como gastar dinheiro com sabedoria

Afinal, como gastar dinheiro com sabedoria?

Saber lidar com o nosso dinheiro é um dos conhecimentos mais importantes que podemos adquirir. Diversas pessoas acreditam que não ganham o suficiente para ter uma vida tranquila e poder alcançar seus objetivos. Contudo, na maior parte das vezes, o problema está menos no valor da renda e mais na forma como os gastos e investimentos são feitos.

Para poder realizar objetivos financeiros, como fazer viagens internacionais ou garantir uma aposentadoria, mais importante do que ter uma alta renda, é saber como gastar dinheiro com sabedoria. Pensando nisso, elaboramos este artigo a respeito das melhores dicas de como lidar com seu dinheiro de forma inteligente. Você perceberá que, com pequenas atitudes, sua vida financeira poderá ser totalmente transformada. Acompanhe!

Entenda a diferença entre usar e gastar dinheiro

Sempre que você faz uma compra, seu dinheiro está sendo gasto? Talvez, em um primeiro momento, pode parecer que a resposta mais óbvia para essa pergunta seja “sim”. Contudo, é necessário aprofundar um pouco mais a questão. Existem diversas formas de lidar com o dinheiro, em determinados momentos, podemos dizer que esse dinheiro foi utilizado, mas em outros dizemos que ele foi gasto. Pode parecer um detalhe, mas compreender essa diferença é bastante importante.

Quando compramos alguma coisa muito supérflua, que não acrescenta nada em nossas vidas, isso significa que estamos simplesmente gastando o dinheiro. Ou seja, aqueles valores, conquistados com muita luta, foram simplesmente desperdiçados.

Já no momento em que compramos bens e serviços que acrescentam em nosso crescimento — como um curso de finanças e empreendimento, equipamentos para aprimorar a gestão financeira, ou até mesmo uma viagem que permite novos conhecimentos —, estamos utilizando o dinheiro, ele está sendo útil para nossa vida. Essa é uma forma de investimento, não de desperdício.

Assim, compreender como fazer uso e não apenas gastar aquilo que você ganha é o primeiro passo para ter tranquilidade com suas economias e sucesso em seus objetivos financeiros. Lembre-se: o dinheiro é uma ferramenta, cabe a cada um de nós saber como tirar o melhor proveito possível dele.

Identifique quais despesas são essenciais e necessárias

Depois de compreender a diferença entre fazer uso do dinheiro e apenas gastá-lo, é importante identificar, dentro de suas despesas, quais delas são indispensáveis e quais podem ser deixadas de lado. É importante colocar isso no papel. Com um bloco de anotações ou uma planilha no computador, anote todas as suas despesas e depois separe em dois blocos: “essenciais” e “supérfluos”.

Contas de água, luz, telefone, internet, moradia, combustível e mercado são despesas necessárias no dia a dia, por exemplo. Contudo, certos gastos com lazer podem ser repensados. Isso não significa abrir mão de seus momentos de descanso e distração (até porque essas também são atividades necessárias para o bem-estar), mas procurar perceber se dentro desses momentos não existem certos exageros e extravagâncias que podem ser substituídos por atividades mais econômicas.

Faça o controle de seus gastos

Para além de compreender quais gastos são essenciais e quais podem ser substituídos, é importante ter clareza a respeito do valor deles, bem como de qual a frequência com que eles ocorrem. Comece registrando os gastos diários, para compreender em quais locais você está gastando mais do que deveria. Adotar o hábito de anotar diariamente para onde foi seu dinheiro é uma ótima forma de, no final do mês, perceber em que você poderia ter economizado e quais atitudes precisam ser mudadas.

Prefira fazer compras à vista

Uma das grandes causas do descontrole financeiro é a compra em prestações. Compras a prazo às vezes são uma excelente opção. Contudo, várias parcelas de pequenos valores, no final das contas, podem ser um grande problema para a saúde financeira, pois é muito fácil perder o controle e fazer diversas dívidas que, ao longo do tempo, vão acumulando.

Por isso, optar por compras à vista é um dos segredos de como gastar dinheiro com sabedoria. Evitar o cartão de crédito e preferir gastar apenas o dinheiro que você já tem pode fazer muita diferença. Outro ponto importante também é que, comprando no débito ou mesmo com dinheiro vivo, você tem grandes chances de conseguir descontos. Ou seja, além de evitar o acúmulo de diversas parcelas e juros, você ainda consegue preços melhores.

Pense duas vezes antes de comprar

Perceber quais de suas compras podem ser evitadas não é ser mesquinho com dinheiro, muito pelo contrário, é dar valor àquilo que você conquistou, que é fruto de trabalho. Leve seu dinheiro a sério, entenda que ele não veio de forma fácil e, justamente por isso, precisa ser cuidadosamente utilizado. Por isso, preste atenção se você tem feito compras por impulso ou se realmente precisa (e pode) realizar aquela compra.

É importante entender que o consumo não é um problema. O ser humano precisa consumir para satisfazer suas necessidades, isso é natural. Mas é importante prestar atenção naquilo que você tem consumido. Será que aquela roupa ou aquele item de primeira linha realmente eram necessários ou será que era possível encontrar alternativas mais baratas? São questionamentos importantes de serem feitos antes de sair gastando por aí.

Estude finanças

Outro ponto importante para aprender a utilizar suas finanças de forma inteligente é procurar estudar sobre finanças sempre que possível. Isso não significa que você, necessariamente, precisa compreender todas as variações da bolsa de valores e ler todos os portais de notícias econômicas do país. No entanto, buscar compreender como funcionam os investimentos e quais produtos e serviços financeiros existem é uma forma de aprender a lidar melhor com seu dinheiro.

Existem inúmeras informações e práticas de educação financeira que fazem toda a diferença para a boa gestão das economias pessoais. Mesmo quem tem pouco dinheiro para investir pode fazer bom proveito dos produtos financeiros e alcançar objetivos, seja no curto, médio ou longo prazo. Lembre-se, o conhecimento é a melhor ferramenta que temos. Por isso, estudar sobre finanças com frequência é uma das melhores formas de aprender a lidar melhor com seu dinheiro.

O dinheiro é uma ferramenta incrível. Contudo, ele pode ser simplesmente desperdiçado ou utilizado para fazer grandes transformações na vida das pessoas. Como você pôde notar ao longo do artigo, entender como gastar dinheiro com sabedoria é fundamental para evitar problemas e alcançar sonhos. Por meio de pequenas práticas, é possível mudar a vida financeira e conseguir muito mais tranquilidade econômica. Portanto, siga nossas dicas e corra atrás de seus objetivos!

Gostou das dicas que demos para controlar melhor seus gastos? Para ter acesso a mais conteúdos como este, curta nosso perfil no Facebook. Tenho certeza de que nossos conteúdos serão de grande utilidade!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.