descontrole financeiro

O que pode gerar descontrole financeiro? Saiba como evitá-lo!

Manter as contas em dia, sem endividamentos ou preocupações com as finanças, nem sempre é fácil. No Brasil, por exemplo, a inadimplência chegou a bater recorde em 2019. Um dos principais motivos que explicam esse alto índice de endividamento é o descontrole financeiro. Trata-se de um problema sério que pode desencadear vários aborrecimentos em longo prazo, embora comece, muitas vezes, de forma sutil.

Sabemos a importância que o equilíbrio nas finanças tem para a sua vida. Por isso, preparamos um texto com o objetivo de explicar o que é o descontrole econômico, os motivos que podem gerá-lo e, caso você esteja passando por essa situação incômoda, quais atitudes e hábitos podem ser tomados para solucionar esse problema.

Acompanhe e entenda como evitar situações difíceis.

O que é descontrole financeiro?

Muitas vezes, um problema financeiro pode ocorrer por questões imprevisíveis: um defeito no carro, algum acidente doméstico ou até uma doença que aparece de repente e precisa de um tratamento custoso.

Contudo, essas situações incontroláveis são exceção. A maior parte dos desequilíbrios nas contas acontece em decorrência de atitudes e comportamentos que poderiam ser diferentes, evitando o problema.

Quando uma pessoa não consegue organizar suas contas e passa a gastar mais do que consegue pagar, contraindo dívidas cada vez maiores, é bem provável que esteja passando por um descontrole financeiro. Essa desorganização com as próprias contas pode acontecer de diversas formas e tende a começar de modo sutil. Por isso, para evitar que o descontrole aconteça, é importante ter atenção aos detalhes e pequenos sinais.

Quais são os sinais de desequilíbrio?

Como os desajustes nas finanças podem acontecer pouco a pouco, é possível que você perceba o tamanho do problema muito tempo depois que ele começou, quando já está grande. Isso dificulta ainda mais a resolução, portante, procure conhecer os principais erros financeiros que as pessoas cometem.

Listamos alguns deles a seguir.

Pagar contas com atraso

Perder o prazo das contas é um dos erros mais comuns que podem gerar descontrole. Nem sempre esse atraso acontece por falta de dinheiro, mas por ausência de organização, quando a pessoa esquece a data do pagamento. Esse pequeno deslize pode fazer surgir um problema bem grande, principalmente por conta dos juros que serão incididos sobre aquela dívida.

Por isso, é importante saber quais são as suas contas a pagar e quando elas devem ser quitadas. Você pode fazer isso anotando em um papel, deixando em um lugar que seja fácil de visualizar (a porta da geladeira é um clássico) ou até programar a agenda de seu celular para avisar sobre as datas de vencimento. Quanto mais tempo você leva para pagar uma conta atrasada, mais cara ela fica.

Gastar todo o seu salário

Pode até parecer que não é um problema financeiro, já que ele não causa, necessariamente, dívidas. No entanto, quando você gasta todo o seu salário com frequência, esse é um sinal evidente de descontrole das finanças, muitas vezes fruto de um imediatismo ou até de compulsão por compras.

Nesse sentido, é importante sempre procurar fazer reservas, seja para emergências, seja para investimentos futuros. Quando você gasta tudo aquilo que tem, qualquer imprevisto pode gerar sérios problemas financeiros.

Gastar mais do que ganha

Esse é um problema muito comum. Por conta das possibilidades do cartão de crédito, muitas pessoas realizam compras que não conseguem pagar. O pior de tudo é que, na maioria das vezes, esses gastos são feitos sem necessidade, apenas para ostentar bens e serviços com a intenção de mostrar para outras pessoas um falso poder de consumo. Por isso, é fundamental ser realista e honesto com a sua condição de vida.

Parcelar a fatura do cartão

Se você não está conseguindo pagar à vista a fatura de seu cartão de crédito, pode ter certeza de que suas contas estão descontroladas. O parcelamento da fatura só deve ser utilizado em casos de extrema emergência, visto que os juros rotativos do cartão de crédito são os mais caros do mercado.

Aquela quantia que antes cabia em seu bolso pode se transformar em uma bola de neve gigantesca se for acumulada. Portanto, se você está parcelando a fatura de seu cartão, isso é um mau sinal.

Como evitar e acabar com o desequilíbrio nas contas?

Caso você tenha se identificado com os sinais apresentados, não se desespere. O primeiro passo para resolver seus problemas econômicos é reconhecer que eles existem. O segundo é se organizar para resolvê-los.

Para isso, antes de mais nada, é necessário acabar com o endividamento. Recomendamos que você siga algumas dicas para pagar os valores devidos, como cortar os gastos desnecessários, buscar maneiras de economizar com as contas de casa e priorizar aquelas dívidas que têm juros maiores.

Além de pagar aquilo que deve, é fundamental organizar suas economias. Procure colocar todas as informações necessárias em um caderno ou planilha. Anote quanto ganha, quanto gasta e quais são as despesas previstas.

Faça esse controle pelo menos uma vez por mês, anotando também as datas de vencimento. Dessa forma, você saberá com precisão qual é a sua situação econômica — algo essencial para que o endividamento nunca mais apareça.

Por último, é válido lembrar que a saúde econômica geralmente envolve mais pessoas e que saber lidar com as finanças é uma questão de educação. Quanto antes for dada atenção às finanças, maiores serão as possibilidades de evitar problemas nesse setor. Por isso, é sempre bom pensar em desenvolver uma educação financeira para você e a sua família, tanto para pessoas adultas quanto para crianças.

Lidar com o descontrole financeiro exige disciplina, atenção e reconhecimento da sua situação econômica. Embora o desequilíbrio seja um problema sério, não é algo impossível de ser resolvido. Com uma boa organização de suas finanças e algumas mudanças de hábitos, como as que listamos, é possível alcançar a saúde de suas contas e a prosperidade econômica.

Gostou das informações e quer saber mais sobre saúde financeira, buscando as melhores maneiras para alcançar a prosperidade que você procura? Então, entre em contato conosco!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.