crédito pessoal para investir

[INFOGRÁFICO] Vale a pena usar o crédito pessoal para investir?

A cada dia, o desejo de investir tem se tornado maior entre públicos de todas as idades. Assalariados, aposentados, empresários…. Independentemente da profissão, muitas pessoas desejam aprimorar seus lucros, mas não dispõem de capital para isso. Então, consideram utilizar o crédito pessoal para investir.

É importante, porém, entender se tal escolha compensa. A verdade é que, ao analisar os fatores certos, fica muito mais simples obter essa resposta e saber exatamente como organizar seus futuros aportes.

Se você deseja entender mais sobre a relação entre crédito pessoal e investimentos, não deixe de ler este artigo!

O que é crédito pessoal?

O crédito pessoal é uma modalidade de empréstimo feita por meio de uma cooperativa ou instituição financeira. Ao concedê-lo, essas empresas solicitam o retorno do valor emprestado, que deve ser pago em forma de parcelas com juros cobrados mensalmente.

Diversos valores influenciam na quantia que será liberada e nos demais fatores envolvidos:

  • análise de crédito do cliente;
  • quantia disponibilizada;
  • política da empresa;
  • negociação entre as partes;
  • entre outros.

crédito pessoal

Financiamento versus crédito pessoal

Tanto o crédito pessoal quanto o financiamento costumam solicitar as mesmas informações para garantir crédito ao solicitante. Por conta disso, muitas pessoas tendem a confundir esses termos.

A grande diferença entre eles está no fato de que é preciso informar o motivo da quantia solicitada ao fazer um financiamento, o que não ocorre com o crédito pessoal. Com ele o requerente fica livre para definir o uso do dinheiro, inclusive na hora de investir.

O que é preciso analisar antes de solicitar crédito pessoal para investir?

Sabendo exatamente do que se trata o crédito pessoal, é chegada a hora de fazer as devidas análises antes de solicitar o seu. Os quatro principais pontos a considerar foram listados abaixo.

Taxa de juros

As informações usadas para determinar a quantia emprestada ao candidato também são voltadas para definir as taxas de juros a serem cobradas. Afinal, elas tendem a ser muito maiores para requeredores com altas chances de inadimplência.

Se o seu score é alto e a análise de crédito comprova baixas chances de inadimplência, é importante ficar de olho nas taxas de juros. Elas precisam ser fundamentadas e alinhadas com o seu perfil de solicitante. Taxas além do esperado devem ser questionadas e negociadas.

Custo total do crédito pessoal

Enquanto bancos grandes costumam cobrar taxas com 4% a 6% de juros — o que, para muitos, é considerado um bom valor —, não é incomum que tentem emprestar uma quantia maior que a necessária para quem busca crédito pessoal, exigir a abertura de conta ou encontrar maneiras de lucrar com a proposta.

Para evitar isso, é preciso calcular e conhecer exatamente suas necessidades. Programe-se para pagar, sem sufoco e de forma justa, as mensalidades após ser aprovado. Uma boa alternativa para evitar problemas com a solicitação de crédito é contar com uma financiadora.

É fundamental encontrar uma que seja menos burocrática e que libere o crédito com facilidade, sem pedir a abertura de conta. Também é importante que a empresa tenha atuação humanizada, por meio de boas consultorias e sem pedido de garantias. Assim, o custo total mais adequado para cada necessidade será garantido.

Retorno

Após saber que é possível contar com crédito pessoal sem complicações, que permita ao requerente investir onde quiser, você precisa analisar mais um passo antes de tomar a decisão final: o retorno dado pelo investimento planejado.

Se já sabe em qual título, ação ou empresa deseja investir, dentre outras opções, é primordial buscar conhecimento acerca do retorno do investimento. Afinal, ele deve compensar a taxa de juros que será paga pelo crédito concedido — caso contrário, o ato de usar crédito pessoal para investir não fará sentido.

Riscos do investimento

Conhecer os riscos envolvidos no investimento também é muito importante. Aportes grandes, com retornos expressivos e muito rápidos, tendem a riscos maiores, o que pode fazer com que o dinheiro do crédito pessoal se perca sem cumprir o objetivo de multiplicar seu valor.

O risco do investimento, portanto, deve ser analisado para que a quantia certa de dinheiro seja solicitada e, inclusive, para que o pedido de empréstimo seja feito.

Quais são os principais cuidados ao solicitar crédito pessoal?

Agora, é interessante considerar os pontos de atenção para que esse processo saia conforme o planejado e não traga dores de cabeça. Separamos os principais cuidados abaixo!

Número grande de parcelas

É recomendado fugir de um grande número de parcelas ao solicitar crédito pessoal. Apesar de parecer que você pagará menos por mês ao espaçar as parcelas, a incidência de juros ao longo do tempo será maior.

Com isso, o valor total pago ao fim do crédito também será maior. Planeje-se para pagar o maior valor possível por mês, sempre se certificando de que isso não vai gerar novos problemas financeiros.

Valor da prestação

O valor da prestação a ser paga também é relevante entre os cuidados. Afinal, visando atender ao quesito acima, muitas pessoas se propõem a pagar valores inadequados, que não cabem no próprio bolso, todo fim do mês. Evite isso e planeje-se antes de investir!

Custos adicionais

Muitas vezes, além dos juros, outros valores devem ser pagos por quem deseja ter acesso ao crédito pessoal para investir. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um exemplo disso. Taxas anuais também devem ser consultadas.

Contratação de uma empresa confiável

Finalmente, para que seja possível fazer bom uso do crédito pessoal solicitado na hora de investir, é imprescindível garantir que uma empresa confiável esteja por trás desse processo.

A VIACERTA é uma financiadora que tem como objetivo facilitar a vida daqueles que buscam crédito pessoal por meio de serviços, sem burocracia e de forma humanizada. Por isso, sabe o valor que os investimentos têm na vida dessas pessoas e procura oferecer simplicidade em todos os aspectos.

Se você tem interesse em utilizar crédito pessoal para investir e deseja saber mais sobre o que podemos oferecer, entre em contato com a nossa equipe. Aproveite e venha tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.