quitar dívidas

Conheça 5 dicas para quitar dívidas definitivamente!

Manter as finanças em ordem é desejo da maioria das pessoas. Poder dormir tranquilamente todos os dias, sem se preocupar com possíveis problemas judiciais ocasionados por débitos em atraso, é algo que renova as forças de qualquer indivíduo e o motiva a ser uma pessoa melhor. Mas quando isso não é realidade na sua vida, o que fazer? A resposta é simples: quitar dívidas.

Postergar o pagamento de débitos em atraso é um verdadeiro “tiro no pé” e não ajuda as pessoas a aumentar o seu patrimônio e prosperar. Nesse momento, você precisa se organizar financeiramente para fugir da triste realidade que é viver endividado.

Pensando em ajudar você a sair desse buraco, listamos 5 dicas indispensáveis para quitar dívidas definitivamente e melhorar a sua gestão financeira. Acompanhe!

Por que fazer um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é o primeiro passo para organizar as suas finanças e possibilitar a quitação das dívidas. Sendo assim, é importante frisar que ele não deve ser feito apenas para você pagar seus débitos em atraso, mas fazer parte do seu dia a dia. Ou seja, é preciso usá-lo de maneira contínua para manter as suas finanças em ordem.

Ao defini-lo, você conseguirá mapear todas as suas receitas e despesas, identificando quais dos gastos são considerados excessos. A partir disso, poderá tomar atitudes para mudar seus hábitos de consumo e eliminar as dívidas de uma vez por todas.

O planejamento financeiro também ajudará você a analisar a necessidade de ter uma renda extra. Em caso positivo, vale a pena pensar em maneiras eficientes de aumentar a sua receita, como prestar serviços de freelancer para algum segmento, revender produtos de beleza etc.

Com um bom planejamento financeiro em mãos, fica mais fácil se organizar para quitar as dívidas e nunca mais voltar a tê-las em sua vida.

Como quitar suas dívidas definitivamente?

Agora que você já entendeu a importância de fazer um planejamento financeiro, precisa identificar as ações necessárias para quitar suas dívidas. Lembre-se de que isso é um compromisso para ter consigo, então, é importante eliminar de uma vez todos os maus hábitos que contribuem para o seu endividamento.

Confira as nossas dicas a seguir!

1. Conheça o montante devido

Tentar fugir das suas dívidas não vai adiantar nada. Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer nesse momento é identificar o montante devido. Sendo assim, é hora de começar a listar os seus credores. Organize essa lista em ordem crescente, ou seja, das dívidas mais baratas para as mais altas.

Ao fazer isso, você conseguirá ter uma noção não só do quanto está devendo, mas também do total de pessoas que estão esperando que a dívida seja quitada. Aqui, é importante incluir a data de vencimento de cada dívida, a fim de identificar quais delas são mais antigas e precisam ser priorizadas.

2. Corte gastos desnecessários

Cortar gastos desnecessários é algo indispensável para quem quer quitar dívidas. Esses custos podem estar relacionados a almoços/jantares em restaurantes, festas, roupas, viagens etc. A lista é vasta e varia de acordo com o consumo de cada pessoa, por isso, você precisa observar quais despesas são consideradas supérfluas e eliminá-las.

Nesse momento, procure reformular os seus gastos e priorizar a quitação das suas dívidas, não só as atrasadas, mas as mensais também. Feito isso, você precisa se organizar para montar uma reserva de emergência e, por fim, separar uma quantia mensal para realizar investimentos.

Dessa forma, é possível se livrar da possibilidade de ficar endividado no futuro, pois terá recursos suficientes para arcar com as despesas de eventuais situações emergenciais, como a perda do emprego.

3. Renegocie as suas dívidas

Assim como você tem interesse em quitar a sua dívida, o credor deseja receber por ela. Nesse sentido, é importante que não tenha medo de procurá-lo para tentar uma negociação que seja vantajosa para ambas as partes. Antes disso, no entanto, você precisa se preparar.

Avalie a realidade da sua atual situação financeira e chegue com uma proposta pronta ao credor. Mostre o quanto você consegue pagar e explique que esse valor não pode ser excedido. Do contrário, é bem provável que não consiga arcar com o compromisso até o fim. Com uma boa conversa sincera, é possível chegar a um acordo vantajoso para os dois.

4. Priorize as dívidas com juros maiores

Você tem mais de uma dívida em atraso? Então, é preciso dar atenção especial àquelas que apresentam juros maiores. Isso porque, com o passar do tempo, o valor total pode aumentar demais, tornando a dívida praticamente impagável. Esse tipo de situação acontece facilmente com dívidas relacionadas ao cheque especial e ao cartão de crédito, que contam com juros altíssimos.

Se a sua dívida está relacionada a um desses últimos exemplos, é preciso agir rápido. Entre em contato com a instituição financeira credora, negocie o valor devido e, quando quitá-lo, avalie se você deve continuar fazendo uso do cartão e do cheque especial. Muitas vezes, é importante trabalhar somente com aquilo que você pode controlar com facilidade. Nesse caso, uma conta poupança já seria suficiente.

5. Crie metas

Por fim, é interessante que você tenha o hábito de criar metas para controlar o total de seus gastos. Assim, é possível pagar os seus compromissos mensais com tranquilidade, sem correr o risco de gerar novas dívidas ou deixar de quitar as que você já negociou.

No entanto, é importante que essas metas sejam realistas, ou seja, realmente estejam de acordo com a sua situação financeira atual. Do contrário, todo o planejamento feito até aqui tende a ir “por água abaixo”.

Viu como é possível quitar dívidas com uma boa organização e um planejamento financeiro eficiente? Nesse momento, é interessante que você busque empresas como a VIACERTA para auxiliar nas soluções financeiras adequadas ao seu perfil. Com ela, você pode adquirir um empréstimo pessoal ou empréstimo pessoal para negativados e eliminar os problemas financeiros da sua vida para sempre!

Para contar com a ajuda da VIACERTA, você só precisa entrar em contato conosco e saber o que podemos fazer pelas suas finanças!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.