gestão de estoque na agricultura

Como fazer a gestão de estoque na agricultura?

A gestão de estoque na agricultura é um tema tão importante quanto o gerenciamento do nível de produção. Afinal, esse setor é responsável por abrigar e proteger não só aquilo que o fazendeiro gera, mas também a matéria-prima a ser transformada no produto principal da fazenda.

Sendo assim, é fundamental que ocorra uma atenção especial a essa parte do negócio, sempre com o cuidado em manter um monitoramento periódico e evitar os desperdícios tão comuns da área.

Para te ajudar a fazer essa gestão, falaremos um pouco sobre como aplicá-la ao seu negócio. Entenda!

Como fazer uma boa gestão de estoque na agricultura?

Manter uma rotina de cuidado com o estoque é uma tarefa importante, que costuma trazer algumas questões sobre a atividade. Dúvidas como o que, quanto e quando estocar podem aparecer durante esse processo. 

Destacamos que é fundamental conhecer o seu negócio para além do estoque. Nesse sentido, é importante saber quanto há de caixa, como está a qualidade dos produtos etc. Aqui, apresentaremos os principais pontos. Continue!

Considere o ciclo produtivo

É fundamental a atenção ao que a fazenda produz e ao momento em que costuma utilizar os materiais. Conhecer o ciclo produtivo em detalhes será uma informação extremamente útil para entender por quanto tempo os insumos poderão ficar armazenados. 

Além disso, é uma forma de evitar que certas situações problemáticas ocorram com frequência — ter que comprar um produto com urgência por não saber que havia acabado ou ter muitos materiais vencidos no estoque por não conhecer a quantidade certa para utilizar no ciclo.

Para evitar esse tipo de desperdício, é essencial considerar o ciclo produtivo de sua fazenda, controlando o estoque a partir dessa informação.

Pense na melhor forma de armazenamento

Outro cuidado tem a ver com a escolha de um local adequado para armazenar os seus produtos. É importante que seus insumos fiquem protegidos das variações de temperatura e de umidade, além de garantir que permaneçam em um lugar limpo e espaçoso.

O ambiente também deve ser de fácil acesso, afinal, será preciso transportar os produtos periodicamente. Portanto, prefira um lugar em que tanto automóveis de grande porte quanto pedestres possam andar livremente.

Negocie com os principais fornecedores

Um fator essencial para a sua organização e para tornar a gestão mais eficaz é ter uma lista de fornecedores atualizada. Ela será muito útil para que você possa fazer negociações, contatá-los em momentos urgentes e conversar sobre possíveis descontos. 

É interessante ter mais de um fornecedor e procurar manter a relação sempre amigável. Afinal, vocês são parceiros, o que significa que ele depende do seu dinheiro e você dos produtos que ele oferece.  

Invista na gestão financeira

É comum que muitos pensem que o gerenciamento das finanças só tem relação com a parte de compra e venda. Porém, ele também tem uma ligação importante com a gestão de estoque na agricultura. 

O que acontece é que, no momento do planejamento, é preciso fazer uma antecipação de valores. Porém, sem uma gestão financeira eficiente, dificilmente os valores do que está no estoque acompanharão o que acontece no mercado. 

Utilizar o preço médio, por exemplo, pode funcionar em um primeiro momento, mas nem sempre ajuda a saber se o produto valorizou ou não. Isso pode ser crucial para determinar os próximos gastos. Sem uma boa administração das finanças e atenção ao mercado, o agricultor pode sair prejudicado.

Utilize a tecnologia para otimizar a gestão

De fato, com tantas possibilidades tecnológicas — como drones que podem monitorar a produção, máquinas que funcionam a distância etc. —, é muito complicado não utilizar essas facilidades para melhorar o desempenho do seu negócio. Inclusive, é até um fator anti-competitivo, ainda mais se tratando do agronegócio.

Há um mercado bem extenso de softwares que ajudam na gestão de uma maneira geral, mas também existem aqueles específicos para manter o controle das finanças e do estoque.

São programas capazes de acompanhar a entrada e a saída de produtos em tempo real, indicando o tipo, a quantidade, quando e para quem foram entregues — informações que facilitam o planejamento e o trabalho.

Inspecione o estoque periodicamente

Mesmo que você tenha a ajuda dos softwares, é importante manter um acompanhamento físico do estado do seu estoque. Nesse sentido, procure notar se o que está registrado bate com o que realmente tem, além de analisar quais são as condições do local.

Ele está conservado? Os produtos estão seguros contra a umidade e outros problemas? Faça esses questionamentos com frequência. Em relação ao vencimento dos materiais, eles serão repassados a tempo? Será preciso comprar mais? Com esse cuidado, será mais fácil se antecipar e manter o controle com responsabilidade.

Como uma gestão de estoque ineficaz pode impactar a sua produção?

Estar de olho apenas na parte produtiva da sua fazenda pode trazer resultados, mas indica que a sua propriedade não está sendo cuidada 100%. Afinal, como falamos, o estoque é uma parte importante e responsável por armazenar tanto a produção quanto a matéria-prima. 

Não estar atento ao que acontece nesse espaço é trabalhar para perder dinheiro. É bom lembrar que muitas situações podem ocorrer com um estoque malcuidado (vencimentos de produtos, perda por causa da temperatura ou do contato com a chuva, desvalorização do material etc.).

Uma gestão eficaz fará com que essas situações sejam impedidas, garantindo menos desperdício de insumos e do que é investido. 

Acompanhamos os principais cuidados para ter um gerenciamento de estoque de sucesso. Você viu como é importante utilizar as ferramentas tecnológicas para potencializar o trabalho e notou que ter uma gestão financeira faz toda a diferença na hora de cuidar do local de armazenamento de seus produtos. 

Vale lembrar que, se não houver uma boa administração dessa área da sua fazenda, será muito difícil garantir que outros setores se mantenham bem. Afinal, é nela que boa parte dos materiais e produtos ficam armazenados. 

Gostou do nosso texto sobre gestão de estoque na agricultura? Se você quer continuar aprendendo, acesse agora o nosso conteúdo que aborda a agricultura do futuro!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.