livros de educação financeira

Confira 5 livros de educação financeira que você precisa ler!

Em um primeiro momento, organizar as economias não parece uma tarefa fácil. De fato, não é. Quando o assunto envolve dinheiro, temos tendência a enxergar mais as dificuldades para ter as contas equilibradas e atingir a ascensão social. Porém, vivemos numa época em que a informação nunca esteve tão acessível. Procurar entender mais sobre finanças é a melhor forma de melhorar.

Nesse quesito, apesar de existir uma série de sites, blogs e até de canais no YouTube falando sobre o assunto, as formas tradicionais de conhecimento ainda são as mais seguras. O universo de livros de educação financeira é bem extenso e tem conteúdos para todos os níveis.

Aqui, vamos apresentar algumas opções de títulos essenciais para você começar a entender sobre finanças. Confira!

Por que é importante aprimorar o seu conhecimento financeiro?

A segurança em relação às suas atitudes financeiras não é um sentimento que vem do nada. Muitas das pessoas que lidam há um certo tempo com economias e até têm um grande patrimônio tiveram suas conquistas graças às suas experiências. Na soma dessas situações, procurar conhecimento é uma parte fundamental de quem elas são.

O mercado financeiro não é um ambiente fácil. É desafiador entender suas nomenclaturas, os tipos de produtos oferecidos e as várias estratégias disponíveis para aumentar a riqueza. Também é difícil entrar nesse meio sem nenhum tipo de base. As chances de acabar com o orçamento apertado são reais, e o conhecimento é essencial nesse caso.

Mesmo depois de adquirir o suficiente para começar, ainda será necessário continuar estudando, afinal, as mudanças acontecem em qualquer setor. Não seria diferente no campo financeiro.

Quais são as sugestões de livros essenciais sobre educação financeira?

Como falamos na introdução, existem diversos livros de educação financeira. Neste tópico, resolvemos colocar alguns que são fundamentais para pessoas com qualquer nível de conhecimento. Veja agora 5 obras que abordam o assunto.

Como organizar a sua vida financeira

Escrito pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi, é um livro que abrange não só aplicações, mas a vida financeira como um todo. Ele é ideal para aquelas pessoas que querem passar a organizar suas finanças e não sabem por onde começar.

Com o livro, você terá um guia para definir o seu perfil, tanto de consumo quanto de investimento, além de ser capaz de avaliar a sua situação atual. Entre os tópicos abordados na obra, estão: como administrar as suas dívidas, como fazer a declaração do IR, quais sãos os melhores investimentos, entre outros.

A mente acima do dinheiro

Esse é um livro escrito por dois autores. Brad e Ted Klontz são especialistas em questões financeiras e resolveram reunir alguns dos conhecimentos que adquiriram ao longo desses anos para ajudar outras pessoas.

A obra aborda 12 problemas financeiros que podem prejudicar qualquer pessoa, como a compulsão por compras, a falta de responsabilidade financeira, as dificuldades para começar a poupar etc. A ideia é mostrar que existem soluções para todas essas questões e que é possível atingir a tão sonhada independência.

O investidor inteligente

Escrito há mais de 70 anos pelo investidor Benjamin Graham, é considerado um clássico quando o assunto é finanças. A obra tem informações que ainda fazem todo o sentido nos tempos atuais, principalmente para aqueles que pretendem entrar no mundo das ações.

O autor procura guiar o leitor para entender mais sobre o mundo dos investimentos e escolher qual é a melhor ação. Todo esse conhecimento é passado de acordo com as experiências de Graham, ao longo de sua carreira no mercado.

O leitor ainda terá à sua disposição uma obra que explica diversos conceitos e também os conhecimentos de um dos gurus de Warren Buffett, um dos maiores investidores da atualidade.

Pai rico, pai pobre

Baseado nas experiências de vida de Robert Kiyosaki, Pai rico, pai pobre é uma obra clássica para quem quer melhorar a sua forma de lidar com o dinheiro. No livro, o autor relata sua juventude e como as situações que aconteceram nessa época foram fundamentais para definir a sua relação com as finanças.

Há um ponto interessante sobre o enredo do livro: o título “Pai rico, pai pobre” está relacionado às duas figuras que foram importantes para Kiyosaki. Seu pai, que representa a face pobre; e o pai de um amigo, que retrata o lado rico.

Comparando as duas trajetórias e os ensinamentos que ele teve, Robert relata que a segunda figura (pai rico) ensinou o que ele precisava para ser uma pessoa melhor quando o assunto é dinheiro. É uma obra voltada a explicar como a inteligência financeira pode ser crucial para lidar com os problemas do cotidiano.

Investimentos

Um livro ideal para pessoas iniciantes, Investimentos é uma obra que tem como objetivo apresentar os principais conceitos e estratégias para ter uma vida financeira melhor. Escrito pelo especialista em finanças, Mauro Halfeld, contém dicas para administrar o dinheiro e para multiplicá-lo.

Você vai encontrar informações sobre orçamento pessoal, como lidar com imóveis e o que é preciso entender sobre investimentos. Além disso, terá à sua disposição uma série de análises sobre o mercado e informações sobre aplicações de longo prazo.

Ao longo deste texto, você acompanhou o quanto é possível melhorar as finanças por meio do conhecimento sobre o mercado. As obras ajudam a entender os conceitos desse setor e apresentam exemplos de experiências para que você comece a tomar decisões mais acertadas. As informações, claro, não poderiam vir de qualquer lugar.

Contudo, destacamos que o interessado não pode apenas contar com a educação didática. Esse tipo de conhecimento é uma base, mas para investir com sucesso, é fundamental combinar com a ajuda de profissionais especializados e capazes de dar uma orientação mais específica sobre o mercado.

Esperamos que este texto sobre livros de educação financeira ajude você a buscar conhecimentos relacionados ao assunto para começar a investir. Afinal, as nossas finanças não podem representar um desafio, visto que são cruciais para uma vida equilibrada.

Agora, não se esqueça de compartilhar o nosso post e ajudar outras pessoas a melhorar suas vidas financeiras!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.