crédito pessoal para aposentados

Crédito pessoal para aposentados: vale a pena contratar? Veja aqui!

Quando, enfim, chega a época da aposentadoria, a maioria das pessoas só quer aproveitar ao máximo esse momento para descansar e fazer aquilo de que gosta. Contudo, a renda garantida pode nem sempre ser suficiente para realizar alguns objetivos, como viajar ou comprar uma casa.

Nesse sentido, buscar por crédito pessoal para aposentados ou consignado pode ser uma solução para obter dinheiro em um momento de necessidade. Diferente de outras linhas de crédito, essa é um tipo de concessão com menos exigências e taxas mais interessantes.

Se você não conhece nada sobre essa modalidade, neste texto, nós falaremos um pouco sobre esse tipo de crédito e como ele funciona. Confira!

Vale a pena o crédito pessoal para aposentado?

Como mencionamos, a vida de uma pessoa aposentada tende a ser mais tranquila. Afinal, depois de décadas de trabalho, o aposentado quer ter menos obrigações e se dedicar a coisas que dão prazer. Geralmente, espera-se que sua renda consiga sustentar o seu novo estilo de vida.

No entanto, existem situações em que, mesmo depois de anos dedicados ao ofício, aquilo que ele recebe não é o suficiente. Inclusive para realizar algumas metas, como comprar um bem, ou se recuperar de alguma situação financeira.

O cenário pode ser ainda mais complicado quando pensamos que, com a Reforma da Previdência aprovada, será necessário trabalhar muito mais tempo para se ter 100% de seu salário. Muitos podem não conseguir atender a essa exigência, recebendo apenas 60%.

Nesse sentido, a possibilidade de realizar um empréstimo pode ajudar a conseguir atingir seus objetivos. Sejam eles a aquisição um imóvel, seja a quitação de uma dívida, por exemplo. Principalmente, porque é um tipo de concessão que tem vantagens financeiras e certa flexibilidade. Ideal para pessoas que não têm condições de ficar analisando sempre o orçamento.

Como funciona?

É importante saber que o crédito pessoal específico para aposentados também é conhecido como empréstimo consignado. Ele é um tipo de concessão que tem como principal característica as parcelas serem descontadas direto na folha de pagamento.

Por causa disso, não é qualquer um que pode ter acesso: apenas funcionários públicos, empregados de empresas conveniadas, pensionistas e aposentados têm o direito de pedir esse tipo de crédito. No último caso, especificamente, o desconto acontece antes mesmo de o benefício cair na conta.

Outras características desse crédito são que os juros costumam ser menores e o aposentado não pode comprometer mais de 35% de sua renda com as parcelas. Sendo que 5% desse valor são destinados ao cartão de crédito consignado. O prazo de pagamento pode chegar a até seis anos, dependendo do tamanho do empréstimo e da financeira. 

Devemos ressaltar que o interessado precisa ficar atento em relação ao limite de idade para pedir esse crédito. Como, geralmente, aposentados têm uma condição de vida mais vulnerável, os bancos e instituições costumam oferecer o consignado a apenas beneficiários que tenham até 80 anos.

O que avaliar?

Apesar da facilidade do desconto da parcela direto no benefício, o aposentado deve ter cuidado ao analisar algumas condições para não acabar pagando mais do que deveria. Entre os cuidados principais, estão:

  • não forneça seus dados bancários para desconhecidos;
  • procure fazer uma boa pesquisa, pois há diferentes propostas no mercado para consignado. Opte sempre pela alternativa que se adéqua a sua situação. Também, não se esqueça de fazer simulações para ter uma ideia do custo total;
  • já decidiu qual será a instituição? Então, não esqueça de verificar se ela está conveniada ao INSS, assim como, se tem autorização do Banco Central para operar.
  • leia o contrato. Esse é o principal documento que contém todas as condições para o empréstimo, além de ter um valor legal. Para evitar surpresas desagradáveis, procure ler com atenção. Caso tenha alguma cláusula que não entenda, não assine sem antes esclarecer.

Quais são as vantagens?

Esse é um tipo de crédito que tem algumas vantagens interessantes, principalmente, quando comparamos a outras opções de empréstimos disponíveis no mercado. Você verá os benefícios principais, a seguir.

Flexibilidade

É possível fazer, ao mesmo tempo, mais de um empréstimo, caso o aposentado queira. Porém, o valor somado de ambos não pode ultrapassar o limite de 30% da renda mensal do interessado.

Pode ser feito com o nome negativado

Outra grande vantagem desse empréstimo é a possibilidade de fazê-lo mesmo com o nome negativado. Ele é uma modalidade com bem menos exigências. As instituições não costumam fazer uma análise de crédito. Isso acontece, pois há garantia total de pagamento por parte do requerente, já que o valor é descontado direto do benefício.

Juros menores

A taxa para esse empréstimo costuma ser bem menor do que outras linhas de crédito, como é o caso do pessoal.

Prazos

Geralmente, as instituições que oferecem esse tipo de crédito costumam disponibilizar prazos mais longos, podendo chegar até a 72 meses.

Agilidade

Não há muita burocracia para esse tipo de empréstimo. Em alguns casos, nem conta no banco é necessária para pedi-lo.

Liberação rápida

Assim que o pedido é aprovado, a liberação do dinheiro é feita. Algumas instituições podem depositar o dinheiro em até 24 horas.

Como contratar?

Não é complicado o acesso a esse tipo de crédito. Além de ser possível encontrar essa modalidade em bancos, também existem empresas de crédito que oferecem essa categoria. Pesquise até encontrar a financeira ideal, ou seja, aquela que apresenta as condições que se adéquam a sua situação, com juros baixos, bom prazo para as parcelas e sem burocracia. 

O aposentado deve apresentar documentos como RG, CPF, contracheque e comprovante de residência. Assim que é aprovado, ele rapidamente tem acesso ao crédito. O prazo varia de acordo com a instituição, porém, em alguns casos, pode estar na conta em um dia.

Até agora, você acompanhou as principais características do empréstimo para aposentados. Ao longo do texto, vimos que ele também é conhecido como consignado e que é específico para determinadas pessoas, além de fornecer condições diferentes de outros tipos de crédito, como juros mais baixos e até seis anos para quitar as parcelas. Contudo, o aposentado não pode comprometer mais de 30% do seu benefício com esse tipo de empréstimo.

Gostou do nosso texto sobre crédito pessoal para aposentados? Se você é um e está precisando de um empréstimo, não quer burocracia e, sim, agilidade e facilidade, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços. Nós, da VIACERTA, sabemos o valor do crédito para você!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.