como economizar dinheiro todo mês

7 dicas infalíveis de como economizar dinheiro todo mês

Saber como economizar dinheiro todo mês não deveria ser uma tarefa complicada. Entretanto, muitas pessoas tentam e tentam guardar e esbarram na mesma dificuldade: o prazo. Isso porque a ideia de economizar está ligada a uma decisão, e não exatamente a implementar um hábito.

Logo, mesmo que a pessoa consiga preservar uma parte do seu salário em um mês, há grandes chances de que ela fracasse nos outros meses, justamente por não entender essa dinâmica.

Por isso, neste texto, mostraremos de que forma você pode adquirir o hábito de economizar dinheiro mensalmente. Confira!

1. Registre todos os seus gastos

Esse é o primeiro passo para começar a ter um melhor controle sobre os seus gastos. E vamos ser sinceros: é difícil saber o que cortar, se você não souber de que forma o seu dinheiro é usado, não é? Por isso, essa é uma dica quase padrão para quem quer começar a economizar.

Aqui, não há segredos, pegue uma folha de papel, use planilhas ou até um aplicativo de celular e comece a registrar os seus gastos. Procure separá-los de acordo com a prioridade, isto é, custos fixos (fundamentais para a sua vida) e variáveis (dispensáveis). Dessa forma, será mais fácil saber o que é que precisará ser cortado.

2. Saia do piloto automático

Geralmente, maus hábitos com os gastos têm uma relação direta com a falta de atenção, com se deixar levar e não perceber como se gasta — o famoso agir por impulso. Esse tipo de atitude é bem mais comum do que parece, mas por sorte pode ser contornada.

Alguns pontos precisam ser esclarecidos em relação a essa vontade de comprar descontroladamente. Entenda que a própria publicidade de produtos e serviços é cheia de gatilhos mentais para que você sinta essa necessidade, então é preciso se preparar. Quer saber de que forma?

Para evitar o excesso, você terá que trabalhar o seu autocontrole. Caso encontre uma compra imperdível, tente se segurar. Espere uma semana ou um mês, se ainda for do seu interesse, então compre. Aguardar um tempo é uma ótima forma de analisar se há realmente uma necessidade por trás do seu desejo.

3. Reajuste o seu padrão de vida

Alguns padrões de vida estão totalmente relacionados com gastar mais do que se ganha. É claro que essa atitude para alguém que está querendo começar a economizar é terrível. Por isso, se esse for o seu caso, essa é mais uma modificação que você precisa fazer.

É hora de olhar para o seu comportamento: você sai muito? Costuma contratar serviços que só usa uma vez? Tudo isso está relacionado com uma ideia de vida que, para guardar mais dinheiro, você terá que evitar. Você realmente precisará olhar para o seu dinheiro com mais responsabilidade, talvez, até fazer algumas substituições para ter sucesso nessa mudança.

4. Comece a poupar

Isso parece meio óbvio, mas é preciso deixar bem claro que, aqui, poupar não será uma tarefa tão simples. A ideia é que, com toda a informação que adquiriu, você saiba o quanto resta toda vez que paga as suas contas. Além disso, o quanto pode cortar dos gastos superficiais sem alterar muito o seu estilo de vida. Com esses dados, é hora de definir qual quantia poderá separar por mês. 

O objetivo é que esse valor nunca seja tocado. Você pode colocar numa poupança ou fazer um investimento, mas assim que o separar, deve estar claro que ele é para guardar. Por fim, tenha constância, nada de juntar uma quantia em um mês e passar seis meses sem poupar nada.

5. Desafie-se com metas possíveis

As metas são uma ótima maneira de se manter motivado e de não perder o foco em seu objetivo. Você não precisa estipular algo muito difícil, mas é preciso que exista algum desafio.

Por exemplo, você pode começar com coisas pequenas, como “este mês vou guardar R$200”. À medida que forem passando os meses e você perceber que isso está cada vez mais fácil, procure aumentar esse valor, quem sabe até definir que a cada vez guardará R$100 a mais.  

6. Adquira visão de longo prazo

Ter uma visão de longo prazo sobre o seu novo hábito de economizar pode te ajudar muito a ter mais motivação para tornar isso parte da sua rotina. O intuito é que você pense que esse dinheiro que pretende guardar não será para uso imediato, mas sim para o futuro. Talvez fazer uma grande compra, como uma casa ou um carro. Quem sabe juntar para a sua aposentadoria?

Essa visão de longo prazo não só te ajudará a estar mais alinhado com seus objetivos, mas também te impedirá de gastar à toa no presente. Muitas vezes, você verá a oportunidade de gastar, mas evitará comprar algo justamente porque saberá que o valor poderá ser usado para algo melhor no futuro.

7. Faça investimentos

Por fim, essa é uma dica para não deixar o seu dinheiro parado, a fim de que ele possa se multiplicar. Investimentos não são um bicho de sete cabeças e funcionam como uma parte importante para qualquer pessoa que queira ter uma vida financeira melhor.

A dica é procurar informações sobre as possibilidades de investimentos. Existem muitos sites e conteúdos para entender melhor como funciona. Portais especializados, como Infomoney e Valor, têm informações que podem ajudá-lo a começar a aplicar.

A verdade é que, no momento de desenvolver o hábito de poupar, talvez seja bem difícil ter sucesso na primeira tentativa. Além de todas as tentações, é preciso mudar, às vezes, padrões de comportamento já muito bem estruturados. Porém, a dica principal para quem quer aprender como economizar dinheiro todo mês é não desistir. Identifique suas escorregadas e as corrija com paciência e foco.

Além disso, não se esqueça das dicas que mostramos aqui: saiba como você gasta, defina metas, reajuste o seu padrão de vida e fique atento para não usar o seu dinheiro no piloto automático. Com isso, temos certeza de que você terá o que é necessário para adquirir esse hábito.

Gostou do nosso texto? Então, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.