empréstimo pessoal

Empréstimo pessoal: quais as vantagens e como contratar?

O empréstimo pessoal foi criado para as pessoas físicas. Devido a isso, tem uma particularidade: pode ser utilizado pelo indivíduo como ele bem entender, o que pode trazer diversos benefícios.

Para facilitar a vida de quem opta por esse tipo de empréstimo, os bancos e as financiadoras oferecem vantagens variadas. Veja no texto a seguir algumas delas, descubra como esse empréstimo facilita a vida das pessoas e entenda como contratá-lo!

Boa leitura!

Quais são as vantagens do empréstimo pessoal?

Os bancos geralmente já esperam alguns atrasos no pagamento do empréstimo pessoal. Afinal, fatores como desemprego e imprevistos são comuns na vida de todos. Abaixo, listamos algumas facilidades que podem fazer com que você opte por esse empréstimo, sem temer assumir dívidas que depois não conseguirá pagar. Acompanhe.

Variedade

Por ser o tipo de empréstimo mais comum, pode ser feito de duas formas: com e sem garantia. Com garantia, você deve deixar um bem próprio em alienação fiduciária. Ou seja, seu bem terá o nome da instituição de empréstimo, mas você poderá utilizá-lo normalmente.

O segundo tipo é o sem garantia. Nele, o banco não tem nenhuma certeza se o pagamento do empréstimo será feito e corre um alto risco de inadimplência. Portanto, eles costumam praticar outros tipos de juros e taxas, que devem ser observados antes de fechar negócio na instituição financeira que você escolheu.

Parcelamento

Por ser bastante utilizado pelas pessoas, as parcelas sempre são no mesmo valor e vencem em uma mesma data. Essa vantagem favorece o pagamento contínuo das prestações do empréstimo, que podem ser quitadas a longo, médio ou curto prazo.

Conveniência

O fato de existir um valor fixo das parcelas permite um maior planejamento do restante do dinheiro do mês. Separando o pagamento mensal do empréstimo, a pessoa consegue planejar melhor a quitação de outras despesas, como alimentação, luz, condomínio etc.

Juros

Geralmente, quem opta pelo crédito pessoal busca sair das taxas de juros do cheque especial ou do cartão de crédito. Por ser pessoal, muitas instituições financeiras e bancos oferecem taxa de juros personalizadas. Por isso, é fundamental sempre pesquisar qual a que melhor atende às suas necessidades

Como o empréstimo pessoal facilita a vida dos aposentados?

Apesar de oferecer uma certa liberdade, o empréstimo pessoal somente deve ser requisitado para cobrir despesas emergenciais. Assim, não é recomendado utilizá-lo para gastos supérfluos, e isso vale para todos. No caso de aposentados e pensionistas do INSS, as vantagens costumam ser maiores, e isso deve ser levado em consideração por quem se encaixa nesta categoria.

O pagamento das parcelas pode ser feito em débito automático, o que faz com que a pessoa, sendo aposentada ou não, corra menos riscos de se esquecer da obrigação e evite juros e multas, que podem aumentar o valor total da dívida. Além disso, algumas instituições financeiras têm convênio com a Previdência Social, o que facilita a liberação rápida de crédito para aposentados e pensionistas.

Como contratar?

Para solicitá-lo, é possível fazer antes uma simulação pelo site da empresa responsável pela contratação do empréstimo. Desse modo, você ficará sabendo previamente os valores, os números das parcelas e os prazos.

Feito isso, basta apresentar alguns documentos pessoais para concluir o contrato, como RG, CPF, comprovante de endereço dos últimos três meses e CLT com os dois últimos holerites. No caso de autônomos e empresários, é preciso apresentar os dois últimos meses de extratos movimentados.

Como você viu, o empréstimo pessoal costuma ser utilizado para quitar dívidas ou para cobrir despesas de última hora, por não precisar de comprovação de como o dinheiro será utilizado, sendo apenas necessário aprovar a sua renda. Dessa forma, o valor é liberado rapidamente, e você pode pagar o montante em até 180 meses, além de ter a possibilidade de estender as prestações.

Está precisando de um empréstimo pessoal? Entre em contato conosco e saia do sufoco agora mesmo!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.