adiantamento do 13º salário

Quando vale a pena fazer o adiantamento do 13º salário de aposentados?

Você já ouviu falar do adiantamento do 13º salário para aposentados ou pensionistas? Essa é uma possibilidade para quem precisa do dinheiro em uma ocasião específica. Antes de solicitar, é importante que o beneficiário tenha algumas informações que possam trazer vantagens e noções em relação aos seus direitos.

Independentemente da idade, ter um valor extra na conta sempre é de grande valia. Por esse motivo, o 13º pode ser adiantado por qualquer pessoa que tenha o direito de recebê-lo. Isso inclui, também, trabalhadores sob o regime CLT.

Se você deseja saber como funcionam as regras, não deixe de prosseguir com sua leitura!

Como funciona o adiantamento do 13º para aposentados?

Para esse grupo, o adiantamento do 13º salário funciona de forma similar ao dos trabalhadores dentro do regime CLT. As datas de solicitação é que são diferentes.

No caso da aposentadoria, tradicionalmente, o adiantamento é feito no mês de setembro. Porém, apenas a primeira parcela é paga, permanecendo a segunda no mês de dezembro.

Também houve uma mudança em função da pandemia enfrentada no momento. Nesse cenário, o governo decidiu adiantar metade do 13º de todos os aposentados e pensionistas. O pagamento da primeira parcela do valor será liberado nos meses de abril e maio.

Em primeiro lugar, receberão aqueles com direito a um salário-mínimo. Os que ganham acima do piso obterão o dinheiro em seguida. Independentemente da época em que o valor tradicionalmente natalino for retirado, é importante saber quando essa atitude vale a pena e como efetuá-la.

Por que os aposentados têm essa opção?

A opção de adiantamento do 13º ocorre por conta de um decreto presidencial. Executado pelo ex-presidente Michel Temer em 2018, sua função primária é promover uma injeção na economia, que tende a se intensificar nos últimos meses do ano, próximo às festividades.

No momento, a antecipação se dá em função da sobrevivência da população idosa, considerada grupo de risco para o coronavírus. Uma vez que a recomendação da Organização Mundial da Saúde é manter o isolamento durante um período nomeado quarentena, espera-se que o montante permita que alimentos e itens essenciais sejam comprados de uma só vez, reduzindo as saídas de casa.

Além dessa medida, quaisquer situações que antes exigiam a ida até o INSS foram suspensas. Até a prova de vida foi pausada, medida que sempre buscava evitar fraudes. Junto a ela, foram temporariamente desativados os serviços de bloqueio dos créditos, exclusão de procuração, suspensão de benefícios e mais soluções da Previdência.

Ao usar esse dinheiro em situações em que a antecipação é opcional, é sempre interessante questionar quando vale a pena realizá-la. Alguns motivos serão listados a seguir.

Quando o adiantamento do 13º salário vale a pena para o aposentado?

Partindo do princípio de que o montante a ser antecipado pode ser guardado para emergências e, em situações rotineiras, retirado apenas na data delimitada pelo governo, seguem alguns casos em que vale a pena fazer uso dele.

Quitação de uma dívida

Dívidas são situações comuns nos momentos de crise. Porém, é sempre recomendado quitá-las assim que possível para evitar que as taxas de juros transformem a quantia inicial em um valor cada vez maior.

Sabemos que débitos podem se tornar bolas de neve. Então, caso você esteja lidando com eles, uma boa ideia é utilizar o adiantamento do 13º salário para pagá-los ou minimizá-los.

Nesse momento, é importante conversar com a instituição em questão e buscar negociar. Essa ação pode reduzir amplamente o custo da dívida e facilitar seu pagamento. Além disso, é possível contar com uma financiadora que facilite sua gestão financeira.

Imprevistos

Imprevistos são bastante danosos e, no momento em que estamos vivendo, podem tomar grandes proporções. Ter o dinheiro do adiantamento do 13º salário pode ajudar a suavizar a situação, garantindo que você tenha o que precisa antes de algum problema acontecer. Assim, você terá preparo e não precisará lidar com um orçamento apertado.

Compra de algum produto ou serviço com urgência

O mesmo vale para produtos e serviços de urgência. Como a recomendação é ficar em casa, problemas que ocorrerem no ambiente doméstico podem requisitar reparos técnicos de especialistas — que pedem a compra de equipamentos específicos e, assim, a saída do lar. Nessas situações, ter um dinheiro guardado é fundamental.

O mesmo pode ser dito em relação a remédios, compras para a casa, alimentação e itens básicos para o dia a dia. Ao solicitar entregas no lar, pode ser uma boa ideia contar com o valor do 13º salário.

Não é difícil perceber que o principal uso do adiantamento é voltado para emergências. Isso pode ser dito no momento atual, em que o trabalho para aposentados não é uma possibilidade. Então, caso não haja situações inesperadas e for preciso gastar, o que fazer? Vamos conferir agora.

O que levar em conta antes de pedir o 13º salário adiantado?

O primeiro ponto a considerar antes de pedir o adiantamento é o fato de que ele pode ser fundamental para emergências. Portanto, é interessante tê-lo guardado com você. Caso o uso esteja relacionado a qualquer outro motivo que não o emergencial, pode ser mais interessante contar com o pedido do crédito pessoal em vez da antecipação do valor.

Em segundo lugar, pode-se citar a Reforma da Previdência. Com as modificações que podem complicar o acesso a alguns benefícios, ter o décimo salário em mãos para investir, multiplicar a renda ou aplicar em soluções que aumentem o valor recebido (como produtos a serem vendidos) é uma boa ideia.

Finalmente, planejamento é tudo. Antes de tomar qualquer decisão referente ao uso de seu salário natalino, defina metas e objetivos e atenha-se a eles. Antecipar o décimo terceiro pode ser de grande ajuda, mas é fundamental utilizá-lo com parcimônia.

Cabe destacar que você pode conseguir o adiantamento do 13º salário por meio de bancos. Sabendo que o governo vai antecipar 50% desse valor aos aposentados e pensionistas do INSS neste ano, não deixe de utilizá-lo apenas para emergências.

Se você precisar lidar com situações distintas dos exemplos citados, procure conhecer as opções de linhas de crédito para aposentados antes de utilizar seu salário.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.