crédito consignado inss

Como funciona o crédito consignado INSS e quais são as vantagens?

Muitas pessoas acreditam que a única categoria de crédito disponível é o empréstimo pessoal. Porém, isso não é verdade. Além dele, é possível contar com o crédito rural, o crédito consignado INSS, os empréstimos para negativados, entre muitos outros. É muito importante saber que existem opções variadas e relacionadas a cada caso.

Neste post, vamos falar sobre o empréstimo consignado INSS. Ele é uma categoria de crédito que auxilia diversas pessoas a alcançar seus objetivos e solucionar dívidas — especialmente os aposentados, que podem e devem realizar seus sonhos em qualquer idade.

Se você deseja saber mais sobre o que é o crédito consignado INSS, como ele funciona e quais são as vantagens de contar com ele, continue lendo este artigo!

O que é o empréstimo consignado INSS?

Aqueles que recebem o benefício do INSS podem aproveitar esse tipo de empréstimo consignado. Afinal, ele é uma categoria de empréstimo cujas parcelas são descontadas automaticamente do valor a ser recebido todos os meses. Assim, se torna muito mais simples organizar sua vida financeira e atingir metas.

Porém, não é qualquer pessoa que pode ter acesso a ele. Existem algumas regras que devem ser seguidas. Você entenderá melhor como ter acesso a esse tipo de crédito nos próximos tópicos.

Como funciona o crédito consignado INSS?

Entender como funciona o empréstimo consignado INSS é muito importante — e algo que deve ser feito antes de se apostar nele. Isso evita erros ao aproveitar seus muitos benefícios. Inicialmente, é fundamental saber que esse tipo de crédito só pode ser concedido aos que recebem aposentadoria pelo INSS. Porém, enquanto o crédito consignado INSS funciona assim, o crédito consignado geral atende a um grupo maior de indivíduos, como:

  • militares das Forças Armadas;
  • pensionistas;
  • pessoas que trabalham em regime CLT;
  • servidores públicos federais, municipais ou estaduais.

A diferença é que, nesses casos, em vez de o pagamento ser descontado do benefício INSS, ele será abatido da folha de pagamento. Compreendendo isso, vamos esmiuçar o funcionamento do empréstimo consignado para aposentados.

Quem tem direito ao empréstimo consignado INSS?

Todos os aposentados têm direito a essa categoria de empréstimo consignado. É comum, porém, que esse tipo de crédito seja ofertado para pessoas de, no máximo, 80 anos. Porém, a idade máxima oficial varia em cada local. Portanto, se você tem mais do que a idade citada e deseja garantir crédito, saiba que existem opções voltadas para você.

Valor de crédito e quantidade de parcelas

Além da idade, o valor de crédito liberado e a quantidade de parcelas necessárias para quitá-lo também variam a cada caso. Afinal, assim como acontece em qualquer outro tipo de empréstimo, a instituição financeira em questão fará uma análise do perfil do requerente antes de liberar crédito.

Porém, espera-se que aposentados que têm uma idade mais avançada recebam um valor menor e condições mais limitadas de negociação.

Prazo máximo

Ainda que haja diferenças entre uma instituição financeira e outra, o prazo máximo de pagamento do empréstimo para aposentados do INSS é de 72 meses.

Quais os benefícios do crédito consignado INSS?

São muitas as vantagens do empréstimo consignado INSS. A primeira delas é o fato de que é mais fácil que as instituições financeiras o liberem, uma vez que há garantia de pagamento — claro, seguindo os fatores citados. Porém, há mais a ser abordado.

Controle financeiro

Ter acesso a boas condições de empréstimo faz com que haja um controle financeiro muito mais propenso ao sucesso. Afinal, quem lida com dívidas passa a ter uma chance muito maior de quitá-las sem se envolver em mais compromissos. Por outro lado, quem busca realizar viagens ou compras com esse dinheiro consegue repô-lo com muito mais facilidade.

Possibilidade de contratação online

A facilidade relacionada à contratação do empréstimo do conforto de sua casa é uma grande vantagem. Afinal, ninguém gosta de gastar horas a fio negociando crédito com um gerente, certo?

Quem pensa assim, pode, antes de tudo, fazer uma simulação de seu empréstimo gratuitamente no site do Banco Central e, em seguida, buscar as melhores condições para si online!

Taxas de juros

Seguindo a mesma linha de liberação simplificada, em razão da garantia de pagamento, assim também acontece com as taxas de juros. Ao contar com um menor risco de inadimplência, é comum que os bancos e instituições financeiras negociem taxas de juros mais brandas ao conceder o crédito. Dessa forma, todos se beneficiam.

Documentação

A documentação relacionada ao crédito consignado para aposentados também é bastante simples e diminui a necessidade de passar por processos burocráticos. São pedidos:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de recebimento do benefício do INSS.

Com esses documentos em mãos, será feita a análise de crédito comum às instituições. Se tudo estiver dentro dos conformes — sendo interessante ter em mente que pessoas de nome sujo também podem receber esse tipo de crédito —, o processo terá continuidade.

Segurança

Em junho de 2019, importantes cuidados foram tomados em relação à concessão de crédito para aposentados. Afinal, não era incomum encontrar ofertas fraudulentas e que prejudicavam quem buscava por condições sérias.

Assim, segundo duas emendas inseridas na Medida Provisória (MP) 871, foi proibido que instituições financeiras e bancos ofertassem empréstimos para aposentados com seis meses de recebimento do benefício após trabalhar no setor privado. Isso trouxe maior segurança às negociações. Além disso, foi disponibilizado um portal para que sejam registradas reclamações sobre quaisquer tipos de fraudes identificadas.

O empréstimo consignado para aposentados traz uma série de benefícios para eles. Além de ser mais simples de se obter, em razão da garantia de pagamento, ainda é possível contar com taxas de juros e condições mais brandas, com segurança e com um bom controle financeiro a partir da sua contratação. Sendo assim, na grande maioria dos casos, vale a pena contar com ele!

Se você gostou de saber sobre o crédito consignado INSS e deseja garantir ainda mais informações voltadas para aposentados, não deixe de curtir nossa página do Facebook!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.