crédito para capital de giro

Entenda o crédito para capital de giro para pequenas e médias empresas

Em condições normais, ter crédito para capital de giro é uma necessidade fundamental. Contudo, no momento em que uma pandemia afeta as condições de vida e a locomoção de todos, essa se torna a saída mais próxima para muitas empresas que precisam lidar com a situação.

Claro que o capital de giro não é a única medida para manter um negócio seguro durante os próximos meses, já que o planejamento e a contenção de custos podem fazer toda a diferença. No entanto, mesmo com a economia de gastos, a empresa terá muito mais dificuldades para sobreviver sem esse recurso.

Por isso, explicaremos para você alguns dos principais impactos do coronavírus e como o capital de giro pode ajudar. Confira!

Quais são os impactos do COVID-19 na economia?

As estimativas para a economia não são as mais positivas para os próximos meses e anos. A paralisação forçada de muitos setores, apesar de necessária para a contenção do vírus, trouxe um efeito cascata em diferentes economias.

Grandes mercados, como os EUA, tiveram uma redução de 4,1% do PIB no primeiro trimestre. Já a China, que vinha crescendo ininterruptamente há mais de 30 anos, apresentou uma queda de 6,8%.

Isso se deve, claro, a uma das principais ações para que o vírus não se espalhe e acabe sobrecarregando os sistemas de saúde: o isolamento social. Nesse contexto, além das reduções drásticas de circulação, também foi preciso que os estabelecimentos e fábricas fechassem suas portas.

As consequências no Brasil

O Brasil já não estava com números muito satisfatórios em relação ao mercado financeiro. As previsões indicavam um PIB abaixo do esperado e com números bastante altos de desemprego.

Com a chegada do coronavírus e, consequentemente, a necessidade de isolamento social, a tendência é que ocorra uma possível recessão. É bom lembrar que o país já havia passado por uma em 2016 e estava se recuperando. As previsões do Instituto Fiscal Independente do Senado indicam que, com a crise do COVID-19, o Produto Interno Brasileiro sofrerá uma queda de 7%.

Além disso, há a preocupação com o crescimento do desemprego. Os números já eram bem altos no começo do ano, com 11,9 milhões de desempregados, segundo o IBGE. A tendência é que, conforme os pequenos e médios comerciantes não consigam exercer as suas atividades normalmente, demissões comecem a ocorrer e, em casos mais graves, o fechamento das empresas.

Qual é a importância do crédito para o capital de giro neste momento?

Como vimos no tópico anterior, as consequências do coronavírus serão bastante complicadas para o mercado financeiro, de uma maneira geral. Especificamente para as pequenas e médias empresas, isso pode significar uma possibilidade de encerramento das atividades.

Afinal, sem o mesmo volume de transações por causa do isolamento social, como será possível conseguir a quantidade de recursos necessários não só para manter a empresa, mas para continuar o nível de crescimento?

Nesse contexto, é muito importante entender que, com a retração da economia, as possibilidades de avanço econômico são bastante reduzidas. O objetivo de qualquer planejamento, atualmente, é sobreviver. Sendo assim, utilizar ferramentas como o capital de giro pode fazer toda a diferença.

O que é capital de giro?

Em qualquer tipo de empresa, o capital de giro é uma das principais ferramentas para o seu funcionamento. Trata-se da quantia necessária para que o empreendimento continue existindo. Isto quer dizer que, no montante separado para ele, devem estar as quantias para o pagamento dos principais gastos, como luz, água, manutenção de equipamentos, salário dos funcionários, entre outros.

É uma quantia fundamental para a saúde financeira e pode trazer algumas vantagens:

  • segurança para as vendas a prazo — garante que a empresa tenha recursos próprios enquanto espera o pagamento de seus clientes;
  • manutenção dos estoques — com o capital de giro, será possível não só ter cuidado com os produtos que ficam no estoque, mas aguentar por determinado período, enquanto as vendas estão em baixa, para assegurar o mínimo quando o assunto é estoque;
  • assegurar pagamentos — outro ponto importante do capital de giro é a possibilidade de manter os acordos financeiros, tanto com os fornecedores quanto com os funcionários. Nesse contexto, compras de matéria-prima, produtos para revenda, pagamentos de tributos e outras despesas operacionais estarão garantidas.

Por que é importante?

Além de garantir o funcionamento básico da empresa, o capital de giro é uma importante ferramenta para fornecer liquidez, evitando que o empreendedor fique desesperado em relação ao seu negócio.

Sendo assim, obter crédito para atender essa necessidade passa a ser um objetivo essencial para lidar com a crise e conseguir, nos próximos meses, continuar exercendo suas atividades, mesmo com o mínimo de recursos.

Quais são as vantagens de escolher linhas de crédito para o seu capital de giro?

Empresas de determinados setores têm uma vantagem de conseguir créditos específicos para a manutenção do seu negócio. No caso do segmento rural, há diferentes tipos de empréstimos, com variados valores que podem servir para inúmeras funcionalidades, desde concessões para financiar a sua empresa até especializado para crédito rural.

Assim, para aquelas que querem manter-se nesse momento delicado da economia, há possibilidade de adquirir dinheiro para o capital de giro é uma ótima oportunidade. Com esse recurso, o empreendimento fica seguro até esse período passar e, como há a possibilidade de parcelar, pode efetivar o pagamento enquanto se recupera. Isso permite pagar os seus fornecedores e empregados e cumprir os seus acordos.

Ao longo deste texto, acompanhamos como o crédito para capital de giro pode ser uma medida fundamental para lidar com as crises. Na situação delicada em que vivemos para conter uma pandemia, há a necessidade de diminuir expressivamente o nível de comércio.

Essa decisão traz uma consequência bastante complicada para os negócios e a economia, diminuindo o nível de empregos e a possibilidade de lucro. No entanto, com a utilização de ferramentas como o capital de giro, é possível que pequenos e médios negócios passem por essa turbulência e sobrevivam com o nível de recursos essenciais.

Esperamos que este texto tenha sido útil para você entender a importância do crédito para capital de giro. Se sua empresa está precisando de recursos, venha conhecer as nossas linhas de empréstimos.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.