas sempre em dia;
  • limpe o seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito;
  • evite usar cheque-especial e, mais ainda, atrasar o pagamento;
  • não use mais do que 30% do limite do seu cartão;
  • se inscreva no cadastro positivo;
  • mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados.

O score de crédito é muito importante não apenas para a melhoria de perfil, mas principalmente se você quer ou precisa pegar crediário financeiro, por exemplo, já que é um dos critérios de avaliação.

Além disso, ter a positividade no nome garante acesso a mais oportunidades no mercado, em especial a quem pretende ser empresário e, possivelmente, precisará realizar investimentos.

Aproveite seu score de crédito positivo e busque soluções financeiras para reformar a casa ou fazer aplicações. Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudar! 

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.