cuidados ao solicitar empréstimo

Quais cuidados ao solicitar empréstimo você precisa ter? Entenda

Está precisando de dinheiro para fechar as contas no fim do mês? Então, você precisa conhecer alguns cuidados ao solicitar empréstimo, se esse for o seu interesse. Afinal, os juros da economia brasileira estão atrativos para isso.

No entanto, saiba que os créditos, geralmente, ocorrem em situações de falta de dinheiro ou para investir em algo. Logo, é necessário avaliar todas as possibilidades antes de contrair mais essa dívida.

Para ajudar você, mostraremos qual é o melhor momento e a modalidade de empréstimo mais adequada. Acompanhe!

Como funcionam os empréstimos?

Antes de sair pelas instituições financeiras pesquisando sobre o assunto, é preciso conhecer os tipos de créditos que existem no mercado para saber qual se encaixa no seu orçamento. Confira!

Cheque especial e cartão de crédito

Muitas pessoas se esquecem ou nem sabem que o cartão de crédito e o cheque especial são modalidades de empréstimos. A vantagem de ambos é que o limite já está pré-aprovado para que você possa usar quando necessário.

Contudo, essa comodidade custa caro, pois os juros são os mais altos do mercado. Logo, o cartão deve ser pago na data da fatura para evitar parcelamentos. Se você optar pelo cheque especial, é preciso cobri-lo o mais rápido possível.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal tem juros menores que os dois anteriores, embora esses valores também sejam elevados. Assim, quando você solicita ele no banco, é feita uma análise de crédito para verificar seu histórico de pagamentos e se o nome não consta no SPC ou Serasa.

Dando tudo certo, você assinará o contrato e o dinheiro será liberado na sua conta em até 24 horas. Aliás, os valores deverão ser pagos parceladamente, dentro do prazo combinado.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado apresenta juros mais atrativos, já que o pagamento é descontado diretamente na folha de pagamento, na aposentadoria ou pensão do solicitante. Dessa forma, os riscos de inadimplência são menores para as instituições financeiras. Todavia, o valor é limitado a 30% do salário que a pessoa recebe.

Empréstimo com garantia

Nessa modalidade, o solicitante oferece um bem para dar garantia de que cobrirá o valor emprestado. Com isso, conseguirá juros menores e melhores prazos. Afinal, se não pagar o débito, a instituição tomara para si o carro, imóvel ou as joias para arcar com a dívida. Esses itens devem estar no nome de quem pediu.

Financiamentos

Parecido com o empréstimo, o financiamento deve ser empregado conforme definido no contrato. Ou seja, quem faz financiamento para veículos ou imóveis deve usar o dinheiro para a compra desses bens. Como são caros, geralmente, os bancos e financeiras viabilizam essas quantias.

Como saber se é o momento certo de solicitar um empréstimo?

Primeiramente, quem está com dívidas precisa fazer um levantamento delas para conhecer a própria situação e saber quando fazer um empréstimo. Também avalie se não há outra maneira de solucionar o problema, quem sabe, fazendo uma renda-extra, por exemplo.

Caso não encontre outra alternativa, a partir disso, saberá o valor real que precisará pegar emprestado e qual condição terá para quitar as parcelas. Assim, procure avaliar quais das modalidades citadas estará mais adequada à sua situação.

Se a pessoa for um funcionário público, poderá solicitar o empréstimo consignado, que tem juros baixos e vem descontado em sua folha de pagamento. Isso agilizará a aprovação e evitará que fique pagando boletos ou fazendo depósitos todos os meses.

No entanto, se precisar de um valor mais alto que aquele permitido no consignado, pode usar seu carro (se tiver) em um empréstimo com garantia. Percebeu que é preciso analisar mais do que a dívida?

Verifique, portanto, quais condições tem para pagar menos juros e taxas. Lembre-se de adotar cuidados para não acumular mais contas, além das que já existem.

Quais critérios usar para escolher o empréstimo ideal?

Antes de contrair um empréstimo, considere fatores como juros, condições de pagamento, fraudes, atendimento etc. Veja como agir nesse momento.

Pondere as condições do empréstimo

Quando for contratar um empréstimo, avalie os valores, prazos de pagamento e o Custo Efetivo Total da operação. Impostos, taxas, seguro e abertura de cadastro são alguns exemplos de números que variam entre bancos e financeiras. Coloque tudo na “ponta do lápis” para descobrir o que é mais conveniente.

Pesquise todos os tipos de ofertas no mercado e compare os empréstimos. Converse com o gerente para ver se há opções melhores. Inclusive, faça simulações pela internet e analise as propostas das financeiras online. Afinal, há inúmeras ferramentas virtuais que ajudam o consumidor nesse momento, mostrando as melhores alternativas com condições mais baratas.

Examine a reputação das empresas

Também verifique a reputação das financeiras e bancos por meio dos depoimentos dos seus clientes. Acesse o site do Reclame Aqui e veja os tipos de queixas, bem como as soluções dadas pelas empresas. Inclusive, você pode avaliá-las pelo Procon.

Observe o atendimento e a clareza das informações

Preste atenção no atendimento, se foram passadas todas as informações importantes, de forma clara e objetiva. Leia o contrato antes de assinar e examine se tudo o que foi apresentado e acordado consta nas cláusulas.

Tudo isso é essencial para que não ocorram problemas no futuro. Assim, verifique as taxas de manutenção, reajustes, cancelamento etc. Se encontrar algo errado, peça para a instituição rever ou busque outra empresa.

Evite pagamento antecipado

Na internet, principalmente, há muitas empresas dando golpes em pessoas que estão procurando empréstimos. Elas apresentam ofertas com grandes facilidades e solicitam um pagamento adiantado. Desse modo, fique de olho e desconfie, ainda mais se pedirem para depositar dinheiro em uma conta de pessoa física.

Contrate apenas o valor que precisa

Embora os bancos ou financeiras sugiram valores maiores e mais atrativos, evite contratá-los. Peça somente o necessário e o que terá condições de pagar. Caso contrário, você poderá se enrolar novamente em dívidas.

Mesmo que existam golpistas, se você tiver cuidados ao solicitar empréstimo, encontrará boas propostas de financeiras online. Elas são seguras, sérias e respeitam todos os critérios. Por isso, costumam ter um bom posicionamento no mercado.

Se você está precisando de um empréstimo, entre em contato com a nossa empresa que daremos todas as informações necessárias.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.