conta corrente e conta salário

Quais as diferenças entre conta corrente e conta salário?

Aqueles que desejam abrir uma conta em banco por razões profissionais muitas vezes se deparam com uma dúvida: qual opção escolher entre conta corrente e conta salário? Quais são as diferenças entre elas?

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Trata-se de um tema muito importante a ser abordado porque, atualmente, são raras as empresas que pagam seus colaboradores em cheque ou em dinheiro. Isso, por sua vez, faz com que os questionamentos sejam recorrentes.

Portanto, se você deseja saber qual é a alternativa mais indicada para o seu contexto, continue lendo este artigo!

Quais são as diferenças entre conta corrente e conta salário?

Ao conhecer mais a fundo a diferença entre conta corrente e conta salário, tanto a organização financeira quanto a pessoal podem ser beneficiadas. Isso acontece uma vez que a opção de conta salário tende a ser um pouco mais limitada para quem deseja começar a movimentar seu dinheiro — seja por meio de cartão magnético, cheques, transferências, e muito mais.

Conta corrente

É a opção que oferece a movimentação financeira mais completa para seus clientes. Afinal, fornece um plano que concederá ao usuário o acesso a alguns serviços, que incluem:

  • saques mensais;
  • transferências (TED, DOC ou entre bancos);
  • depósitos;
  • pagamento de contas;
  • acesso a talões de cheque;
  • investimentos;
  • retirada de extratos;
  • programação de pagamentos (débito automático);
  • e muito mais.

A quantidade liberada de forma gratuita mensal para cada uma das ações descritas varia de banco para banco e de conta para conta. Enquanto existem opções que oferecem TED e DOC ilimitados, por exemplo, outras os limitam a até 3 por mês e cobram taxas se houver extrapolação. É fundamental contatar seu banco e pedir ao gerente o máximo de informações precisas sobre seu pacote de serviços.

O mesmo pode ser dito em relação ao pagamento de taxas para uso dos serviços inclusos na conta corrente. Enquanto bancos digitais não tendem a cobrar anuidade, alguns dos tradicionais ainda o fazem. Então, fique atento e escolha a opção que mais couber em sua realidade.

Conta salário

Diferentemente da conta corrente, que permite ao cliente movimentar suas finanças como preferir, a conta salário tem um fim específico: o pagamento de proventos, pensões, saldos, aposentadorias, décimos e demais recebimentos do tipo. Ela é aberta e encerrada pela entidade pagadora, não podendo ser usada para o pagamento de contas.

De acordo com a regulamentação do Banco Central, também não é possível receber outros tipos de ganhos por meio desse tipo de conta. Por outro lado, é vedada a cobrança de taxas relacionadas ao recebimento de qualquer valor. Quem conta com essa opção não pode ter acesso a talões de cheque, mas recebe o cartão magnético e consegue executar saques ou retirar extratos — geralmente, de maneira limitada.

Um ponto positivo dessa opção é que, também segundo a regulamentação do BACEN, colaboradores que queiram transferir mensalmente o valor integral de seu pagamento de uma conta salário para um conta corrente podem fazê-lo gratuitamente e no mesmo dia. O Banco em questão não poderá solicitar pagamentos extras e o consumidor não receberá seu cartão magnético.

Para complementar ainda mais o conhecimento em relação aos tipos de conta, vamos apresentar informações acerca do recebimento de empréstimos por meio da conta salário e algumas dicas para que você faça a melhor escolha.

É possível receber empréstimo na conta salário?

Muitas pessoas se perguntam se é possível receber empréstimo por meio da conta salário. Afinal, com o tema da educação financeira cada vez mais em alta, o acesso a crédito tem sido uma opção interessante para quem deseja se livrar das dívidas, começar a investir ou até organizar as finanças de forma a sobrar dinheiro no final do mês.

Porém, no que diz respeito a essa modalidade, o mais indicado é optar pela conta corrente. Afinal, a conta salário é destinada única e exclusivamente para o recebimento dos valores indicados e não permite que outro tipo de movimentação financeira seja feita.

Contudo, ao ter acesso a uma conta corrente em qualquer banco, já é possível buscar uma instituição financeira — preferencialmente, uma que conte com boas taxas e serviços — e analisar a possibilidade de conseguir empréstimos, financiamentos e demais produtos financeiros.

Como escolher a melhor situação para o meu contexto?

É chegada a hora de responder à questão final entre conta corrente e conta salário: qual é mais indicada para cada caso? Obviamente, é preciso analisar a situação individualmente. Porém, em termos de perfis financeiros, já é possível chegar a algumas conclusões.

Restrição de crédito

Aqueles que estão com o nome sujo podem se beneficiar mais com a conta salário. Afinal, é possível contar com esse tipo de serviço sem passar pela análise de crédito que os bancos fazer ao abrir contas correntes para seus clientes.

Análise de crédito

A análise de crédito é um levantamento do passado financeiro de um consumidor em questão. Ela investiga seus riscos de inadimplência, consulta a sua pontuação de crédito e se informa em relação ao modo como você lida com suas finanças.

O problema para quem abre a conta salário em função de dívidas é o fato de que qualquer serviço extra que precisar ser executado no banco, como transferência ou emissão de cheques, terá que ser pago em separado. Assim, é possível gastar mais.

Movimentação livre de conta

Portanto, se você não tem nenhuma restrição em seu nome e deseja movimentar sua conta livremente, é mais interessante contratar a conta corrente. Seja como for, informe-se sempre sobre as condições de contratação oferecidas pelo banco e conheça seus direitos ao lidar com o seu dinheiro.

Conhecer as principais diferenças entre os tipos de contas disponibilizados pelos bancos é fundamental. Assim, é possível escolher o que mais se adéqua às suas necessidades, bem como otimizar suas finanças pessoais e sua organização!

Se você gostou de conhecer as principais diferenças entre conta corrente e conta salário e quer saber mais sobre o tema, não deixe de buscar ainda mais informações ao entrar em contato conosco! Assim, você poderá tomar as decisões certas para seu futuro financeiro.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.