como planejar uma reforma

Como planejar uma reforma de casa sem estourar o orçamento?

Está pensando em como planejar uma reforma para sua casa, mas ainda não sabe como começar? Fique tranquilo, pois neste artigo você encontrará dicas para dar uma repaginada no seu lar sem prejudicar as suas finanças.

Para que isso ocorra, é necessário seguir algumas etapas, evitando problemas extras. É preciso se lembrar de que imprevistos acontecem e que deve haver muita paciência para que as decisões sejam tomadas de maneira acertada.

Vamos conhecer os procedimentos para fazer uma reforma com o mínimo de aborrecimento e economizando dinheiro? Leia a seguir!

Qual a importância do planejamento financeiro?

Primeiramente, é preciso ter um planejamento financeiro para que não entre em dívidas maiores do que os recursos que tem para pagar. Por isso, planejar a reforma é muito importante, pois você deverá saber:

  • Quanto tem de dinheiro para gastar?
  • Quanto vão custar as alterações que deseja fazer na sua casa?
  • Qual o valor disponível para reserva de emergência, caso precise dele?

Não se esqueça de nenhum detalhe relacionado aos custos da obra, assim você evitará surpresas desagradáveis.

Como fazer uma reforma em casa sem estourar o orçamento?

Uma vez que você tenha um planejamento, será mais difícil ocorrer atrasos na reforma ou o custo exceder o valor orçado. Dessa forma, siga as etapas abaixo para que as mudanças saiam conforme seu desejo.

Tenha uma reserva de emergência

Feito o cronograma e os valores da obra, analise sua capacidade de dinheiro para pagar a mão de obra e os materiais. O indicado é ter uma reserva de emergência, pois podem surgir imprevistos que demandem mais gastos do que o previsto.

Inclusive, suas finanças devem estar alinhadas ao andamento da reforma para que nada falte ou atrase. Entregue aos profissionais os materiais pedidos dentro dos prazos solicitados, de forma que possam seguir o cronograma estabelecido para a reforma acabar na data estipulada.

Faça uma estimativa de gastos

Crie uma planilha de custos de reforma ou use um aplicativo para que possa inserir todas as despesas necessárias e os valores de cada uma. Assim, conseguirá ter uma visão geral e realista do quanto gastará com a obra.

Inclua na planilha, também, os pagamentos aos prestadores de serviço, as compras de materiais de construção, valores dos fretes, remoção de entulhos, entre outros. Além disso, acrescente 10% na despesa total para os gastos extras.

Pesquise os preços

Veja quais são os materiais de que precisará na reforma e suas devidas quantidades. Escolha de acordo com a marca e a qualidade. Pesquise, pelo menos, em três lojas de construção para que possa ter um parâmetro dos preços.

Com os orçamentos em mãos, apresente aos profissionais envolvidos para eles ajudarem nos cálculos, antes de realizar a compra, já que cada tipo de material tem unidades de medidas diferentes. Fique atento: pode ser clichê, mas o barato pode sair caro.

Busque descontos com fornecedores

Caso você tenha feito um crédito pessoal para reformar sua casa, estará com dinheiro para fazer os pagamentos à vista. Isso dará margem para conseguir bons descontos nas lojas na hora das compras.

Mesmo que opte por parcelar os materiais, não deixe de pedir um abatimento, pois toda economia é válida. Ainda, avalie as taxas de juros. Faça isso até mesmo com os profissionais que executarão a obra.

Antes de saber como planejar uma reforma de casa, verifique todas as suas dívidas para avaliar se a obra não comprometerá o orçamento mensal e siga as etapas dadas neste artigo. Logo, evitará um endividamento.

O post foi útil para você? Então, curta nossas páginas no Facebook e no instagram e tenha acesso a mais artigos relevantes como este.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.