crédito rural

Quais são os 3 principais tipos de crédito rural no agronegócio

O crédito rural no agronegócio costuma englobar diversas modalidades de transações de empreendimentos rurais. Entre elas, podemos citar letras de câmbio, notas e aceitações de bancos, assim como empréstimos rurais.

Dessa forma, o empréstimo rural pode ser chamado de crédito rural, mas o contrário não se aplica. Isso porque o crédito engloba muito mais do que o empréstimo.

No texto a seguir, mostramos algumas modalidades desse tipo de investimento no agronegócio. Confira!

Como funciona o crédito rural no agronegócio?

O crédito rural é um financiamento voltado para agricultores, associações e cooperativas para facilitar o agronegócio. O auxílio permite a eles expandir as negociações, investir em sua atividade e custear os custos de produção e comercialização dos produtos. Ao baratear os custos do empréstimo, por ter taxas de juros e prazos de pagamento diferenciados, é possível criar uma rede de colaboração entre os produtores rurais, barateando a produção.

Para conseguir o crédito rural, o produtor deve apresentar o projeto técnico, com o relatório da análise de solo, um cronograma para uso e reembolso do valor solicitado e as garantias, que são previamente combinadas com a instituição financiadora. Essas regras estão previstas na Lei nº 4.829/1965, que institucionaliza o crédito rural.

Quais são as principais modalidades existentes?

Os valores disponibilizados são operados por bancos e cooperativas de crédito. Por sua vez, eles direcionam os recursos captados para empresas, cooperativas de produtores rurais, agricultores, pecuaristas individuais e pessoas físicas.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, ou Pronaf, é uma iniciativa do Governo Federal e busca fomentar a geração de renda e melhorar a mão de obra familiar nas atividades rurais. Ele também se divide nessas modalidades de crédito. Veja, agora, quais são as três formas mais comuns de crédito rural.

1. Custeio

Financiamento de despesas da produção, como a aquisição de insumos. Funciona como capital de giro e pode ter prazos de 6 a 24 meses, dependendo da exploração ou atividade na área agrícola, produtiva ou pecuária. Também permite pequenos investimentos, como tratamento do solo e compra de novos animais.

No Pronaf Custeio, o produtor rural obtém auxílio para atividades agropecuárias, de beneficiamento, de comercialização e de industrialização, tanto para si mesmo quanto para terceiros, desde que todos estejam enquadrados no programa.

2. Investimentos

Compras de serviços e bens, como aquisição de máquinas e obras de irrigação. Os investimentos em aquisições de novas tecnologias são benéficos para o campo, pois possibilitam a produção agrícola com maior eficiência e menor degradação ao meio ambiente.

No Pronaf Mais Alimentos ou Investimento, os recursos são utilizados para aprimorar a produção e a infraestrutura da propriedade ou de comunidades locais. Ele também é subdividido em Pronaf Mulher, Pronaf Jovem, Pronaf Eco, Pronaf Agroindústria e Pronaf Agroecologia.

3. Comercialização

Financia obras voltadas à compra e venda de produtos, como a estocagem e a proteção de preços. Os recursos disponibilizados nessa modalidade asseguram ao produtor rural e suas cooperativas o armazenamento seguro e eficaz da colheita, além de garantir o abastecimento durante a queda de preços e fornecer o capital necessário para que os produtos cheguem ao local de vendas.

O Pronaf não tem uma modalidade específica para a comercialização. No entanto, o Decreto 58.380/1966 descreve 12 modalidades especiais de crédito rural, que têm, entre outras, a reforma agrária, cooperativas e outras linhas.

O crédito rural no agronegócio ajuda bastante tanto os produtores rurais quanto as cooperativas e associações a adquirir terras e ampliar seus negócios. Além disso, conta com taxas de juros reduzidas e parcelamentos mais amplos, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Quais são as vantagens do empréstimo rural?

Agora que você já entende como funcionam as principais modalidades de crédito, é importante conhecer de quais benefícios a sua propriedade rural pode usufruir com a sua contração. Além de poderem contar com meios que possibilitem o financiamento da produção e o crescimento do seu negócio, como a compra de máquinas e equipamentos, os produtores rurais têm ainda outras vantagens ao solicitar o crédito rural. Confira algumas delas a seguir.

Produtos com taxas de juros menores

Em relação aos demais produtos de crédito existentes, os juros cobrados em cada operação de crédito rural são muito menores. Isso ocorre porque tais transações são subsidiadas pelo governo por meio dos programas de fomento que citamos, a fim de garantir o acesso a esse produto principalmente aos pequenos e médios produtores.

Outra vantagem é que, dependendo da modalidade de crédito escolhida, pode haver uma redução maior da taxa e até mesmo a diminuição ou a isenção de tarifas de serviços relacionadas à transação.

Adequação das condições segundo a finalidade do crédito

As modalidades de contratação de crédito rural se adaptam conforme a finalidade desejada. Como vimos no decorrer do artigo, os recursos dessas soluções em crédito são classificados de forma geral em investimento rural, custeio e comercialização.

