diferença entre crédito consignado e pessoal

Qual a diferença entre crédito consignado e pessoal? Veja aqui!

A diferença entre crédito pessoal e consignado é constantemente questionada e muitas pessoas não compreendem qual deles escolher na hora de buscar ajuda. Se você também tem essa dúvida, esse material vai ajudar com isso.

Existem muitas opções de empréstimos disponíveis no mercado, de nomenclaturas e jeitos diferentes, como: cheque especial, antecipação de 13º, saque do saldo de cartão de crédito, entre outros. Alguns com mais, outros com menos vantagens, assim como o empréstimo pessoal e o consignado.

Continue a leitura para entender mais sobre esses dois crediários e saiba qual opção escolher no momento que precisar. Confira!

O que é crédito pessoal e consignado?

O crédito pessoal, como já mencionamos aqui no blog, é um valor liberado para pessoas físicas, sem a necessidade de passar pelo seu vínculo empregatício. Ou seja, você até precisa ter um emprego ou comprovação de renda, mas, para a aprovação, isso não é o fator principal, já que o valor não passa pela aprovação da empresa. Já no consignado é diferente.

O termo consignado significa garantia. Para o empréstimo, é a certeza de que a financeira vai receber por aquela quantia. Dessa forma, o financiamento tem algum tipo de segurança, que equivale ao desconto em folha de pagamento, seja no INSS para aposentados, seja no contracheque para quem trabalha formalmente.

Quais as diferenças?

Como você conseguiu compreender, a primeira diferença entre crédito pessoal e consignado está na forma em que se retira e paga sobre a quantia. Mas além dela, existem outras que deve considerar antes de solicitar. Conheça:

Juros

O primeiro ponto a respeito das diferenças de empréstimo é referente aos juros. No consignado, eles costumam ser entre 2,5% e 2,8% ao mês, enquanto no pessoal, tem uma média um pouco superior a isso, podendo variar de acordo com a financeira.

Sendo assim, o dinheiro retirado e o que vai pagar no total passam a ser bem diferentes. Porém, outras questões entram em jogo e essa deve ser uma escolha pessoal, considerando a realidade de cada um.

Forma de pagamento

As formas de pagamento para os dois tipos de financiamentos também apresentam diferenças relevantes para a decisão de contratar um crédito.

Por exemplo, no pessoal, você faz a solicitação com a financeira e as condições de pagamento são combinadas entre o que é liberado por eles, podendo ser mais de uma opção que se encaixe com a sua realidade.

Já no crédito consignado, o pagamento fica por conta de desconto direto em contracheque. Sendo assim, todo o mês o montante já sai da sua folha de pagamento e você não tem a preocupação de ter que ir até o banco ou comprometer o limite do cartão de crédito, por exemplo.

Vale ressaltar que, caso a pessoa seja demitida enquanto ainda está com o crédito consignado, cerca de 30% do valor da rescisão são destinados à financeira, a fim de abater as parcelas. Depois disso, é preciso entrar em contato com eles e verificar como fica o pagamento das demais mensalidades.

Limite de valor

Outra diferença entre crédito pessoal e consignado é referente ao limite de valor do financiamento. No crediário pessoal, ele é calculado sobre a renda bruta que foi comprovada, e levando em consideração as movimentações que a pessoa faz. Já no consignado, o preço das parcelas não pode ultrapassar 35% do salário.

Essa comparação é bem importante de compreender, pois, assim, você pode fazer o cálculo antes de optar, encaixando a parcela, os juros, o prazo e o limite de valor no seu orçamento.

As diferenças entre crédito pessoal e crédito consignado são importantes para que você esteja ciente antes de contratar, podendo escolher uma boa opção. Considere a adequação à sua realidade de trabalho atual, às contas e dívidas, à finalidade do empréstimo e demais questões familiares.

Se está precisando decidir e conhecer mais sobre as formas de crediário, entre em contato conosco! Tem um especialista esperando para ajudar!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.