cursos gratuitos online

5 cursos online gratuitos para quem deseja empreender

Neste momento delicado, em que a maioria se vê obrigada a ficar em casa, é necessário pensar em formas de cuidar da saúde mental e aproveitar melhor o tempo. Transformar o período de isolamento social em uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos e, quem sabe, aprender algo, é um bom começo. 

Principalmente para quem é empreendedor, a internet passa a ser uma aliada na busca por diversos cursos gratuitos online. Esse é um grande passo para se profissionalizar e conhecer novas técnicas de vendas, além de aprender a apresentar seus produtos e serviços.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas alternativas 100% gratuitas e que são ideais para quem quer empreender e melhorar os seus negócios. Vamos lá?

1. Gestão Financeira — Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma instituição privada que, há muitos anos, oferece diferentes ferramentas para que pequenos e médios empreendedores atinjam o sucesso profissional. As opções vão desde cursos até orientações especiais sobre vendas e outros processos que estão diretamente ligados à gestão de finanças.

Nesse sentido, o curso de Gestão Financeira, oferecido gratuitamente pela instituição, é essencial para quem quer entender mais sobre os processos de planejamento. É um ensino que vai possibilitar melhores conhecimentos em análise e controle das finanças. 

Com 3 horas de duração e 15 dias para a sua conclusão, o curso é dividido em quatro módulos: 

  • importância da gestão financeira; 
  • fluxo de caixa; 
  • controle de giro de caixa; 
  • análise de estoques.

2. Balanced Scorecard — FGV Online

Desenvolvida na Harvard Business School por Robert Kaplan e David Norton, BSC (ou Balanced Scorecard) é uma metodologia para a medição e administração de desempenho.

Quando trazemos essa técnica para o mundo empresarial, o objetivo é que a gestão seja capaz de tomar melhores decisões. Dessa forma, poderá aumentar a produtividade e oferecer produtos ou serviços com mais qualidade.

Saiba que existem dois tipos de cursos de Balanced Scorecard oferecidos pela FGV. Ambos são online, porém, apenas um é gratuito: o de introdução ao BSC, disponível na página de cursos livres da instituição.

Voltado para a criação e execução dessa metodologia, tem 5 horas de duração e fornece conhecimentos relacionados ao plano estratégico, ampla visão sobre BSC e as formas de implementar um plano estratégico.

3. Empresa Certa para os Clientes Certos — Endeavor

O objetivo é fornecer um panorama sobre o mundo empresarial. Ao fazer esse curso, o empreendedor terá amplos conhecimentos para analisar e identificar as verdadeiras necessidades de seus clientes.

O foco é, principalmente, ensinar o empresário a entender as preferências dos consumidores e o que fazer com esse feedback. Também são passadas orientações sobre a forma de utilizar esses dados para aprimorar seus produtos e serviços, além de aplicar técnicas de marketing e modelos de negócio.

O curso Empresa Certa para os Clientes Certos é dividido em 8 módulos:

  • o que nós sabemos hoje, Modelos de Negócios e Desenvolvimento de Clientes;
  • proposta de valor;
  • segmentos de cliente;
  • canais de distribuição;
  • relacionamento com clientes;
  • modelos de receita;
  • parceiros;
  • recursos, atividades e custos.

Com 6 horas de duração, é ministrado por Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício e coautor da obra Startup — Manual do Empreendedor.

4. Inbound Marketing — Rock Content

A internet é um meio não só para buscar aquilo que precisamos, mas uma forma muito útil para ter visibilidade. No entanto, para que isso seja possível, é fundamental conhecer as estratégias certas. Afinal, por mais que o princípio básico de oferta e demanda ainda não tenha mudado, existem diferenças consideráveis entre o online e o offline na hora da disseminação.

Nesse contexto, entender as principais técnicas de divulgação digital é muito importante para obter sucesso. A Rock Content é uma empresa de marketing focada principalmente na estratégia online, que já tem um nome consolidado no mercado.

A companhia oferece, além de serviços, uma série de cursos. Para empreendedores, destacamos o de Inbound Marketing, que tem 5 horas de duração e procura ensinar os fundamentos da estratégia de marketing digital. Após a realização, o usuário deve fazer uma prova com 60 questões de múltipla escolha e acertar 70% delas para conseguir o certificado.

5. Vendas Diretas — Prime Cursos

Saber como vender um produto e um serviço é importante para quem tem um negócio. Aprender as técnicas relacionadas a divulgar aquilo que é produzido, bem como as formas de fazer sua entrega, é fundamental para ter mais sucesso.

Nesse sentido, buscar especializações que aprimorem a capacidade de comercialização é a melhor estratégia. Opções como o Vendas Diretas, da Prime Cursos, podem ser uma boa oportunidade para o aperfeiçoamento. Saiba que o processo de venda direta é um método de comercialização que se baseia no contato direto, sem a necessidade de um estabelecimento entre quem vende e quem compra.

Existem muitas formas de aplicar esse método, tanto pessoalmente quanto por meio de catálogos, e todas representam uma ótima maneira de distribuição e efetivação. O modelo oferecido pela Prime Cursos tem 40 horas de duração e oferece os seguintes conhecimentos:

  • como definir os seus objetivos para as vendas;
  • como ter melhores relacionamentos comerciais;
  • como executar uma venda;
  • como ter a atenção do cliente;
  • qual é a melhor maneira de mostrar o produto e efetivar a venda.

Ao longo deste texto, você acompanhou alguns cursos gratuitos que são ideais para quem é empreendedor e pretende aprimorar conhecimentos. Procuramos separar oportunidades que realmente podem ajudar o seu negócio, com ensinamentos que vão desde educação financeira até maneiras de divulgar o seu trabalho. 

Destacamos o quanto é importante tirar um tempo para investir em conhecimento, independentemente da empreitada. Quanto mais você souber, mais segurança terá para tomar decisões acertadas sobre a sua empresa.

Vale lembrar que todas as opções que apresentamos disponibilizam certificado e não necessitam de nenhum centavo. Então, aproveite o período da quarentena para aumentar os seus conhecimentos fazendo alguns dos cursos gratuitos online!

Gostou do nosso texto? Que tal investir um pouco mais no seu aperfeiçoamento? Acesse agora o nosso post sobre livros de educação financeira!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.