educação financeira

Qual a importância da educação financeira para a sua vida?

Você já parou para pensar sobre a importância da educação financeira? Segundo dados do SPC Brasil, 45% dos brasileiros não conseguem controlar as próprias finanças. Esse número chega a ser alarmante, tendo em vista que, sem um controle eficiente dos seus recursos, dificilmente você conseguirá aumentar seu patrimônio e melhorar a sua qualidade de vida.

Como sabemos que viver endividado não é ― e nem nunca foi ― seu objetivo, separamos neste artigo algumas dicas para você se educar financeiramente e mudar seus hábitos de consumo. Além disso, explicaremos com mais detalhes por que isso é tão importante para a sua vida. Acompanhe!

Importância da educação financeira

A educação financeira pode ajudar você a mudar a sua história. Existem muitos casos de pessoas que transformaram a forma como lidavam com o dinheiro e conseguiram conquistar seus objetivos com mais rapidez. Veja o que você tem a ganhar com essa prática!

Proporciona controle das finanças

Você já recebeu seu salário e, quando menos percebeu, ele já havia sumido? E quando pensou sobre o que gastou, você não se lembrava por completo para onde o seu dinheiro foi direcionado? Pois bem, esses são sinais de que existe uma falta de controle nas suas finanças.

A partir do momento em que você se educar financeiramente, esse tipo de situação não vai mais acontecer. Isso porque todas as suas receitas e despesas serão anotadas e controladas rigorosamente para evitar a falta de recursos.

Melhora a qualidade do consumo

A educação financeira traz outro benefício que você perceberá com o tempo: a melhora na qualidade do consumo. O que queremos dizer com isso? Significa que você não gastará mais seu dinheiro com coisas supérfluas, ou seja, itens desnecessários.

Isso porque, a partir de agora, você se programará para realizar suas compras e somente comprará algo quando tiver a certeza de que poderá pagar. Além disso, a sua avaliação sobre a real necessidade de adquirir um produto será mais criteriosa.

Evita o endividamento 

O acúmulo de dívidas, muitas vezes, se dá pela ansiedade de adquirir determinados bens e, claro, também pela falta de controle sobre suas finanças. A educação financeira mudará essa realidade em sua vida.

Caso você tenha muitos débitos, o primeiro passo é procurar seu credor para tentar uma boa negociação. Lembre-se: dívidas não se pagam sozinhas. É preciso ter consciência de que quanto mais você demorar para quitá-las, maiores elas ficarão.

Após quitar suas dívidas, você terá mais atenção ao seu controle financeiro e evitará fazer outras.

Ajuda a desenvolver o hábito de economizar

Poupar é um hábito muito importe, mas que poucas pessoas têm. Para você ter uma base, de acordo com dados do SPC Brasil, 67% dos brasileiros não conseguem economizar dinheiro. Sabe por quê? Por pura falta de organização financeira.

Quando você se educa financeiramente e entende que não é indicado gastar todo seu salário em um mês, consegue diminuir seus gastos e economizar uma porcentagem da sua receita.

Esse dinheiro deve ser guardado e somente utilizado em casos de emergência, como a perda do emprego, problemas sérios de saúde etc. Do contrário, você sempre precisa se organizar para realizar outras aquisições.

Permite a realização de metas em um período menor

Quem não é educado financeiramente vive “andando em círculos” em sua vida financeira. Ou seja, é aquela pessoa que trabalha incansavelmente, faz horas e rendas extras, mas não consegue melhorar o seu padrão de vida.

Com a educação financeira, esse cenário muda. Isso porque você consegue determinar metas mais tangíveis e que vão ao encontro da sua realidade, possibilitando que elas sejam alcançadas com mais facilidade e, inclusive, em menor tempo.

Faz você utilizar seu dinheiro com mais consciência

A educação financeira permite que você tenha mais consciência sobre o uso dos seus recursos. Dessa forma, aqueles gastos por impulso são simplesmente eliminados do seu dia a dia.

Antes de realizar qualquer compra, você analisará a sua real situação financeira e se realmente precisa de determinado item. Como os seus hábitos de consumo serão mais saudáveis, logo, a consciência sobre para onde direcionar seus recursos será mais sensata, com o intuito de adquirir somente o que você pode pagar.

Dicas de educação financeira

Agora que você já entendeu por que a educação financeira é tão importante, é hora de saber como aplicá-la em sua vida. Confira essas dicas!

Utilize a internet ao seu favor

O primeiro passo para entender mais sobre educação financeira é aprender com quem realmente entende do assunto. A internet conta com vários profissionais do ramo que podem ajudar você nesse sentido.

Tome cuidado com aqueles “gurus” que afirmam que você pode mudar a sua realidade “da noite para o dia”. Educação financeira leva certo tempo para você se organizar e mudar seus hábitos. Sempre analise os comentários dos seguidores e veja como é a autoridade desse profissional no mercado.

Corte gastos supérfluos

Já falamos sobre gastos supérfluos aqui, mas não custa nada reforçar o tema, certo? Liste todas as suas despesas, desde aquele cafezinho até os gastos maiores, como dívidas de cartão de crédito.

Feito isso, elimine tudo aquilo que não fará falta no seu dia a dia. Isso pode ser um processo dolorido no começo, mas com o passar do tempo você não se arrependerá dos cortes feitos, pois esse dinheiro que vai sobrar poderá ser direcionado para outros objetivos mais importantes.

Seja disciplinado

A disciplina é fundamental para você ter uma boa educação financeira. Isso porque não é fácil abrir mão de algumas coisas, como sair com os amigos todo final de semana. Você precisa se manter focado nos seus objetivos financeiros. Somente assim, será possível conquistar os seus sonhos e melhorar a sua qualidade de vida.

Percebeu a importância da educação financeira? Quem deseja mudar a realidade de suas finanças precisa se esforçar para deixar os maus hábitos para trás e ter uma nova vida, disciplinada e com responsabilidades. Dessa forma, você conseguirá conquistar seus objetivos de forma mais simples e rápida.

Essas informações foram úteis para você? Então, ajude a disseminar a importância da educação financeira para outras pessoas e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.