empréstimo para aposentado

Como funciona o empréstimo para aposentado?

Você já ouviu falar do empréstimo para aposentado? Ele é um tipo de operação muito importante de ser conhecida, uma vez que é uma possibilidade que pode trazer melhores condições do que o crédito pessoal.

Mas por que isso acontece? Ele conta com garantia de pagamento por parte da instituição financeira ou do banco, fazendo com que taxas mais suaves sejam disponibilizadas. Porém, há muito mais a se saber sobre essa categoria de empréstimos do que isso.

Portanto, se você deseja conhecer mais profundamente o crédito consignado INSS, continue lendo este artigo!

Como funciona o empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS?

O crédito para aposentados funciona de forma simples, tanto para eles quanto para as instituições financeiras. Afinal, o valor emprestado é descontado diretamente do benefício do INSS recebido pelo requerente.

Assim, o banco ou instituição conta com garantia de pagamento. O aposentado, por sua vez, garante taxas mais baixas de juros e condições mais interessantes de pagamento.

Empréstimo consignado

De forma resumida, o empréstimo para aposentados nada mais é do que uma categoria de empréstimo consignado. Ele diz respeito a empréstimos que são descontados diretamente da folha de pagamento dos solicitantes, como no caso de servidores públicos municipais, estaduais ou federais, militares das Forças Armadas e pensionistas. É isso que faz com que melhores condições sejam disponibilizadas.

Valor do empréstimo

É importante ter em mente, contudo, que a idade do aposentado pode fazer com que o valor liberado seja mais baixo ou que o prazo de pagamento seja menor do que o esperado. Porém, uma vez que diversos fatores estarão envolvidos nessa decisão — como score e o valor solicitado — isso não pode ser levado como uma regra. Converse com a instituição em questão para garantir as melhores condições possíveis para si.

Qual é o prazo máximo para a parcela?

O prazo máximo para o empréstimo para aposentado é de, geralmente, 72 meses. Porém, existe chance de negociação em relação à instituição, que avaliará a idade do requerente e fará sua análise de crédito — que seria executada em qualquer outra categoria de solicitação de crédito. A análise leva em conta:

  • documentação, que tende a ser simples e solicitar apenas RG, CPF, comprovante de residência e de recebimento do benefício;
  • score ou pontuação de crédito;
  • condições da solicitação e muito mais.

Quais cuidados devem ser tomados ao fazer esse empréstimo?

Existem diversos cuidados que devem ser tomados na hora de pedir um empréstimo. Eles incluem desde fraudes até problemas com o orçamento, que podem fazer com que aqueles que solicitaram o valor a fim de quitar dívidas se afundem ainda mais nelas. Por isso, boas dicas serão dadas a seguir — e é interessante contar com elas.

Nos últimos anos, não foram incomuns as reclamações e denúncias em relação ao fornecimento de empréstimos fraudulentos e que prejudicaram os aposentados que buscam atingir metas por meio deles. Por isso, o governo decidiu tomar algumas medidas de segurança e precaução. Confira-as, a seguir, e saiba como se proteger de problemas.

Cuidado com fraudes

Em 2019, duas emendas foram inseridas na Medida Provisória (MP) 871. Ambas se tratam da promoção de segurança e bem-estar na solicitação de crédito. Enquanto a primeira impede que bancos e instituições ofereçam empréstimo para aposentados que saíram do setor privado há menos de seis meses, a segunda dá acesso a um canal online de reclamações e denúncias.

Ainda assim, é muito importante ficar atento a condições irreais de empréstimo. O crédito consignado voltado para aposentados tende, sim, a contar com melhores condições do que outros tipos de empréstimo, mas devem seguir um padrão de cobrança de taxas e prazos máximos. Não se deixe levar por facilidades demais.

Ambiente online

Uma das maiores facilidades relacionadas ao empréstimo para aposentados foi o fato de ser possível efetuá-lo por meio da internet. Contudo, esse também é o ambiente mais propício para as fraudes citadas. Caso não conheça a instituição em questão ou se houver poucas informações sobre ela online, evite a negociação e busque serviços confiáveis.

Orçamento apertado

Além das recomendações acima, se você está com o orçamento apertado, é importante se questionar se o desconto automático feito em seu benefício será, de fato, vantajoso. Afinal, o crédito para aposentados tem como função facilitar seu dia a dia — e não trazer ainda mais complicações. Sendo assim, coloque seus ganhos e gastos na ponta do lápis e busque fechar negócio apenas após se organizar.

Como solicitar o empréstimo para aposentado?

Com todos os cuidados acima em mente, chegou a hora de aproveitar as muitas vantagens do crédito para aposentados, que incluem boas condições e a chance de atingir objetivos e metas — como viagens ou bons momentos com a família. Portanto, vamos falar sobre como solicitar o empréstimo em questão:

  • primeiramente, é fundamental separar os documentos citados. Eles incluem um documento com foto, CPF e comprovantes de residência e do recebimento do benefício do INSS;
  • em seguida, é preciso contabilizar o valor que será solicitado. Faça isso, conforme indicado, colocando seus gastos e ganhos no papel;
  • busque, então, a instituição desejada para isso. Ela pode ser tanto online quanto presencial. É fundamental, apenas, garantir que ela seja segura;
  • finalmente, debata suas condições com a instituição e negocie. Assim, você será capaz de garantir as vantagens dessa modalidade de empréstimo sem angariar dívidas ou ter problemas.

O crédito consignado para aposentados é uma excelente forma de realizar sonhos e desenvolver metas. Afinal, o momento da aposentadoria é muito esperado e deve garantir o descanso e a alegria merecidas, depois de anos de dedicação a uma carreira ou atividade. Conte com as melhores condições possíveis para isso!

Se você gostou de saber mais sobre o empréstimo para aposentado, não deixe de entrar em contato com a VIACERTA e de falar com um de nossos atendentes sobre as possibilidades ideais para você!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.