o que é o limite de crédito pessoal

Quer saber o que é o limite de crédito pessoal e como funciona?

Quem nunca teve um imprevisto e necessitou de dinheiro para cobrir uma nova despesa? Ou melhor, para pagar uma viagem que era extremamente importante para sua vida? Nessas horas, é importante conhecer o que é o limite de crédito pessoal.

Se você quer entender melhor o que significa esse serviço oferecido por instituições bancárias e como utilizá-lo corretamente, aproveite a leitura deste artigo. Nele explicaremos o que você precisa saber. Confira!

O que é o limite de crédito pessoal?

Diferentemente dos empréstimos comuns, nesse caso o correntista pode ter acesso ao crédito e pagar os juros só a partir da utilização do valor solicitado. Esse limite já é predeterminado pelo próprio banco — ou instituições financeiras — e pode surgir em três diferentes formas: cheque especial, empréstimos e cartões de crédito.

A quantidade a ser disponibilizada é variável. Além disso, você pode utilizar o máximo possível, desde que tenha comprometimento e arque com os pagamentos da dívida.

Como funciona?

A maior parte dos bancos já oferecem automaticamente o cheque especial e o cartão de crédito. No caso da primeira opção, caso sua conta fique abaixo de zero, esse limite vai cobrir o valor que ficou em aberto.

Caso não seja oferecido automaticamente, o correntista pode fazer a solicitação das três opções existentes do limite de crédito especial. A empresa fará a avaliação de alguns critérios, como seu score, sua renda, sua capacidade de arcar com as dívidas etc. Além disso, esses mesmos itens que são utilizados para liberar o crédito também serão necessários para definir qual o limite máximo que será disponibilizado.

Por exemplo, um correntista pode ter sua solicitação negada devido ao seu histórico de pagamentos. Por outro lado, alguém pode ter R$15 mil liberados em decorrência do bom cumprimento de suas obrigações.

Não há nenhuma determinação da empresa dizendo como o valor pode ser gasto. Assim, é possível pagar uma despesa que não esteva prevista, comprar um imóvel ou um veículo, realizar uma viagem etc.

Saber o que é o limite de crédito pessoal é entender que estamos trabalhando com uma forma de empréstimo para situações que demandam dinheiro rápido, com juros específicos que serão utilizados pelo banco e pela instituição financeira.

Quais são os seus benefícios?

O limite de crédito pessoal traz alguns benefícios interessantes. A seguir, confira os principais.

Facilidade

Ter acesso ao limite de crédito pessoal é algo muito simples. Os cheques especiais e os cartões de crédito já são gerados automaticamente com a criação da conta, o que torna a utilização muito mais fácil. Já o empréstimo, com o suporte de aplicativos e o acesso virtual da sua conta, em alguns cliques, pode ser gerado.

Comodidade

É muito cômodo ter acesso ao crédito pessoal. Com pequenos passos a serem tomados, rapidamente você consegue ter acesso a esse benefício, quitar sua dívida ou realizar um tão aguardado desejo.

Planejamento

Com o fácil acesso, é possível planejar suas prioridades, definindo corretamente como o crédito será utilizado. Para situações inesperadas, como a reforma da sua casa, essa é uma excelente forma de resolver o problema e quitar a sua dívida sem criar outras dores de cabeça.

Como escolher a melhor opção?

A melhor forma de escolher o crédito pessoal ideal é avaliar todas as opções existentes no mercado. Para isso, é recomendável comparar as taxas de juros existentes entre as instituições financeiras e avaliar qual delas será mais confortável para sua renda.

É muito importante entender corretamente o que é o limite de crédito pessoal e avaliar como utilizá-lo. Afinal, ele pode ser um facilitador para realizar uma compra desejada ou resolver um imprevisto que pegou você de surpresa.

Quer conhece quais são as taxas de juros da VIACERTA? Aproveite e entre contato conosco. Vamos explicar como você pode resolver sua vida financeira!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.