documentos para empréstimo pessoal

Quais os documentos necessários para fazer um empréstimo pessoal?

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas buscam acesso a crédito. Seja para investir, organizar o orçamento familiar ou quitar dívidas, é muito importante conhecer os principais fatores envolvidos nessa solicitação e entender quais são os documentos para empréstimo pessoal.

Muitas pessoas não sabem, mas é preciso ser bastante pontual na apresentação de documentos e dados na hora de pedir um empréstimo. Além da documentação, outros fatores também são solicitados para que a empresa efetue a liberação do valor solicitado.

Se você deseja saber mais sobre os documentos para empréstimo pessoal e quais informações precisará compartilhar com a instituição em questão, continue lendo este artigo!

Quais são os documentos necessários para fazer um empréstimo pessoal?

Quem busca saber como conseguir empréstimo pessoal precisa entender, antes de qualquer coisa, que cada instituição financeira tem sua própria lista de requisitos ao fornecer crédito para seus requerentes. Isso significa, em suma, que a lista apresentada abaixo pode variar de acordo com cada empresa.

Contudo, é esperado que os seguintes documentos sejam solicitados:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de renda;
  • comprovante de residência.

Todas as variações desses tipos de documentação são, geralmente, aceitas pelas organizações. Ou seja, em vez do RG, você pode apresentar qualquer documento com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho. Carteiras dos órgãos CRM, OAB, entre outros, também tendem a ser aceitas.

Já em relação ao comprovante de renda, são aceitos contracheques, holerites, declarações de imposto de renda, extratos bancários e carteira de trabalho. Finalmente, em relação ao comprovante de residência, é possível apresentar contas de luz, telefone, água e faturas — entre outras opções —, desde que contenham o nome do solicitante e seu endereço no mesmo local.

Aprovação imediata

Conhecendo os principais documentos para empréstimo pessoal, há quem pense que basta levá-los até a instituição em questão e fechar negócio. A verdade é que a entrega dos documentos não é garantia de aprovação do crédito. Mais alguns fatores essenciais serão analisados pela empresa — sendo o score de crédito o maior deles.

Score de crédito

Você já ouviu falar em score de crédito? Se a resposta for negativa, não se preocupe! Vamos explicar um pouco mais sobre ele.

Também conhecido como pontuação de crédito, é um modelo estatístico promovido pelo Serasa Experian no Brasil. Ele é um número que vai de 0 a 1000, informando empresas e comércios de todos os tipos sobre o comportamento dos consumidores que desejam fazer negócios com eles.

Em suma, sua pontuação de crédito fala sobre a forma como você lida com suas finanças. Para garantir um score alto, é preciso pagar suas contas em dia, não ter nome sujo e se relacionar bem com o uso de seus cartões de crédito. Quem deseja otimizar ainda mais seu valor pode contar, também, com o Cadastro Positivo.

Na análise de crédito efetuada pelas instituições financeiras, o score é parte fundamental. Se ele é baixo, as chances de que o empréstimo pessoal seja negado ou que as taxas cobradas por ele sejam mais caras que o normal são altas. Por isso, busque melhorar sua pontuação antes de solicitar crédito.

Onde os documentos para empréstimo pessoal podem ser obtidos e qual é o prazo?

Sabendo que não é apenas a entrega dos documentos para empréstimo pessoal que garante o recebimento do crédito — embora eles não deixem de ser essenciais —, é hora de descobrir onde obter tal documentação e qual é o prazo para isso.

Em geral, as instituições financeiras solicitam a entrega dos documentos para que possam iniciar a análise de crédito. Porém, feito isso, não é necessário esperar muitos dias para receber um retorno. Se você não tem algum dos documentos solicitados, vá até o órgão municipal responsável de sua cidade e retire-os.

Enquanto RG e CPF podem ser emitidos em sedes da Polícia Civil de cada estado, em agências dos Correios, junto à Receita Federal ou na Secretaria de Segurança Pública, os comprovantes devem ser retirados nas empresas que os fornecem. O prazo para recebê-los depende de cada local, mas a espera tende a ser pouca — especialmente mediante solicitação online.

Qual é o valor desses documentos?

A retirada de comprovantes de residência e renda é gratuita, podendo ser feita online. Já o CPF e o RG, caso sejam segunda via e não tenham desaparecido em função de furtos ou roubos, tendem a ser cobrados. O valor do RG é, em média, 32 reais. Já o CPF custa 8 reais para retirada nos Correios.

O que fazer em caso de perda da documentação?

Qualquer perda de documentação deve ser imediatamente informada aos órgãos competentes da cidade. Enquanto roubos e furtos podem ser relatados à Polícia Militar assim que ocorrerem, gerando o Boletim de Ocorrência, perdas podem ser informadas à Polícia Civil, solicitando uma nova via. Já as segundas vias dos comprovantes de renda e residência podem ser obtidas online.

Contrato com a instituição

Após análise de crédito e apresentação dos documentos necessários para a realização de um empréstimo pessoal, será firmado acordo entre você e a instituição financeira em questão. Isso gerará um contrato de serviço que deverá ficar em posse sua e da empresa.

É fundamental ler esse contrato atentamente para compreender como o pagamento das parcelas será realizado, quais taxas incidirão sobre o valor total e qual é o prazo do empréstimo. Caso você perca esse documento, solicite uma nova via para a financiadora em questão. Assim, sempre poderá consultar seus direitos e deveres.

O empréstimo pessoal é o tipo de crédito que pede a menor quantidade de documentos possíveis para ser oferecido. Isso é uma vantagem, mas coloca uma grande responsabilidade no score — uma vez que ele delimitará as condições envolvidas no acordo feito entre você e a empresa. Porém, com as dicas certas, é possível melhorar seu score e negociar as melhores condições.

Se você gostou de conhecer os documentos para empréstimo pessoal que costumam ser solicitados, não deixe de passar essa informação para frente e de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

7 Comentários

    Avatar

    Preciso de um empréstimo pra limpar meu nome estou negativado

      Olá, Marcio! Que bom que você entrou em contato conosco! Por favor, nos chame no whatsapp número 55996178017 para que possamos conversar. Aguardamos o seu contato! 😀

    Avatar

    Gostaria de um emprestimo

      Olá, Lisiane! Como você está? Por favor, entre em contato conosco pelo whatsapp número 55996178017 para conversarmos sobre o crédito. Pode ser?

    Avatar

    Estou pensando se consigo fazer um empréstimo pessoal pois estou negativada e meu score está baixo

      Olá, Sandara! Temos linha de crédito para quem está com negativação também. Por favor, entre em contato conosco pelo whatsapp número 55996178017. Caso preferir, você também pode nos informar o seu número que chamaremos você! Vamos aguardar, ok?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.