divida cartao de credito

Está com dívida no cartão de crédito? Descubra como resolvê-la definitivamente

Vamos ser sinceros: as dívidas no cartão de crédito são um dos maiores problemas para quem está tentando ter uma vida financeira controlada. São, inclusive, um dos principais motivos para a inadimplência de milhares de brasileiros. 

Segundo a pesquisa do PEIC Nacional, a inadimplência atinge cerca de 66% das famílias brasileiras, com o cartão de crédito sendo o grande vilão. Em vista disso, fica claro como ter o seu controle é a chave para evitar prejuízos com as finanças. 

Pensando nisso, neste texto, separamos algumas das principais dicas para que você possa resolver as suas dívidas no cartão de crédito. Confira!

Como acabar com as dívidas no cartão de crédito?

É evidente que o cartão de crédito é uma ferramenta financeira que traz algumas vantagens. Não só é possível levá-lo para qualquer lugar, como ele é bastante prático, oferecendo crédito mesmo se você não tem o valor para a compra naquele momento. Entretanto, é justamente nessa “facilidade” que muitos se perdem, utilizando um benefício temporário de forma descontrolada. 

Neste tópico, vamos entender como é possível evitar entrar nessa armadilha. Continue!

Levante o valor atualizado da dívida

Primeiro passo é ter conhecimento sobre o quanto de prejuízo você está metido. Entendemos que é comum não querer olhar para essas questões, visto que a tendência é que o débito seja maior do que nos lembramos. Porém, fugir de um problema não quer dizer que ele não esteja lá e, no caso de dívidas do cartão de crédito, ainda contamos com os juros e as taxas

Sendo assim, para começar a se livrar de suas dívidas, você deverá fazer um balanço desses débitos. Anote seus valores atualizados, calcule os juros, as datas e, se possível, faça algumas projeções sobre o quanto eles valerão de acordo com o tempo para quitar. Isso ajudará você a ter melhores recursos para a negociação. 

Faça um raio-X da sua vida financeira

Agora que você já conhece as suas dívidas e sabe qual é o valor atualizado de cada uma, queremos que dê um passo para trás. É hora de olhar para a sua vida financeira como um todo, incluindo o quanto você ganha. 

Essa é uma dica bastante repetida em diversos textos sobre finanças, pois, geralmente, quem está com problemas com seus gastos tem uma certa dificuldade em saber sobre os seus limites. 

A verdade é que não há melhor forma de conhecê-los que olhar para a sua vida financeira de forma ampla. Aqui, queremos que não se concentre apenas nos seus gastos, avalie também as fontes de renda e anote essas informações, pois elas serão fundamentais para o nosso próximo tópico. 

Entenda o quanto você tem para pagar

Bem, se acompanhou os passos um e dois, notou que eles estão mais relacionados a entender como está a sua vida financeira. Em um primeiro momento, compreender quais são os valores de suas dívidas ajudará a saber quanto falta para se livrar de vez desses débitos e conhecer seu rendimento e outros gastos, proporcionará uma ideia de quanto poderá desembolsar. 

Achamos que é importante que você saiba que, muitas vezes, os valores estão bem desequilibrados. É bem provável que tenha até que buscar outras formas de crédito para conseguir quitar as suas dívidas. Aliás, essa é uma estratégia muito comum — às vezes, substituir uma série de débitos por um só, nesse caso, fazer um empréstimo para pagar as dívidas, é a melhor alternativa. 

Corte gastos

Na busca por conseguir mais renda para quitar as dívidas no cartão, você se deparará com um processo que vai além desse objetivo. Alguns hábitos terão que ser reavaliados e um deles é em relação aos seus gastos. 

Especificamente, os supérfluos, terão que ser reavaliados por você, principalmente para que seja mais fácil cortá-los. A ideia é tentar economizar o máximo de renda para que possa quitar suas dívidas o mais rápido possível. 

Evite comprar parcelado 

Como salientamos no tópico anterior, alguns comportamentos deverão ser reavaliados e um bastante comum é o de fazer compras parceladas. Entendemos que há uma facilidade em realizar esse tipo de transação, até porque, para produtos ou serviços extremamente caros, essa é uma ideia bem-vinda. 

No entanto, esse pensamento também pode levar ao descontrole e ao acúmulo de débitos que podem ser um caminho sem volta. O que sugerimos é que tente ao máximo comprar a vista, em caso de produtos caros, o consumidor deve determinar uma data para comprar e juntar o dinheiro até lá.

Negocie com o credor

Por fim, essa será uma iniciativa importante para resolver a sua situação. A negociação com o credor é uma das últimas etapas para se livrar das suas dívidas. Existem duas coisas que você deve atentar aqui: o credor é também a parte mais interessada na quitação do débito e, na hora de negociar, vale o que é melhor para o seu bolso. 

A negociação ou renegociação da dívida é um processo que consiste em propostas e contrapropostas, como será você que entrará em contato, destacamos a importância de ter uma ideia do que pretende com essa tentativa. Quais são as melhores alternativas de vencimentos? Há possibilidades de descontos se conseguir pagar à vista?

Essas são perguntas que devem estar bem-definidas quando for conversar com o credor.  

Por que contratar a VIACERTA Financeira para te ajudar?

Ao longo deste texto sobre dívidas no cartão de crédito, falamos sobre algumas estratégias para se livrar desse grande problema financeiro. Realmente, é uma questão bastante complicada já que envolve uma boa avaliação do comportamento e da vida financeira do consumidor. 

Entretanto, uma das maneiras de conseguir sair desse tipo de dívida consiste em procurar as melhores oportunidades para o seu bolso. Muitas vezes, obter crédito para se livrar de várias dívidas é a melhor solução. 

Nesse ponto, queremos apresentar a VIACERTA Financiadora, com mais de 50 anos ajudando o consumidor a conquistar os seus sonhos. Temos diferentes soluções para cada objetivo, oferecendo crédito com garantia de veículo ou imóvel, consignado, empréstimo pessoal e muitos outros. 

Venha conhecer mais sobre os nossos serviços e se livre de suas dívidas no cartão de crédito!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.