melhor idade

Quer saber como ter uma alimentação saudável na melhor idade?

Envelhecer é um processo natural, pelo qual todas as pessoas vão passar um dia. No entanto, chegar à melhor idade e permanecer com saúde é um desafio para muitos idosos.

Praticar exercícios físicos regularmente, beber bastante água e estar com os exames em dia são algumas medidas que pessoas a partir dos 60 anos podem adotar. Outra medida de igual importância é ter uma alimentação saudável e balanceada.

No texto a seguir, vamos dar algumas dicas sobre como se alimentar melhor nessa fase da vida. Continue conosco e aprenda mais sobre a saúde da pessoa idosa!

Qual a importância da alimentação saudável na melhor idade?

Com o passar dos anos, nosso corpo vai se desgastando, e esse é o conceito de envelhecimento. Por isso, alguns idosos se queixam de dores nas costas e nas articulações, outros não enxergam ou não ouvem tão bem quanto antes e ainda há os que sofrem com lapsos de memória.

A alimentação saudável, nesse ponto, pode ser fundamental para aprimorar a saúde física e mental na melhor idade. Com uma nutrição de qualidade, o idoso pode ter maior disposição e motivação, aumentando a sua convivência e sua vida social.

Como ter uma alimentação saudável?

Não é difícil se alimentar bem. Na verdade, açougue e sacolão já são muito úteis para ter uma alimentação nutritiva e saudável. Abaixo, daremos algumas dicas mais voltadas às pessoas da melhor idade:

Priorizar alimentos naturais

É fundamental consumir alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas. Para adoçar os alimentos, é preferível utilizar adoçantes como estévia e xilitol, além de mel para os não diabéticos, é claro. Reduzir o sal nas refeições e dar preferência a temperos naturais, como cebolinha e salsinha também é importante para a saúde das pessoas idosas. Já para repôr a vitamina D, fundamental para a pele e os ossos, quinze minutos diários de exposição ao sol da manhã são suficientes.

Consumir fibras

Diminuir o uso de grãos refinados e dar preferência aos integrais é essencial. Além disso, consumir mais cereais, como aveia e linhaça, auxilia bastante o corpo das pessoas da melhor idade, além de beneficiar o intestino e o coração. O consumo frequente de fibras naturais, como legumes, frutas e verduras, também é interessante, pois aumenta a saciedade.

Incluir alimentos ricos em ômega 3

Substância presente nos peixes, o ômega 3 auxilia na prevenção e no controle de várias doenças causadas pelo envelhecimento, como artrites e diabetes. Além disso, tem ação anti-inflamatória, evitando inchaços e dores. Outras substâncias importantes para a melhor idade são o cálcio e a vitamina B12. A última está presente nas carnes vermelhas e na gema de ovo. Já o cálcio é encontrado no leite e nos seus derivados.

Por que ter acompanhamento com um profissional?

O geriatra — médico especialista em idosos — ou o clínico geral devem fazer o acompanhamento da saúde do idoso. Como o corpo vai envelhecendo, muitas doenças e problemas estruturais ocorrem ao mesmo tempo no organismo. Devido a isso, o acompanhamento profissional adequado é fundamental para identificar e tratar esses problemas ainda no início.

Como você viu, contar com uma alimentação saudável e balanceada para as pessoas na melhor idade não é difícil, basta ter um pouco de cuidado e boa vontade. Outras medidas básicas para a saúde da pessoa idosa quanto à alimentação consistem em se acostumar com uma rotina de horários fixos, ter as refeições principais com companhia e mastigar bem devagar os alimentos para evitar engasgos.

Agora que você aprendeu como deve ser a alimentação na melhor idade, que tal ter contato com outras informações interessantes? Siga-nos nas redes sociais e não perca mais nenhum conteúdo! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.