quando fazer um empréstimo

Quando fazer um empréstimo? 6 indícios de que é o momento ideal

Você sabe quando fazer um empréstimo? Ainda que existam diversas opções voltadas à concessão de crédito pessoal, muitas pessoas não sabem qual é o momento ideal para solicitá-lo. A verdade é que pedir um empréstimo é uma atitude que depende de diversos fatores, como as necessidades do requerente e as condições envolvidas na negociação.

Seja você aposentado, empreendedor, trabalhador rural ou apenas alguém desejando realizar seus sonhos, saiba que sempre há uma opção no mercado. Contudo, para realmente dar início aos seus planos, é preciso contar com serviços sem burocracia na liberação de crédito, que apostem em uma análise consultiva e humanizada e que atuem com agilidade.

Em suma, é preciso observar as condições da financiadora em questão. A seguir, serão apresentados indícios de quando fazer um empréstimo. Continue lendo para saber mais!

1. Você paga o valor mínimo do cartão de crédito

Ainda que muitas pessoas considerem essa opção viável, pagar o mínimo do cartão de crédito pode não ser uma boa ideia. Os juros envolvidos nessa operação são altos e podem transformar qualquer valor em uma bola de neve.

Se a fatura estiver alta, pode levar mais de um ano para que você consiga limpá-la. Em vez de pagar o valor mínimo, é recomendado apostar no crédito pessoal. Com essa opção, é comum que:

  • os juros sejam mais baixos;
  • você consiga parcelar o valor emprestado em várias vezes;
  • as condições caibam no seu bolso;
  • a fatura do cartão seja quitada sem delongas;
  • você acabe economizando.

Afinal, se os juros de um empréstimo tendem a ser menores que o juros rotativos do cartão, no final, você deixa de gastar uma alta quantia de dinheiro em prol de acessar condições que não fogem de seu orçamento. Considere a possibilidade antes de agir por impulso.

2. Você planeja uma viagem internacional

Se você planeja viajar internacionalmente, já imagina que os gastos podem ser altos. Passagens, hospedagem, passeios…. São muitos os custos que fazem com que os momentos vividos sejam inesquecíveis. Se esse é o seu sonho — mas ele não cabe em seu orçamento pessoal ou familiar —, não se preocupe. É possível buscar soluções financeiras voltadas para a sua realidade!

Muitos acreditam que solicitar crédito é sempre algo voltado para quitar dívidas, mas isso não é verdade. Saber quando fazer um empréstimo para atingir metas também é uma excelente ideia — e parte de uma mentalidade que preza por economia! Afinal, se você viaja sem o montante necessário para se divertir ao máximo, é provável que acabe, por exemplo, estourando o limite do cartão de crédito.

Isso pode culminar no pagamento de juros astronômicos e afetar drasticamente a sua vida financeira. Deixar seu desejo de conhecer lugares novos também não é uma ideia muito atraente. Por outro lado, se você se planeja, delimita seus gastos e entende quanto vai precisar para viajar, pode encontrar o crédito nas melhores condições para suprir suas demandas e deixar o país com tranquilidade.

3. Você está com o nome negativado

Ainda que não seja voltada exclusivamente para isso, a requisição de empréstimos pode, sim, servir para quitar dívidas. O nome negativado pode ser um grande impedimento na vida de alguém. A pessoa fica impossibilitada de abrir contas bancárias, utilizar cartão de crédito, se matricular em algumas universidades etc. É por isso que muitos buscam financiadoras.

Ainda que esse pareça um momento difícil, não vale a pena agir por impulso. Muitas empresas se aproveitam da fragilidade que uma pessoa com dívidas pode apresentar para oferecer condições com altos juros e baixas oportunidades de parcelamento. Há quem aceite para sair rapidamente dessa situação, mas não é uma boa ideia.

Existem financiadores do mercado que trabalham de maneira humanizada e livre de burocracias, representando mais do que apenas uma empresa para seus clientes. A busca é por relacionamentos sustentáveis, então, procure por elas e analise o que têm a oferecer em termos de empréstimo pessoal para negativados!

4. Você precisa pagar um empréstimo

Caso você tenha caído na situação descrita acima e fechado um empréstimo com condições irreais para seu bolso, não se preocupe. Por mais que pareça incomum, solicitar outro crédito nesse momento é uma boa ideia. Assim, em vez de se endividar cada vez mais ao não pagar as parcelas (e os altos juros envolvidos), você faz uma troca.

Com o novo plano, é possível pagar parcelas que cabem no seu bolso e evitar que sua dívida inicial se torne uma bola de neve. É possível até aumentar a renda familiar ao utilizar o empréstimo como impulso para investir em educação financeira, garantindo que as dívidas nunca mais façam parte da sua vida.

5. Você deseja comprar um bem

A compra de bens pessoais é o sonho da maioria das pessoas. Com o planejamento adequado, você não precisa esperar para realizá-lo! Além de colocar na ponta do lápis todos os fatores envolvidos nessa escolha, é preciso encontrar a condição certa. Alguns exemplos de planejamento envolvem gastos posteriores com manutenção, decoração ou gasolina.

Tendo acesso ao atendimento profissional de uma empresa especializada, você compartilha seus desejos e permite que uma equipe preparada analise a melhor forma de negociar. Com um orçamento em mãos, você saberá se a proposta feita cabe ou não em seu bolso.

6. Você quer realizar um investimento

Outro indício de quando fazer um empréstimo ocorre com a vontade de realizar aplicações. O crédito pessoal para investir permite que você multiplique seu dinheiro, mesmo se for um iniciante. Isso significa que mesmo aqueles que não têm fundos suficientes para investir na bolsa, por exemplo, podem começar imediatamente — com o conhecimento adequado em mãos, é claro.

Basta colocar seus objetivos no papel e buscar alternativas que possam ser pagas sem estourar o orçamento. A VIACERTA Financiadora traz uma série de opções, independentemente do tamanho do seu sonho. Se você se enquadra em um dos exemplos citados sobre quando fazer um empréstimo, não deixe de conhecer as oportunidades!

Recorrer à empresa certa é mais simples do que você imagina! Saiba como fazer um empréstimo pessoal, alinhe suas necessidades e conte conosco! A gente sabe o valor do crédito para você.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.