investimentos para aposentadoria

Quais são os investimentos mais indicados para a aposentadoria?

Conforme o universo dos investimentos foi se tornando mais próximo dos brasileiros, a maioria das pessoas passou a perceber que é importante pensar no futuro quanto antes. Mais do que isso, elas têm entendido que contar com investimentos para aposentadoria é a opção mais rentável do momento.

A maioria dos planos VGBL ou PGBL oferecidos pelas previdências não são mais suficientes para sanar todas as necessidades de liquidez, precisão e retorno daqueles que sabem o que querem fazer ao se aposentar. Além disso, o INSS também não traz o suporte necessário. Por isso, conhecer opções para garantir as melhores rentabilidades possíveis é fundamental.

Se você deseja saber mais sobre investimentos para aposentadoria, não perca mais tempo e leia este artigo!

Por que é importante pensar na aposentadoria com antecedência?

A preocupação com o futuro é algo que deve ser levado extremamente a sério, especialmente nesse momento, em que a Reforma da Previdência tem inquietado tantas pessoas e agitado os mercados. Contar apenas com o INSS ao se aposentar parece ser uma ideia arriscada no momento, colocando você em risco.

Por isso, se você não deseja esperar o futuro chegar para lidar com ele, limitando suas opções e metas, é ideal saber o que pode ser feito desde hoje. Portanto, conheça as melhores opções para quem deseja investir por conta própria em vez de recorrer à Previdência Privada ou ao INSS.

Quais as melhores opções para investir?

Mesmo sabendo que investir para a aposentadoria é algo muito mais frutífero do que o oferecido por outras opções, muitas pessoas se perguntam qual é o investimento ideal a ser feito. A resposta mais simples para isso é: depende. Assim como em qualquer outro tipo de investimento, é fundamental analisar alguns pontos antes de tomar a decisão final. Eles são:

Todos os fatores acima, quando unidos, permitem chegar ao investimento ideal para cada situação em específico. No entanto, algumas opções são mais comuns e recomendadas, e é sobre elas que falaremos a seguir.

Tesouro direto

Em termos de segurança, o Tesouro Direto é definitivamente um dos melhores investimentos para a aposentadoria. O processo de aporte e pagamento com juros é realizado entre governo e aposentado, garantindo até R$ 250 mil de reembolso caso qualquer coisa aconteça com seu dinheiro. Isso ocorre devido ao FGC — Fundo Garantidor de Crédito.

Dentro do Tesouro, é possível ter acesso a diversos títulos públicos, como Selic, títulos pré-fixados e pós-fixados e IPCA. Dentre esses, o IPCA é o mais indicado para a aposentadoria. A maioria dos valores aplicados poderão ser resgatados apenas em 2035, 2045 e 2055, rendendo constantemente até lá e oferecendo boas e estáveis rentabilidades.

Ações

Diferentemente dos investimentos no Tesouro, as ações não são conhecidas por sua segurança. Seus proventos tendem a ser rentáveis, mas contam com uma instabilidade e imprevisibilidade comum entre as ações, sendo fundamental conhecer os papéis em questão e planejar-se para lidar com seus altos riscos. Feito isso, é possível ter ganhos bem mais expressivos por meio dos dividendos das ações do que pelo Tesouro Direto.

Fundos imobiliários

Os Fundos Imobiliários são as escolhas perfeitas para aqueles que não desejam contar com a baixa rentabilidade do Tesouro Direto nem com os altíssimos riscos das ações. Afinal, eles se encontram, praticamente, no meio-termo entre ambos.

Esses fundos são investimentos feitos no setor imobiliário e que também pagam dividendos. Suas rentabilidades são altas, mas não tanto quanto às advindas das ações. Também é importante ter em mente que, ainda que sejam um pouco mais seguros do que as ações, os riscos dos fundos também são bastante altos.

CDBs

Os CDBs são os queridinhos daqueles que buscam rentabilidades melhores que as do Tesouro Direto sem perder a segurança. Assim como os títulos públicos do Tesouro, os CDBs têm liquidez diária e podem ser encontrados na opção escalonada, em que uma maior rentabilidade pode ser obtida com o tempo. Eles incluem operações feitas entre bancos e o investidor — mas não é recomendado negociá-los com grandes bancos, pois eles podem oferecer baixas rentabilidades.

Os CDBs variam bastante em termos de tempo de retirada do valor investido, rentabilidade e aporte inicial. Porém, na grande maioria das vezes, é possível garantir bons negócios investindo pouco em um primeiro momento. O valor a ser aplicado se relaciona intrinsecamente com a quantia a ser retirada na aposentadoria — assim como nos demais exemplos de investimentos citados neste artigo.

LCs

Os LCs se dividem em LCIs — Letras de Crédito Imobiliário e LCAs — Letras do Agronegócio. Sua segurança é alta e sua rentabilidade varia de acordo com o CDI, que é um índice base para a renda fixa. Apesar de serem boas opções de investimento para aposentadoria, é interessante ter em mente que podem existir limites de retirada, diferentemente dos CDBs e de sua liquidez diária.

Se você não for precisar do dinheiro antes de se aposentar, essa pode ser uma excelente escolha. Caso contrário, é melhor investir em uma alternativa que ofereça mais liquidez.

Como fazer a escolha do investimento certo?

Como mostramos, as opções de investimentos para aposentados são muitas. Nenhuma é melhor ou pior do que a outra, apenas mais adequada. Diversos pontos devem ser levados em consideração antes da escolha, especialmente no que diz respeito ao perfil do investidor. Enquanto pessoas com perfil conservador tendem a detestar riscos, as com perfis mais arrojados os toleram bem e, portanto, podem atingir uma maior rentabilidade.

Contudo, não é apenas a rentabilidade que deve estar em foco, mas sim o conjunto de oportunidades que um investimento traz para cada descrição de investidor. Conhecendo as alternativas acima da Previdência Privada e do INSS e tomando os devidos cuidados, será possível começar a se preparar para a aposentadoria desde já!

Se você deseja saber ainda mais sobre investimentos para aposentadoria, saúde financeira, negócios, agricultura e crédito pessoal, além de obter dicas para gerenciar suas finanças com otimização, não deixe de entrar em contato com a VIACERTA e de conhecer mais sobre nossos serviços. Aqui, entendemos o valor de sua aposentadoria!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.