como economizar com plano de saúde

Afinal, como economizar com plano de saúde?

Todo mundo quer ter uma vida saudável e garantir seu bem-estar. Nesse sentido, uma das formas mais comuns de investir em qualidade de vida é contratando um plano de saúde. Embora a saúde pública tenha avançado muito e seja referência mundial, em muitos momentos não é possível contar apenas com ela. Dessa forma, por diversas vezes é necessário recorrer à saúde privada.

Pagar por consultas e exames particulares pode sair muito caro, por isso, contar com um plano de saúde é uma excelente opção. Mas de nada adianta se você tiver que gastar muito com o próprio plano, não é mesmo?

Felizmente existem maneiras de economizar com plano de saúde. É justamente sobre isso que vamos conversar neste artigo. Continue a leitura para entender como economizar com sua saúde!

Não tenha preguiça de pesquisar com as operadoras

Antes de mais nada, é importante pesquisar bastante sobre as diversas operadoras de planos e quais serviços, e pacotes elas oferecem. Lembre-se que você está cuidando de sua saúde e, por isso, investir seu tempo para encontrar o serviço que seja mais adequado às suas necessidades, com certeza, valerá a pena. É válido notar que existem diversas formas de fazer essa pesquisa.

O jeito mais comum de procurar por produtos e serviços é utilizar a internet. É importante vasculhar os sites oficiais, analisar quais os pacotes que estão expostos e até mesmo anotar para poder fazer comparações.

Contudo, não se restrinja apenas aos sites oficiais. Busque por portais de opiniões, como o Reclame Aqui, para saber o que outras pessoas têm a dizer sobre os serviços contratados. Além disso, a velha e boa conversa com amigos pode ser essencial para saber da experiência de pessoas que você confia.

Defina quais serviços são essenciais para você

Quando o assunto é saber como economizar com plano de saúde, é importante estipular exatamente quais são os serviços que você não pode dispensar. Dessa forma, será possível investir apenas naquilo que é necessário, evitando gastos desnecessários e descontrole financeiro.

Homens, por exemplo, não precisam contar com um plano que cobre obstetrícia. Além disso, muitos planos oferecem pacotes que contam com auxílio internacional. Se você não viaja muito para o exterior, não faz sentido contratar esse tipo de função.

Saber quais são suas necessidades de saúde nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes, com o intuito de economizar, você pode deixar de lado os serviços que são essenciais. Portanto, tome cuidado. Uma forma de facilitar a percepção do que é necessário e o que é dispensável é perguntar a si mesmo questões como:

  • quais hospitais você costuma frequentar;
  • tem alguma condição que necessita de acompanhamento;
  • com qual frequência costuma ir ao médico;
  • se seu plano precisa que sejam incluídos dependentes;
  • caso tenha dependentes, se algum deles precisa de acompanhamento especial;
  • o quanto viaja e se existe a necessidade de assistência em outros países.

É importante considerar essas questões porque não adianta economizar na hora de contratar um plano de saúde se as condições não cobrirem suas necessidades. Lembre-se que, antes de mais nada, é importante que o plano supra suas demandas.

Considere contratar o plano de saúde com seu CNPJ

No caso de pessoas que têm empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, é possível utilizar do CNPJ da empresa para contratar seu plano de saúde. Nesses casos, é comum que os planos contem com uma série de vantagens como, por exemplo, ter acesso às parcelas mais acessíveis.

De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde), quem é MEI pode conseguir planos que custam cerca de 50% a menos do que os planos individuais mais comuns no mercado. Essa é uma grande vantagem apresentada para portadores de CNPJ.

Leve em conta os detalhes que podem encarecer ou baratear seu plano de saúde

Na hora de decidir os detalhes da contratação, cada escolha pode fazer uma grande diferença no valor final. Um quarto privado, por exemplo, fará com que o preço do pacote seja mais caro em relação à opção de quarto compartilhado.

Contudo, em planos assim é importante considerar o quanto você utiliza o serviço, pois geralmente é necessário contribuir com uma certa porcentagem das consultas. A seguir, listamos alguns dos pontos que mais influenciam direta ou indiretamente no preço do pacote:

  • modalidade do plano: a depender do tipo de pacote escolhido, se é individual, de adesão ou empresarial, o valor é bastante alterado. Como apontado anteriormente, o empresarial apresenta grandes vantagens;
  • nível da cobertura: planos internacionais são mais caros que nacionais ou regionais — lembre-se de considerar suas atividades cotidianas. Um plano regional será o mais barato, mas pode ser prejudicial se você viaja muito para outras regiões.
  • plano ambulatorial ou hospitalar: optar por um plano ambulatorial garante a cobertura em consultas, exames e demais procedimentos realizados em ambulatórios, clínicas e consultórios. Já o plano hospitalar garante internação, medicamentos e demais exames, e procedimentos necessários em internação.

Pergunte tudo o que precisa saber

Na hora de contratar o plano de saúde, não tenha medo ou vergonha de tirar suas dúvidas sobre os serviços que serão ou não incluídos. Informe-se sobre a liberação de exames, envio de boletos, possibilidade de reembolso, redes e hospitais credenciados etc.

Esclareça suas dúvidas sobre período de carência, pois existe um certo tempo entre a contratação e a possibilidade de uso do serviço. Você também pode simular a utilização do plano para saber exatamente como agir em quais situações e perceber se o serviço que deseja de fato cobre suas necessidades.

Contratar os produtos e serviços de planos de saúde é uma excelente forma de cuidar de si e daqueles que você ama, garantindo bem-estar para você e sua família.

Como foi possível notar ao longo deste artigo, é importante saber como economizar com plano de saúde para evitar gastos desnecessários. Por tanto, siga nossas dicas, preste atenção em quais são suas necessidades, condições e escolha seu plano com sabedoria. Além disso, lembre-se, com saúde não se brinca, e você pode contar sempre com a VIACERTA para ficar em dia com suas contas e manter seu plano!

Gostou das nossas dicas para poder cuidar de sua saúde de forma barata? Para saber como a VIACERTA pode ajudar você nessa tarefa, entre em contato conosco! Com certeza temos a solução que você precisa!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.