comparar empréstimos

Como comparar empréstimo e escolher o melhor? Entenda agora mesmo

Em muitas situações, ter dinheiro suficiente nem sempre é uma realidade. Você pode estar precisando pagar uma grande dívida, comprar um carro ou mesmo fazer um financiamento da sua casa e não ter a quantia ideal. Nesse ponto, pedir crédito pode ser uma boa solução para conseguir o valor em um curto prazo. Entretanto, com tantas opções de financeiras, comparar empréstimos é fundamental.

Não apenas as instituições são diferentes, mas também suas taxas e condições. Escolher qual é a melhor alternativa não tem só a ver com a comodidade, mas sim com decidir qual delas garantirá a quantia que você precisa e oferecerá condições favoráveis de pagamento.

Para te ajudar a decidir sobre os melhores empréstimos, vamos mostrar o que analisar na hora de escolher o seu. Confira!

Por que é importante comparar empréstimos?

Supondo que você faça uma viagem de férias, até a compra das passagens, o aluguel da hospedagem e o transporte, terá um caminho de escolhas extenso pela frente, não é? Inevitavelmente, passará um bom tempo pesquisando diferentes preços até achar o que melhor agrada ao seu bolso. A questão é: por que você faz isso?

Claro que é para não desperdiçar o seu dinheiro, seja para evitar a hospedagem em um lugar horrível, seja porque você acabou perdendo alguma boa promoção. Esse tipo de cuidado não é exclusivo das situações de lazer. Mesmo no caso de ir atrás de mais crédito, você terá que lidar com uma série de outros custos, além das parcelas, que variam de acordo com a empresa. Fazer uma comparação é uma maneira de escolher o melhor para você.

Quais são os passos para comparar o seu empréstimo?

Existem alguns requisitos fundamentais para fazer as melhores escolhas quando falamos de empréstimos. Além das taxas, cada instituição pode oferecer condições diferentes para a liberação do crédito. Aqui, apresentamos o que considerar na hora da comparação. Continue!

Conheça as taxas de juros

Ao contrário do que dizem, não existe apenas um tipo de taxa de juros disponibilizado em empréstimos. Em uma concessão de crédito, é possível que você encontre uma taxa nominal, efetiva ou real. A seguir, vamos entender melhor como funciona cada uma delas:

  • taxa nominal: ela é utilizada como uma espécie de tarifa de demonstração pelas instituições. Sua principal diferença para as outras taxas é que ela não é calculada baseada na inflação, oferecendo um valor nem sempre parecido com a porcentagem real dos juros. Sua demonstração é sempre anual, com períodos de capitalização mensais;
  • taxa efetiva: a principal característica dessa taxa é que ela utiliza o prazo de referência de acordo com a capitalização do momento. Exemplos: 3% ao mês, 40% ao ano etc.;
  • taxa real: essa é a tarifa que realmente apresenta o valor com o qual o credor terá que arcar. Isso acontece porque ela calcula os ganhos e as perdas de acordo com a inflação do momento.

Compare os juros

É importante saber que, além de cada instituição financeira ter uma diretriz quanto às tarifas, o tipo de empréstimo também pode fazer toda a diferença no resultado. Crédito pessoal, por exemplo, é diferente de consignado, não só nas exigências, como no valor das taxas de juros mensais e possibilidades de parcelamento.

Esteja atento a outras tarifas

Os juros não são as únicas tarifas encontradas em um empréstimo, existem outros valores de manutenção cobrados pelas instituições, como tributos e seguros. Eles estão presentes no CET (Custo Efetivo Total). Além disso, alguns podem incluir a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Esses valores vão depender da financeira e devem estar presentes no contrato.

Avalie a quantidade de parcelas

As formas de pagamento são outro ponto importante na hora de comparar os empréstimos. Em alguns casos, se você atrasar as parcelas, pode até ter o nome negativado. Nesse sentido, existem algumas informações fundamentais para avaliar as parcelas:

  • os valores dos juros e como isso afetará as mensalidades como um todo;
  • os prazos;
  • sua situação financeira, que deve ser compatível com essa dívida.

Também é importante ficar atento, pois dependendo do número de mensalidades, os juros podem ser maiores. Analisando bem essas informações, é mais fácil tomar uma decisão que não trará prejuízos para o seu bolso.

Tenha cuidado com as simulações

As simulações disponibilizadas pelos sites de empréstimos são uma boa oportunidade para ter uma noção de valores em um primeiro momento. Porém, os resultados apresentados ali podem ser bem mais superficiais do que aqueles que estarão no contrato.

Isso acontece porque, além das outras taxas, também é importante contar com a avaliação da instituição financeira em relação à situação do contratante. Muitas vezes, a cobrança pode ser um pouco maior, ou mesmo pode haver um limite para o número de parcelas como forma de proteção se o indivíduo tiver o nome sujo.

Use aplicativos

As ferramentas tecnológicas atuais fazem uma grande diferença na hora de comparar taxas, prazos e valores finais do seu empréstimo. Elas, inclusive, podem facilitar a busca da instituição ideal.

Em alguns sites e plataformas, somente é preciso que você digite o valor de que necessita, o número de parcelas ideal, outras informações importantes e pronto. Pode receber em minutos as propostas de diferentes financeiras para pedir seu crédito.

Ao longo deste texto, acompanhamos as principais ações para comparar empréstimos. Contudo, lembre-se da importância de analisar as diferentes propostas para encontrar aquela que se encaixa melhor em sua necessidade.

Alguns valores, como taxa de juros, número de parcelas e tarifas adicionais, precisam ser avaliados com atenção, assim como é preciso verificar quais são as exigências para a efetivação do empréstimo. Cada instituição tem suas próprias diretrizes e pode cobrar valores diferentes não apenas por uma questão de padrão, mas também por causa das condições financeiras do cliente, como o histórico de dívidas.

Gostou de saber mais sobre empréstimos? Está precisando realizar o seu? Então, entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas propostas!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.