mente ativa

Como manter a mente ativa? 4 formas de cuidar da sua saúde!

Manter a saúde mental pode ser desafiador em diversos momentos. A pressão do trabalho, o estresse com as obrigações, as contas para pagar e diversas outras responsabilidades, muitas vezes, dificultam a situação. Apesar disso, é importante procurar formas de manter a mente ativa. Esse cuidado é importante para todo mundo, dos mais jovens aos idosos.

Um cérebro sadio é fundamental para garantir o bem-estar. Sabendo disso, preparamos um texto com informações e dicas que ajudam a desenvolver uma boa saúde para o corpo e a mente. Você perceberá que pequenas práticas cotidianas podem fazer toda a diferença quando pensamos em curto e longo prazo.

Confira!

A importância de uma mente ativa

Embora seja comum pensarmos a respeito da importância física de nosso corpo, quando o assunto é bem-estar, é necessário levar em conta as condições de nossa mente. Afinal de contas, o cérebro é uma das principais ferramentas de nosso organismo, e mantê-lo em bom estado proporciona benefícios em diversos sentidos.

Quando esse órgão está em boas condições, conseguimos descansar melhor, resolver problemas cotidianos com facilidade, evitar que problemas cognitivos apareçam e até perceber diferenças na autoestima. Manter a mente trabalhando é fundamental em todos os momentos da vida e, nesse sentido, alguns hábitos diários podem ser excelentes aliados.

As práticas para ativar a mente

Não é tão difícil manter a mente ativa, muito pelo contrário. Como você vai perceber a seguir, com alguns métodos simples, podemos exercitar nosso cérebro. O mais legal disso tudo é que dá para preservar a saúde enquanto nos divertimos.

A lista abaixo apresenta ações diárias que vão ajudar você a garantir os cuidados com a saúde mental.

1. Saia do sofá

Embora seja comum a percepção de que a falta de exercício e movimento é prejudicial para o corpo, facilitando o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, é importante entender que o sedentarismo também impacta negativamente a saúde mental. Pessoas mais ativas têm menos risco de desenvolver desordens cerebrais.

Além de melhorar o condicionamento físico, sair do sofá e praticar exercícios desenvolve a capacidade cognitiva, a destreza motora e diminui os níveis de ansiedade. Fazer atividade física também contribui para a autoestima, melhorando nossa imagem corporal e, quando feita em grupo, promove a socialização.

Não é à toa que o exercício evita problemas como depressão e ansiedade. O sedentarismo é um vilão, principalmente para quem trabalha em casa. Logo, essa dica também vale para manter a saúde mental no home office.

2. Cuide da alimentação

Uma dieta equilibrada é de grande importância para o nosso corpo, das mais variadas formas, inclusive para manter um bom estado mental. A comida impacta o funcionamento do nosso cérebro, nossa cognição e o nosso estado emocional.

Assim, uma alimentação que contemple quantias adequadas de vitaminas, minerais, óleos e gorduras melhora as funções cerebrais, além de fornecer mais energia para o corpo. Tudo isso contribui para a manutenção da memória e até melhora a saúde emocional.

3. Aprenda coisas novas

Desafiar seu próprio cérebro é sempre um bom exercício para mantê-lo ativo. Nesse sentido, estudar coisas novas é uma das melhores estratégias para manter a mente em funcionamento.

Isso acontece porque, ao exercitar o cérebro, estimulando-o a realizar atividades diferentes daquelas com as quais está acostumado, forçamos novas conexões entre os neurônios e fortalecemos aquelas existentes. Ou seja, além de ativar os mecanismos que nosso cérebro já havia dominado, permitimos novos desenvolvimentos.

4. Ouça música

A música tem diversos efeitos no corpo. Uma melodia calma tende a relaxar o corpo e a mente, ao passo que uma agitada pode dar ânimo para dançar ou fazer outra atividade física. Além de influenciar em nosso estado emocional, o hábito de ouvir música atinge o funcionamento psíquico. Isso porque, quando as ondas sonoras são processadas, o som é traduzido em sinais eletroquímicos que estimulam todas as áreas do cérebro. É como se todas as regiões cerebrais conversassem entre si.

Essa dica é uma das mais divertidas e pode ser realizada em conjunto com as anteriores. Afinal de contas, uma boa música pode acompanhar você durante diversos momentos do cotidiano. Por isso, aliar sons à prática de exercício físico ou ao desafio de aprender uma nova habilidade é sempre uma boa ideia.

A importância de um corpo saudável

Falamos sobre algumas maneiras de manter o cérebro em atividade para garantir uma boa saúde. Contudo, é importante entender que a mente e o corpo estão intimamente ligados, portanto, vale a pena pensar sobre a saúde de ambos. Nesse sentido, as dicas anteriores também são válidas, mas podem ser aprimoradas com outros hábitos.

O primeiro passo para cuidar da saúde do corpo é procurar saber como ela está, ou seja, fazer o acompanhamento médico com certa regularidade. Dessa forma, será possível notar quais funções do organismo estão atuando de maneira correta e quais não estão. A partir dessa percepção, é possível buscar alternativas para corrigir aquilo que está faltando e ter ótimos resultados.

Outra prática importante é cuidar da qualidade do sono. Dormir bem é fundamental para a boa saúde do corpo. Afinal de contas, além de descansar e repor nossas energias, o ato de dormir permite que o nosso organismo trabalhe para manter o equilíbrio do sistema imunológico, neurológico e hormonal. O sono na quantidade adequada é essencial para viver e pensar bem.

Procurar hábitos e práticas que mantenham a mente ativa é fundamental para garantir bem-estar e uma vida saudável. Como foi possível notar, essa não é uma tarefa muito difícil. Pequenas práticas que exercitam tanto o cérebro quanto o corpo fazem a diferença em curto e longo prazo. Aliando atividades para a mente e para o corpo, é possível alcançar uma vida sadia, longa e de qualidade.

Você sabia da importância de uma mente saudável e ativa para o seu bem-estar? Gostou das informações e quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então, acompanhe o nosso trabalho pelas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Linkedin!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.