Além disso, existem subdivisões voltadas também a públicos específicos: Funcafé, direcionado aos cafeicultores, e Pronaf, que como vimos também conta com modalidades distintas, como Pronaf Cotas-Partes, Pronaf Semiárido e Pronaf Floresta, apenas para citar alguns.

Tais divisões são importantes para garantir o atendimento às especificidades de cada perfil e modalidade de produtor. Assim, todo o processo de contratação é direcionado, o que acaba facilitando o cumprimento e a comprovação de requisitos, reduzindo a burocracia e, consequentemente, alavancando o desenvolvimento desses negócios.

Valores e prazos adequados à necessidade do produtor rural

Ainda que o crédito agropecuário tenha um limite para a solicitação de recursos, ele ainda consegue atender bem os produtores, principalmente os de menor porte. Dessa forma, o montante disponível para cada transação obedece a variação de itens importantes, como o nível de produção, a capacidade de pagamento do solicitante e a viabilidade financeira econômica dos produtos que serão produzidos.

De igual modo, os prazos de pagamento também variam conforme o tipo de crédito. O crédito voltado para o custeio agrícola permite ao produtor planejar a expansão da produção e diversificar as suas atividades, levando-o a aumentar a produtividade e a geração de renda, o que, por sua vez, tem um impacto direto na qualidade de vida. Tal custeio costuma ter um prazo de até dois anos para pagamento, enquanto que os financiamentos do BNDES, por exemplo, trabalham com prazos mais longos, que chegam a até 10 anos.

Como funciona o crédito rural da VIACERTA?

Depois de entendermos quais as modalidades básicas de crédito rural e quais são os seus benefícios para o produtor, chegou o momento de apresentar a você as soluções que nós, da VIACERTA, disponibilizamos aos nossos clientes e parceiros. Para o ramo de crédito rural, trabalhamos com as principais linhas a seguir.

Plano Safra

Aqui na VIACERTA, ofertamos o Plano Safra, que é caracterizado pela sua flexibilidade, sendo indicado para operações de financiamento do capital de giro, compra de implementos para a produção e insumos agrícolas, renovação de custeio, pagamento de contas e também para o investimento na propriedade.

Tal plano é ideal para o produtor rural que deseja mais autonomia para a utilização dos recursos, pois não é necessário comprovar a sua destinação. Então, além de decidir livremente sobre o uso dos recursos, o agricultor ainda conta com taxas de juros muito baixas, podendo escolher a data do vencimento em parcela única (em até 360 dias), conforme a sua capacidade.

Plano Leite

Essa é uma solução ideal desenvolvida especificamente para os produtores de leite. Nesse plano, os recursos podem ser destinados à reforma ou modernização das instalações produtivas, à renovação de custeios, à compra de insumos para o trato com os animais e também ao aumento da produção.

O parcelamento em até 18 vezes é um grande diferencial, que aliado às taxas de juros reduzidas torna essa linha de crédito uma excelente oportunidade para o fomento dos empreendedores do mercado de produção de leite.

Quais os diferenciais da VIACERTA?

Até aqui podemos observar as vantagens do crédito para o desenvolvimento das empresas que atuam no agronegócio. Agora, é preciso abordar o caminho mais indicado e seguro para as contratações. Como citamos, a taxa de juros do crédito rural geralmente tem vantagens devido ao seu baixo percentual.

Dizemos, geralmente, que esse produto está sujeito às flutuações de mercado e às estratégias de preço de cada credora. Não há uma taxa de juros fixa para tais produtos, o que nos leva à necessidade de dedicar tempo em pesquisa, comparação e análise para encontrar as melhores condições de negócio.

Nós, da VIACERTA, somos uma financiadora dedicada a oferecer soluções em crédito para pessoas físicas e jurídicas da forma mais simples e eficaz possível. Mais do que apenas oferecer produtos financeiros, queremos ser parceiros do seu negócio e construir relacionamentos sustentáveis e de longo prazo. Trabalhamos com a simplicidades em todos os aspectos, realizando análises de crédito humanizadas e com uma abordagem consultiva. Também atuamos com as melhores soluções em crédito rural do mercado.

Temos a garantia da qualidade em nosso atendimento, que foi construído tendo como base mais de 50 anos de experiência em prover soluções para pessoas e empresas. Entendemos que cada caso é único, por isso, dedicamos nossos esforços a prover negociações e condições de pagamento realmente adequadas ao seu perfil.

Além disso, nossa forma de agir está pautada em processos ágeis, os quais garantem que a sua contração de crédito rural será feita de forma rápida, com suporte facilitado e sem burocracia. Tudo isso para que você possa desfrutar do seu crédito imediatamente e dar continuidade à realização dos seus projetos.

Então, gostou do artigo? Descobriu em qual tipo de crédito seu agronegócio se encaixa? Entre em contato conosco agora mesmo e faça uma simulação! Estamos prontos para atendê-lo.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.