como planejar uma viagem

Como planejar uma viagem nas férias da família? Confira aqui!

Viajar é uma experiência maravilhosa, não é mesmo? As pessoas podem descansar e descobrir novos lugares, culturas e gastronomias. É um mundo de possibilidades. No entanto, não dá para simplesmente arrumar as malas e sair rumo ao destino escolhido. O primeiro passo é saber como planejar uma viagem para não ficar com o orçamento apertado na volta.

Alguns critérios devem ser seguidos, de modo que os momentos de lazer não se tornem horas intermináveis de estresse. Para tanto, vale a pena aprender como se organizar para que a sonhada viagem se transforme em algo inesquecível.

Quer saber como traçar cada passo para conseguir chegar ao destino desejado? Acompanhe as dicas e as informações que preparamos para você!

Por que se planejar antes da viagem?

Preparar suas férias com antecedência é imprescindível para que tudo aconteça conforme desejado. Portanto, faça um planejamento detalhado da viagem para que não se esqueça de coisas importantes. Inclusive, com uma boa organização, dá até para economizar.

Você poderá encontrar passagens, hotéis, restaurantes e passeios com descontos se eles forem fechados antecipadamente. Quando negociamos muito perto da data das férias, esses serviços tendem a sair mais caro. Então, planeje-se e não perca a oportunidade de pagar menos pelos lugares que serão visitados.

Ao deixar tudo preparado, você também evita surpresas indesejadas e garante condições para lidar com diferentes situações. É possível, por exemplo, prever a possibilidade de alguém passar mal na viagem ou de o carro apresentar problemas.

Como planejar uma viagem nas férias da família?

Defina seu orçamento

Além de outras questões igualmente relevantes, as finanças são primordiais no planejamento. Afinal, o custo de sua viagem será baseado no dinheiro que tem economizado.

É necessário pesquisar os valores dos lugares que você pretende visitar para saber quanto terá que desembolsar. Portanto, não veja as suas férias como despesas, mas como investimentos que trarão muitos benefícios para a sua saúde.

Em todo caso, é relevante avaliar suas economias para aproveitar ao máximo os dias de descanso, além de explorar novos lugares. Para isso, crie um plano de gastos e comece a preparar sua mais nova aventura. Pense em verificar as passagens, a hospedagem, as opções de alimentação, os passeios e outros gastos extras.

Talvez seja interessante fazer uma checklist, marcando o que já está resolvido e aquilo a ser definido. Faça tudo com seis meses de antecedência, pois, se precisar poupar mais dinheiro, terá tempo hábil para economizar. Nesse caso, você deverá cortar gastos supérfluos para conseguir atingir a meta.

Pesquise muito sobre o lugar

Antes de definir o destino das suas próximas férias, é legal sentar com a família, pedir que cada um proponha um lugar e pesquisar tudo sobre os locais sugeridos. Veja se desejam praia ou montanha, campo ou cidade, calor ou frio — sempre considerando o gosto de todos para que a viagem seja prazerosa.

Depois, façam uma votação democrática, e que vença a maioria. Então, comece a tomar providências: pesquise sobre as atrações do local, os principais restaurantes, as opções de estadia, entre outros detalhes. A partir disso, monte o roteiro para cada dia da viagem, incluindo a forma de deslocamento e o que sairá mais barato entre transporte público ou aluguel de carro.

Procure os valores das passagens aéreas todos os dias

Os amantes das aventuras, como os mochileiros, não costumam deixar nada reservado porque conseguem preços mais baixos nos lugares que visitam. No entanto, eles estão mais sujeitos a imprevistos.

Assim, para ter um passeio divertido e sem problemas com a família, é imprescindível antecipar tudo com planejamento financeiro e boas promoções nas passagens aéreas. Pesquise os valores diariamente até encontrar um que caiba no seu bolso. Se possível, pague à vista, mas considere o custo dos bilhetes e os locais de chegada e de partida.

As companhias oferecem excelentes descontos quando as compras das passagens ocorrem meses antes da viagem. Ao fazer isso, você também poderá marcar os assentos. Outro detalhe é garantir as passagens de conexão, se houver a necessidade.

Reserve o hotel ou pousada

Veja quantas pessoas farão a viagem para organizar a acomodação de todo o grupo. Selecione os hotéis ou as pousadas em que deseja ficar, verifique o que cada local oferece e os valores cobrados para, então, fazer a análise de custo-benefício.

Uma dica é reservar o lugar depois de comprar as passagens. Assim, confira se o check-in pode ser feito antecipadamente, se o café da manhã ou o almoço está incluso e se tem área de lazer — principalmente se você tiver filhos pequenos. Com isso, encontrará o local que considera mais vantajoso.

Quais são os benefícios da viagem em família?

Ter experiências agradáveis

A intimidade proporciona e fortalece os laços em um relacionamento. Por isso, a viagem cria uma cumplicidade e todos podem se divertir juntos, conversar, trocar experiências. É o momento de tirar fotos, descansar e aproveitar cada segundo ao lado do cônjuge e dos filhos.

Nesses locais, as pessoas tendem a se esquecer dos celulares para curtir as atividades e brincadeiras. Tudo ficará guardado na memória como situações especiais, prazerosas e gratificantes.

Conhecer novos lugares

Quando for escolher os destinos, pense que cada período de férias merece uma nova aventura em família. Assim, todos podem conhecer novos lugares, ampliar suas visões de mundo e obter experiências diferentes.

Aproveitar momentos de lazer

Independentemente do local escolhido, o que está buscando com sua família é um momento de lazer e descontração. Uma boa opção é a praia, onde as pessoas ficam relaxadas com a água e o som do mar, podem se divertir na areia, comer alimentos variados e aproveitar as brincadeiras ao ar livre. Também é possível tomar sol em horários prudentes para estimular a vitamina D, pegar um bronzeado e ter mais saúde.

Viu como não é difícil ter tudo definido? Basta saber como planejar uma viagem para que o passeio saia conforme a sua programação. Com o devido preparo, todos vão se divertir e curtir o lazer. Afinal, existe a internet para tirar as nossas dúvidas e trazer as melhores respostas.

Tem mais alguma dica importante? Escreva aqui no post e compartilhe suas experiências!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.