quando trocar de carro

Saiba quando trocar de carro: entenda qual é o melhor momento

Quando trocar de carro? Essa pode ser uma pergunta difícil de fazer, já que ter um veículo, muitas vezes, não está só relacionado a ter maior mobilidade, é também, um fator emocional. Muitos têm um automóvel que está há anos na família e que fez parte de diferentes momentos.

Porém, de repente, ele começa a apresentar problemas que não fazem mais sentido solucioná-los. Você começa a entender que os custos de manter são maiores que os benefícios e talvez seja a hora de pensar em adquirir um novo.

A questão em que quando é realmente o momento certo de fazer isso? Neste texto, nós vamos dar algumas dicas sobre quando é a hora de trocar o seu veículo. Continue!

O que considerar na hora de decidir trocar o carro?

Como há muitos detalhes sobre ter um veículo, neste tópico, vamos apresentar alguns pontos que merecem atenção na hora de tomar essa decisão. Vamos lá?

Alta quilometragem

Essa é uma grande medida para saber o quanto o veículo já foi utilizado. Por exemplo, quando um carro chega a 60 mil quilômetros rodados, já é uma indicação que há uma deterioração de alguma das suas partes. Provavelmente, ele começará a exigir mais manutenções e o motorista deverá ficar atento, pois, em algum momento precisará pensar na troca. Claro que é possível ficar ainda muito tempo com o veículo, mas alguns cuidados serão necessários como a revisão periódica e a troca de óleo.

Manutenções constantes

De fato, conforme o carro envelhece, há uma necessidade maior de revisões e consertos. O motorista precisa analisar como isso está afetando o seu bolso. Há mais custos no final do mês do que antes? Os resultados das manutenções estão oferecendo resultados duradouros?

Essas são só algumas perguntas que podem ser feitas nesse momento, se a resposta indicar que existe mais gastos do que benefícios, talvez seja a hora de substituir por outro. Lembrando que há diversos motivos para os consertos recorrentes, como desgaste das peças, alta quilometragem, acidentes ou batidas etc.

Mudanças de vida

Isso vale para famílias que estão passando por algum processo de transformação, principalmente, de ter novos membros ou o orçamento ser menor. Nessas situações, é necessário reavaliar vários aspectos da vida e o carro é um deles. Às vezes, é preciso adquirir um automóvel maior para transportar as crianças ou, em caso de reestruturar a finanças, ir atrás de um veículo que traga menos custos.

Fim de garantia

O tempo de garantia da maioria dos veículos pode chegar até 5 anos. Obviamente, quando se compra um carro, a intenção é estar com ele por, pelo menos, uns 10 anos. Porém, durante esse período acontecem diversas situações que afetarão a vida útil e que podem fazer o proprietário repensar a sua decisão de continuar com o carro.

Caso já tenha terminado a garantia de fábrica e ele já apresenta alguns problemas, é uma boa oportunidade para realizar a substituição.

Desvalorização do preço

Apesar de não ser um fator relacionado diretamente com o estado do veículo, a queda do seu valor é algo a se considerar. O que acontece é que, assim que se compra o carro, ele já começa a sofrer uma desvalorização do preço.

Então, à medida que o tempo passa, a tendência é que seja mais difícil vendê-lo pelo valor original, até por causa do desgaste em relação ao uso.

A realização de sonho

Pode ser que a sua situação financeira esteja melhor e você decidiu que é a hora de ter o carro que realmente queria. Esse pode ser o estopim para trocar o seu antigo veículo pelo automóvel dos seus sonhos.

Porém, essa é uma decisão que deve ser tomada com cuidado, analisando os prós e contras dessa escolha, como a possibilidade de aumentar os custos. A seguir vamos falar um pouco de como se planejar para esse momento.

Como se planejar financeiramente quando trocar de carro?

Para que você entenda o que é preciso fazer financeiramente para substituir o seu veículo. Separamos algumas dicas!

Avalie a sua situação atual

Em um primeiro momento, como qualquer decisão que envolva dinheiro é preciso analisar a sua situação atual. Como estão as suas contas? Você está pagando algum empréstimo pessoal no momento? Se estiver, é um débito que tem uma longa duração, será que você está preparado para fazer outra dívida com um novo carro?

Veja o quanto pode juntar para pagar o carro

Após essa análise, é hora de avaliar o quanto poderá ser gasto por mês e como será possível juntar essa quantia. Um novo veículo não pode significar mais dor de cabeça em relação ao dinheiro. Principalmente, se o motivo da troca foi porque o antigo automóvel necessitava de muitas manutenções gerando mais custos.

Financiamento ou consórcio

Na busca por achar maneiras de arcar com a compra de seu novo veículo, pode ser que você opte por fazer um financiamento ou um consórcio. São duas maneiras bem distintas de proporcionar crédito pessoal para conseguir o seu automóvel. Enquanto o financiamento proporciona o carro imediatamente, com a liberação do dinheiro em, pelo menos, uma semana. O consórcio é mais ideal para aqueles que não tem tanta pressa em adquirir o seu veículo. Já que, ao fazer parte do grupo, o interessado paga as parcelas e espera ser sorteado para ter a chance.

Sendo assim, a escolha dependerá da necessidade de cada um, se é preciso trocar logo, então o financiamento é a melhor alternativa. Caso o objetivo é que a compra seja para os próximos meses, talvez o consórcio seja a escolha mais acertada.

Bem, ao longo deste texto, nós apresentamos alguns dos principais motivos que indicam quando trocar de carro. Sabemos que essa nem sempre é uma decisão fácil, ainda mais, pelos custos que ela traz. Porém, destacamos que é sempre possível solicitar crédito para não deixar que a falta de dinheiro afete a realização dos seus sonhos.

Nesse sentido, nós da VIACERTA temos a proposta de empréstimo adequada para a sua situação. Com valores acessíveis e que se adaptam a suas condições. Além disso, temos um plano para a manutenção do seu carro. Quer saber mais? Clique aqui e conheça os nossos serviços!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.