como juntar dinheiro para viajar para o exterior

Afinal, como juntar dinheiro para viajar para o exterior?

Viajar é uma das melhores coisas que podemos fazer na vida, ainda mais quando é para outro país! Conhecer lugares novos, entrar em contato com culturas diferentes, apreciar belas paisagens e desfrutar de culinárias inusitadas enriquecem muito nossa forma de ver o mundo e deixam lembranças inesquecíveis na memória. A vontade de conhecer outros países é grande e compartilhada por inúmeras pessoas, entretanto nem sempre é fácil organizar esse passeio.

Além de pensar para onde ir e quais atrações aproveitar, é fundamental traçar determinadas estratégias para conseguir viajar para o exterior sem passar problemas com dinheiro — e nem sempre isso é uma tarefa tranquila. Por isso, desenvolvemos este artigo. Nele daremos dicas e informações para explicar como juntar dinheiro para viajar para o exterior. Acompanhe e entenda como transformar seus sonhos em realidade!

Organize sua vida financeira

Essa é uma dica valiosa que serve para todo mundo, principalmente para quem pretende se organizar para viajar. Ter controle sobre sua vida financeira significa compreender qual sua renda, quais são seus gastos e como você pode traçar estratégias dentro de sua realidade para poder alcançar seus objetivos. Nesse sentido, uma dica valiosa é aprender sobre educação financeira e a importância dela para sua vida. Quanto mais você dominar suas finanças, mais fácil será atingir suas metas.

Planeje bastante a viagem

Antes de sair viajando por aí, é importante entender como será a sua viagem. Por isso, pesquise sobre os locais que pretende conhecer. Busque informações a respeito dos principais destinos, procure relatos de outras pessoas que foram para onde deseja ir, leia livros que contêm a respeito do local, assista a programas de TV, vídeos na internet etc.

Em termos econômicos, pesquisar sobre os preços dos principais serviços que pretende utilizar durante a viagem é fundamental. Você utilizará transporte público ou privado? Pretende ficar em hotéis ou albergues? A ideia é comer em restaurantes, fazer sua própria comida ou um pouco dos dois? Ter uma boa noção de todas essas informações é importante, pois o valor necessário para realizar a viagem será diferente de acordo com o tipo de atividade que você pretende fazer.

Poupe seu dinheiro de maneira regular e com antecedência

Essa dica deve ser seguida mesmo que você ainda não saiba para onde quer ir. Quem gosta de viajar sabe que existem inúmeros lugares para conhecer, então ter um dinheiro guardado é sempre bom caso apareça uma boa oportunidade de viajar. Para conseguir economizar, mais importante do que ganhar muito dinheiro, é saber economizar e investir uma quantia do dinheiro que você ganha. Lembre-se que também é possível investir com pouco dinheiro.

Organize suas finanças para ter controle sobre o que ganha e o que gasta. Percebendo qual sua realidade financeira, estabeleça metas para poupar mensalmente. Caso existam folgas em seu orçamento, considere criar o compromisso de investir parte dessa quantia em seu planejamento futuro. Tornar a poupança um hábito é uma das melhores formas de juntar dinheiro para viajar para o exterior.

Procure maneiras de economizar dinheiro

Muitas pessoas têm muita vontade de viajar, mas não realizam esse desejo porque não conseguem economizar dinheiro. Caso você perceba que seu orçamento não fornece folgas, que todo o dinheiro do mês é utilizado para pagar contas, é necessário estudar seu orçamento para encontrar meios de economizar. Nesse sentido, listar aquilo que você gasta é um primeiro passo para começar a poupar.

Procure anotar todos os dias os seus gastos, para que ao final do mês você consiga visualizar para onde vai todo seu dinheiro. Tendo essa informação em mãos, divida os gastos em “necessários” e “supérfluos”. Talvez seja necessário abrir mão de algumas “regalias” como serviços de streaming, planos de telefonia pós-pagos ou aquela ida a um restaurante mais caro. Também é válido fazer um empréstimo, caso as condições sejam adequadas às suas necessidades e possibilidades.

Mantenha o foco em seu objetivo

Essa dica serve para auxiliar na dica anterior. Se você deseja viajar para o exterior é porque sabe o quanto essa experiência é enriquecedora e gratificante. Por isso, crie métodos para lembrar de seu objetivo. Anote por quais motivos quer fazer essa viagem, o que pretende conhecer e aprender ao longo dela, quais foram as pessoas, filmes, imagens e demais relatos que inspiraram você a estabelecer esse sonho.

É importante fazer isso, pois em muitos momentos a viagem será uma meta de médio ou longo prazo. Ao longo desse tempo é comum pensar em desistir e desanimar. Por isso é fundamental criar mecanismos que permitam que você mantenha o foco em sua meta e acredite que vale a pena cada esforço que está fazendo. Pode parecer que não, mas anotar suas vontades em um papel funciona muito bem para dar aquela força nos momentos de desânimo.

Fique atento ao câmbio e às passagens

Por último, mas não menos importante, duas dicas em uma só. Se você quer viajar para o exterior, provavelmente fará essa viagem de avião. Além disso, você precisará lidar com moeda estrangeira. É importante manter atenção, pois tanto o valor das passagens quanto a cotação das moedas variam com o tempo. Por tanto, procure sempre informações sobre esses dois fatores.

Geralmente, quanto antes você procurar as passagens aéreas, melhor será, pois o valor fica mais alto de acordo com a proximidade do voo. Outro ponto importante é utilizar aplicativos de viagens e também frequentar sites especializados, pois em muitos momentos surgem promoções e aproveitá-las pode tornar a viagem muito mais barata.

Já com relação ao câmbio, nem sempre comprar antecipadamente é a melhor opção, mas não existe regra sobre quando haverá a melhor cotação. O ideal é sempre ficar por dentro das informações e perspectivas do mercado para encontrar o momento mais adequado para comprar a moeda estrangeira. Lembre-se, aproveitar as promoções de passagens e do câmbio baixo só será possível se você já tiver o hábito de poupar seu dinheiro.

Fazer uma viagem internacional é possível e, sem dúvida, vale muito a pena. Contudo, nem sempre é fácil saber como juntar dinheiro para viajar para o exterior. Por isso é importante seguir as dicas que demos neste artigo. Além disso, você pode contar com a VIACERTA Financiadora para realizar esse sonho. Com mais de 50 anos de experiência e mais de 400 colaboradores treinados para te ajudar no que for preciso, temos as soluções que você precisa!

Quer saber mais sobre como pensar estratégias para realizar sua viagem internacional e de que forma podemos ajudar você? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atender suas necessidades!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.