empréstimo rural

Empréstimo rural: saiba como investir com pouco dinheiro!

Por ser um dos maiores negócios da economia brasileira, a agropecuária cresce cada vez mais. Para ampliar esse crescimento, existe o empréstimo ou financiamento rural.

Ele é voltado para os agricultores e cooperativas, de forma a melhorar os processos realizados e ampliar a vantagem competitiva. O empréstimo rural também pode ser utilizado para custear a produção e a venda dos produtos.

Você é pequeno ou médio produtor rural, quer expandir seus negócios mas não tem muito dinheiro para investir? No texto abaixo, tiramos todas as suas dúvidas sobre empréstimo rural! Leia agora mesmo!

Como funciona o empréstimo rural?

O empréstimo rural é garantido pela Lei nº 4.595/1964, pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), cujos operadores são os bancos e cooperativas de crédito. O valor do empréstimo varia de acordo com a safra e suas projeções.

Para solicitar, o produtor rural deve apresentar um planejamento simplificado, um cronograma de datas e valores a serem pagos e cumprir as especificações do Zoneamento Agroecológico e Ecológico-Econômico (ZEE). Deve também mostrar a localização da cultura, a capacidade de pagamento e o fluxo de reembolso, para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Quais são os seus benefícios?

Em princípio, os benefícios do empréstimo rural são os investimentos nas atividades dos produtores, a compra de equipamentos e a expansão dos negócios. Além disso, as taxas de juros são mais baixas.

Outras vantagens são os prazos de pagamentos facilitados e os valores adequados a cada tipo de produção. Geralmente, o montante do empréstimo costuma atender bem aos pequenos e médios agricultores.

O guia completo sobre a agricultura familiar e seus desafios

Qual é a finalidade do empréstimo rural?

O empréstimo rural apresenta a possibilidade de financiar equipamentos e melhorias do agronegócio para quem não tem muitas condições financeiras para isso. Dessa forma, há um fortalecimento do setor, ampliando a economia do país e incentivando a produtividade.

Para posseiros e arrendatários, ajuda na obtenção da terra. Na agricultura familiar, amplia as culturas e a produtividade, bem como a venda e o armazenamento de produtos. Dessa forma, o crédito rural é de grande importância para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) de nosso país.

 Melhores prazos de pagamento

Os prazos de pagamento costumam variar, podendo ser investimento rural ou o próprio custeio. Tem também o Funcafé, para cafeicultores, e o Pronaf, com as suas variadas modalidades.

Os prazos podem variar de um a dois anos. No entanto, algumas instituições financeiras podem oferecer melhores opções para o produtor rural.

 Menores taxas de juros

As taxas de juros reduzidas servem para incentivar o empréstimo rural pelos pequenos e médios agricultores. Dessa forma, eles conseguem pagar o crédito rural sem prejuízos para eles ou para as financiadoras.

A agricultura familiar depende bastante do empréstimo rural para compra de equipamentos, armazenagem e vendas de produtos e expansões dos negócios. Desse modo, a agricultura brasileira, responsável pela maior parte da economia nacional, pode continuar a crescer.

 Valores mais adequados ao produtor

O montante disponibilizado ao pequeno e médio agricultor pode não ser muito, mas auxilia bastante para quem quer começar as suas atividades na agricultura. Geralmente, ele varia de acordo com o negócio e com o tamanho do produtor rural.

O valor adquirido no crédito rural permite ao agricultor diversificar as atividades, aumentar a produtividade, melhorar a renda e, consequentemente, a qualidade de vida dele e de sua família. Além disso, ele pode investir em maquinário e aumentar a sua equipe.

Ficou interessado? Então entre em contato conosco agora mesmo e solicite já o seu empréstimo rural!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.