como fazer um empréstimo pessoal

Descubra como fazer um empréstimo pessoal agora mesmo

Se você está precisando de um dinheiro extra, seja para lidar com as suas dívidas, seja para fazer uma aquisição, já deve ter se perguntado como fazer um empréstimo pessoal.

No entanto, com as diversas opções disponíveis de crédito pessoal, é preciso ter cuidado na hora de pedir o seu. Afinal, existem questões como o valor concedido, o número de parcelas e os juros que fazem toda a diferença na hora de decidir se essa escolha vale a pena.

Além disso, diferentemente de concessões mais imediatas, como o cartão de crédito ou o cheque especial, esse é um tipo que exige do interessado alguns requisitos, como ter um bom histórico de pagamentos.

Se você está interessado ou precisando fazer um empréstimo pessoal, vamos explicar como você pode solicitar o seu. Entenda!

Quando fazer um empréstimo pessoal?

De maneira geral, esse crédito pode ser uma ótima alternativa para quem precisa pagar dívidas ou necessita de dinheiro urgente e não sabe a quem recorrer. Suas vantagens estão relacionadas às taxas de juros, que costumam ser bem mais baixas que as do cartão de crédito ou do cheque especial, e à liberação de uma quantia maior de crédito.

Logo, ele pode servir não só para as situações mencionadas, como para outros objetivos: viagens, reformas, estudos, quitação de empréstimos mais caros, pagamento de cartão de crédito, imprevistos com a saúde etc.

Como fazer um empréstimo pessoal?

Aqui, vamos apresentar quais são os principais passos para fazer um empréstimo. Confira!

Conheça as possibilidades

Dois tipos de instituições fornecem esse crédito: bancos e financeiras. O primeiro caso são as organizações privadas tradicionais, que oferecem serviços financeiros como conta-corrente, empréstimo, cartão de crédito, investimentos etc. Elas tendem a ter uma maior burocracia para conceder o crédito.

O segundo também são instituições privadas, porém, que não são tão abrangentes em termos de serviços. Geralmente, elas oferecem apenas empréstimos e outras formas de crédito.

Faça uma simulação

Você provavelmente encontrará diferentes instituições que disponibilizam o empréstimo pessoal. Pela quantidade, não é incomum que haja dúvidas a respeito de qual escolher.

Contudo, um recurso sempre disponibilizado para ter mais informações sobre a operação é a simulação. Esse será o momento para fazê-la e ter uma estimativa sobre os valores, tanto das parcelas quanto dos juros que poderão influenciar na quantia final.

Dessa forma, você evita escolher a primeira alternativa que aparece. Aliás, uma boa dica é não se deixar levar por ofertas muito baratas. Olhe os antecedentes e veja quem já pediu um empréstimo na instituição para não acabar sendo roubado.

Escolha a melhor opção para você

Assim que você fez a simulação e viu os antecedentes das financeiras, é hora de escolher a melhor opção. Lembre-se de que, mesmo que queira muito o dinheiro, é fundamental ter bastante cuidado para não decidir apenas por causa de parcelas mais baratas.

Os juros têm bastante influência e podem ser cruciais para a quantia final, fazendo o cliente pagar mais, por exemplo. Também não veja só a rapidez em disponibilizar o dinheiro ou a facilidade com que a empresa analisa a sua situação.

Envie os documentos

Assim que você fez a escolha, é a hora de enviar os documentos. O fornecimento dessas informações será fundamental para a instituição liberar ou não o empréstimo. É aqui que a empresa analisa o seu comportamento financeiro.

Fique de olho porque não há exatamente um padrão do que será pedido, afinal, cada empresa tem suas condições. No entanto, pode ser exigido:

  • RG e CPF;
  • comprovante de endereço de até 3 meses;
  • apresentação dos holerites, se estiver trabalhando;
  • autônomos ou empresários precisam mostrar os extratos.

Espere a análise de crédito

Assim que você enviar seus documentos, o processo de análise de crédito terá início. A instituição fará uma avaliação de seu histórico como credor, da sua situação atual, da forma de pagamento e do valor pedido.

Dependendo da empresa, esse é um momento que pode demorar horas ou dias até que o crédito seja liberado. É uma etapa importante, já que, se for aprovado, o cliente recebe o contrato com tudo o que foi acordado no momento da negociação.

Observe as condições de pagamento

Além do valor da parcela e dos juros, existem outras taxas que podem influenciar no total. Nesse sentido, podemos dar destaque ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que costuma ser incluído na soma.

Por isso, é sempre bom estar atento ao Custo Efetivo Total (CET) que tem essas informações. Alguns podem até incluir o pagamento do seguro prestamista para casos de falecimento.

Qual é a importância do score de crédito?

Como falamos, o comportamento do cliente é um termômetro para as empresas. É sabendo se ele paga ou não suas contas em dia que a financeira poderá ter a certeza de que ele honrará com seu débito. Contudo, há uma pontuação disponibilizada pelas operadoras de análise de crédito que demonstra se o cliente é ou não um bom pagador.

Chamada de score, essa medida vai de 0 a 1000 e mostra se o consumidor é ou não uma pessoa que mantém seus débitos em dia. Quanto mais alto o score, melhor ele é, ou seja, mais chances de a empresa conceder o dinheiro.

Sendo assim, procurar ter um score de crédito alto é fundamental para conseguir ser aprovado em pedidos de empréstimo. Inclusive, isso é importante para os bancos digitais aprovarem o cartão de crédito.

Por isso, é preciso ter determinados comportamentos para manter essa pontuação sempre alta: ter conta-corrente, não pedir muitos empréstimos, não ter vários cartões de crédito, não atrasar pagamentos de contas, entre outros.

Chegamos ao fim do texto sobre como fazer um empréstimo pessoal. Você viu que as etapas para pedir esse tipo de crédito são bem simples. Porém, queremos destacar a importância de pesquisar o máximo de opções disponíveis, controlar gastos para aumentar o score de crédito e sempre fazer simulações para escolher a mais adequada às suas condições de pagamento.

Gostou do nosso artigo sobre como fazer um empréstimo pessoal? Então, continue aprendendo. Acesse agora o post sobre a importância do controle das finanças pessoais!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

    Avatar

    Empréstimo pessoal

      Olá, Cilas! Vamos te explicar sobre o nosso crédito pessoal, para que você possa avaliar as vantagens! Por favor, nos chame no whatsapp número 55996178017, ou deixe o seu número aqui para entrarmos em contato!

        Muito bom

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.