dinheiro extra para aposentados

Dinheiro extra para aposentados: como obter sem complicações?

Há quem pense que, depois da aposentadoria, a vida financeira passa a ser muito tranquila e sem complicações. Só que, na prática, a realidade nem sempre é assim, principalmente se não existe um controle financeiro eficiente que ajude a equilibrar as finanças. Existem outros casos em que, mesmo aposentada, a pessoa deseja ter uma melhor qualidade de vida. Nessas duas situações é preciso encontrar meios para conseguir um dinheiro extra para aposentados.

O problema é que muitas pessoas não sabem o que fazer para conseguir esses recursos e, com isso, acabam procrastinando uma ação importante. Em consequência, correm o risco de ficar com o “nome sujo” e com dificuldades para conseguir crédito.

Neste artigo, vamos ajudar você a obter um dinheiro extra para aposentados de maneira simples e sem complicações. Continue a leitura e confira!

Quais são as opções de dinheiro extra para aposentados?

Quem é aposentado pode, sim, adquirir uma renda extra, seja para se livrar das dívidas, seja para melhorar a qualidade de vida da sua família. O importante nesse momento é entender até onde você está disposto a ir para conquistar esse objetivo. Veja algumas possibilidades de renda extra que você pode inserir na sua rotina:

  • dar aulas particulares: se você tem conhecimento em alguma área, como inglês, música, artesanato, matemática etc., é interessante considerar dar aulas particulares para crianças, jovens e até mesmo adultos. Com algumas horas-aulas semanais, você consegue juntar um bom dinheiro para conquistar seus objetivos;
  • dar consultorias e palestras: essa é uma opção muito interessante, a qual pode ser aplicada tanto de maneira presencial quanto on-line. Se você trabalhou anos com contabilidade, por exemplo, pode ajudar outras empresas a organizarem a sua gestão contábil e a pagarem menos impostos sem burlar a lei;
  • utilizar aplicativos de motoristas particulares: você já deve ter usado ou pelo menos ouvido falar do 99 táxi, Uber ou Cabify, certo? Além de conseguir um dinheiro extra, você também é livre para definir os dias e horários de trabalho;
  • solicitar empréstimos: essa opção é mais indicada para quem precisa de dinheiro rápido, mas não tem a necessidade de ter uma recorrência todos os meses. Esses recursos podem ser utilizados para diversos objetivos e são bem acessíveis aos aposentados.

Qual linha de crédito compensa mais?

As linhas de crédito são opções interessantes para quem deseja ter acesso a recursos financeiros de maneira fácil e ágil. A seguir, apresentamos as duas alternativas mais comuns indicadas para aposentados. Veja como cada uma funciona!

Crédito pessoal

O crédito pessoal, ou empréstimo pessoal, pode ser concedido tanto por instituições bancárias quanto financeiras. Os prazos, as taxas de juros e as documentações exigidas variam de acordo com a entidade credora. Portanto, ao optar pela instituição de sua preferência, avalie as condições oferecidas por ela.

Esse tipo de linha de crédito é mais indicado para quem deseja realizar viagens, reformas, comprar um imóvel etc. No entanto, a liberação dos recursos costuma ser mais demorada, tendo em vista que será necessário realizar uma análise detalhada para assegurar que o crédito disponibilizado não afetará o orçamento do cliente.

Nesse caso, pode ser que os recursos não sejam liberados caso você esteja negativado, pois as instituições financeiras entenderão que há um risco maior de inadimplência. 

O limite do valor a ser liberado é calculado sobre a renda bruta do aposentado. Assim, as entidades consideram todas as movimentações financeiras realizadas.

Crédito consignado

O crédito consignado apresenta algumas características interessantes para os aposentados. A primeira delas está relacionada aos juros dessa linha de crédito, que costumam ser bem menores quando comparados aos do crédito pessoal. Eles giram em torno de 2,5% a 2,8% ao mês.

Além disso, as parcelas são debitadas automaticamente do salário do aposentado, oferecendo mais tranquilidade a quem vai pagar pelo crédito e, claro, à entidade credora, que terá garantia do pagamento das parcelas. 

Em relação ao limite do valor a ser liberado, o preço das parcelas não pode ultrapassar o percentual de 35% do salário do aposentado. Assim, caso você já tenha solicitado outro crédito consignado anteriormente e ainda não o tenha quitado, possivelmente o valor liberado será inferior ao primeiro, mas isso varia de acordo com cada instituição bancária ou financiadora.

Vale destacar que essa opção de linha de crédito é disponibilizada apenas para aposentados, funcionários públicos, pensionistas e funcionários de empresas conveniadas.

Como escolher a melhor opção de linha de crédito?

Agora que você já conhece as principais linhas de crédito para conseguir dinheiro extra para aposentados, é importante também entender o que é preciso considerar para não adquirir um débito que comprometa o seu orçamento.

O primeiro passo é avaliar as taxas de juros e as condições de pagamento. Opte pela linha de crédito que ofereça mais vantagens a você. Verifique a possibilidade de desconto nos juros caso haja o adiantamento das parcelas.

Além disso, é importante avaliar a sua vida financeira antes de assinar o contrato com a entidade credora. Embora você precise do dinheiro, é necessário avaliar se o valor das parcelas não se tornará um “peso” financeiro com o passar do tempo. Em todo caso, organize as suas finanças antes de adquirir a linha de crédito.

Por fim, você precisa avaliar a credibilidade da instituição bancária ou financiadora que liberará o montante. Isso porque será necessário repassar seus dados pessoais para a análise de crédito e, por isso, é fundamental contar com profissionais sérios para ajudar você nesse momento. 

Percebeu como conseguir dinheiro extra para aposentados é mais fácil do que se imagina? As entidades credoras estão cada vez mais dispostas a ajudar seus clientes a superarem momentos difíceis e também a conquistarem seus objetivos. Os investimentos para aposentados também são opções interessantes para conseguir mais recursos, mas isso só é possível em longo prazo. Portanto, se você está em dúvida sobre quando fazer um empréstimo, saiba que essa opção é viável quando você precisa de dinheiro rápido.

Precisa de uma linha de crédito para conquistar seus objetivos? Então, entre em contato com a VIACERTA Financiadora e saiba como podemos ajudar você!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.