como parar de gastar dinheiro com comida

Como parar de gastar dinheiro com comida?

Quando o assunto é alimentação, muitas pessoas acham um pecado ficar medindo os gastos. Mas a gente sabe o valor da saúde, tanto do corpo quanto das finanças. Por isso, não tenha dúvidas de que é importante, sim, aprender como parar de gastar dinheiro com comida.

Afinal, mesmo uma necessidade fundamental pode ser atendida com alternativas mais econômicas. Especialmente se você tem o hábito de pedir refeições, encaixar a alimentação confortavelmente no seu salário pode ser um verdadeiro desafio.

Mas esse problema está prestes a acabar. Neste artigo, você vai descobrir como garantir uma dieta saudável economizando tempo e dinheiro. E aí, quer aprender como comer bem pagando pouco? Continue a leitura!

Como parar de gastar dinheiro com comida?

Para reduzir os gastos com a alimentação, tudo o que você precisa é de um pouco de disposição e uma leve reconfiguração da sua rotina. 

Assim, uma vez que tiver consolidado novos hábitos, além de desafogar seu orçamento pessoal, ainda vai ter tempo de sobra para fazer o que mais gosta. Duvida? Então, confira as dicas a seguir.

Faça um planejamento mensal

Sua economia começa quando você decide se organizar. Afinal, o objetivo de qualquer planejamento é trazer mais clareza sobre o que fazer. Desse modo, não há necessidade de gastar energia improvisando o que você pode facilitar a partir de um programa simples e replicável.

Por isso, além de um orçamento pessoal para te ajudar a selecionar produtos que cabem no seu bolso, vale a pena planejar toda a sua alimentação para o mês. 

Você pode separar sua dieta por semana e, se quiser garantir máximo rigor, até medir o seu consumo de calorias. Quem sabe isso não serve de estímulo, inclusive, para manter uma rotina de exercícios físicos e deixar o corpo do jeito que você deseja?

Prepare o que puder de uma vez

Com um planejamento bem desenhado, com certeza você já vai alcançar maior controle das contas de casa. Agora, como aumentar sua eficiência e liberar mais tempo da rotina doméstica? Muito simples: prepare tudo o que puder de uma só vez.

Convenhamos, exceto quando existe aquela vontade de preparar uma receita diferente, ter que cozinhar e lavar louça todo dia é muito chato. Portanto, se você preparar o máximo que puder, seu trabalho será reduzido drasticamente.

Uma alternativa inteligente é congelar os alimentos para facilitar o preparo. Além disso, com o planejamento mensal que você desenvolveu, fica muito mais fácil deixar porções prontas para as suas refeições. Sua tarefa será praticamente esquentar, comer e lavar uma pequena louça.

Faça compras no atacado

Repare que quase toda sua economia é resultado de um planejamento inteligente. Pela mesma razão, na hora em que você for comprar seus alimentos, uma quantia significativa de dinheiro pode ser poupada graças a uma lista exata do que precisa para o mês.

Dependendo da validade dos alimentos, você pode projetar mais de um mês e comprar tudo no atacado. O gasto imediato será maior, mas proporcionalmente a uma rotina de compras regulares, sua economia vai revelar toda a vantagem dos seus esforços

Aliás, essa é mais uma razão para manter a documentação das suas finanças. Dessa forma, sempre vai saber exatamente como você gasta seu dinheiro — e quanta economia consegue assegurar.

Não compre sem necessidade

Se você quer mesmo descobrir como parar de gastar dinheiro com comida, é fundamental que evite comprar sem necessidade. Mesmo assim, como esse é um desafio para muitas pessoas, vale a pena reforçar o óbvio.

Quando surgir o desejo de violar seu planejamento, procure se lembrar por que você decidiu adotar uma nova rotina doméstica e financeira em relação a sua alimentação. Se mesmo assim bater um desânimo no meio do caminho, a última dica dessa lista talvez possa te ajudar a descobrir as vantagens de manter a disciplina. 

Prepare suas refeições em casa

Se você seguir o planejamento com dedicação, sua rotina alimentar já vai estar muito bem orientada. Isso é suficiente para eliminar os altos gastos com restaurantes e pedidos de comida por telefone ou aplicativo.

No entanto, mesmo com uma rotina saudável e econômica como essa, é legal variar de vez em quando. Nesses casos, em vez de sair para jantar em um restaurante, considere preparar uma receita gostosa em casa.

Aqui, já não estamos falando só de custo-benefício. Afinal, além de pagar pouco, o que se ganha por viver a intimidade do lar, principalmente com alguém especial, não é simples economia, é riqueza de verdade!

Leve seu almoço para o trabalho

Suas refeições já estão prontas, na porção exata do que você precisa para manter uma dieta saudável e saborosa? Então, ainda que você não trabalhe em home office, é muito fácil manter a disciplina, mesmo no seu local de trabalho.

Na verdade, não há nenhuma diferença, e isso vale para qualquer outro ambiente em que você se sinta confortável para levar sua própria comida. 

Evite deixar cartões de crédito salvos em aplicativos de entrega

Essa dica pode parecer simples, mas seu efeito na economia é real, por uma simples razão: todo hábito depende de gatilhos, conforme Charles Duhigg revela em seu best-seller O Poder do Hábito.

Portanto, qualquer coisa que interrompa esses gatilhos é suficiente para facilitar a transformação dessas programações. Então, não deixe seus cartões salvos nos aplicativos de entrega.

Assim, quando você quiser pedir algo pelo app, terá ao menos o trabalho de colocar todos os dados novamente. Isso vai permitir pensar duas vezes, o que com certeza fará toda a diferença. Ponha à prova!

Premie-se de vez em quando

Finalmente, depois de ter feito todo o esforço para construir um condicionamento mais saudável e econômico, o resultado indiscutível vai aparecer no seu orçamento mensal. Por isso, premie-se! 

Não apenas por justo mérito, mas já está mais do que provado que o cérebro trabalha bem com recompensas. Além do mais, essa pode ser uma ótima estratégia para satisfazer a necessidade de fugir da rotina sem comprometer seu planejamento.

Agora, não há mais desculpas. Com essas dicas, você tem plenas capacidades de economizar muito com a sua alimentação e ainda garantir um estilo de vida mais saudável. Mas não se esqueça: não pode faltar ação nem disposição.

Gostou de aprender como parar de gastar dinheiro com comida? O próximo passo é levar essas estratégias aos seus amigos e conhecidos. Então, espalhe a mensagem compartilhando este artigo nas suas redes sociais!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.