como desenvolver autocontrole

Como desenvolver o autocontrole na hora de fazer compras?

O mês começou e você agora tem dinheiro no bolso. O que fazer? Correr para as compras, ou segurar o impulso? Quem administra seu próprio dinheiro sabe que nem sempre é fácil controlar a vontade de consumir. Comprar é uma atividade bastante prazerosa e gratificante, contudo, essa sensação boa pode acabar se transformando em uma grande dor de cabeça caso seja descontrolada.

Como aponta a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 41% dos brasileiros que compram por impulso estão inadimplentes. Ou seja, o impulso por compras é um dos grandes vilões que levam as pessoas ao descontrole de suas finanças.

Por conta disso, saber como desenvolver autocontrole é fundamental para ter tranquilidade econômica e evitar endividamentos. Continue a leitura para saber como hábitos simples podem ajudar você nessa busca de autocontrole!

O que é o consumo compulsivo?

Mais do que gostar de fazer compras, quando tratamos de consumo compulsivo, isso significa dizer que o indivíduo não consegue controlar seu desejo por compras. Existem diversos fatores que podem fazer com que isso ocorra, desde problemas sociais até questões psicológicas.

Os problemas do dia a dia, por exemplo, são fortes fatores que estimulam o consumo, suprindo possíveis insatisfações e frustrações na vida pessoal. Por isso, é importante compreender os motivos dessa compulsão, facilitando a possibilidade de controle sobre ela.

Como ter autocontrole nas compras?

Deixar de comprar por impulso nem sempre é algo simples, mas com pequenas mudanças de hábitos é possível tornar a relação com o consumo mais saudável. De maneira geral, para lidar de forma correta com o consumo é necessário investir em educação financeira, bem como procurar cuidar da saúde mental, para que o hábito do consumo não se torne um falso remédio.

A seguir listamos algumas das práticas que podem auxiliar a controlar o impulso por comprar.

Conheça seus hábitos de consumo

O primeiro passo para controlar seus impulsos de consumo é ter ciência sobre sua vida financeira. Em outras palavras, é necessário saber com precisão quanto você ganha e quanto gasta. Sabendo exatamente como suas economias funcionam, fica mais fácil de notar quanto será possível gastar em compras.

Uma dica simples para evitar o descontrole financeiro é anotar o consumo todos os dias. Dessa forma você entende seus hábitos, o que facilita perceber onde estão os gastos desnecessários e a possível fonte de endividamentos.

Faça um planejamento financeiro

Quantas vezes aquele sonho não foi realizado porque ao final do mês não sobrou nenhum dinheiro ou, pior ainda, haviam dívidas sem quitar? Muitas pessoas deixam de alcançar objetivos financeiros porque gastam seu dinheiro com bens supérfluos por impulso. Para impedir que isso aconteça, é necessário planejamento financeiro, algo que deve ser somado à dica anterior.

Nesse sentido, estabeleça prioridades e procure criar hábitos que impeçam você de gastar aquele dinheiro que deveria ser investido em outro lugar. Uma forma de tornar isso realidade é estipular a mesma data para que todas suas dívidas sejam cobradas ao mesmo tempo, de preferência próximo ao dia em que você recebe a maior parte de seus rendimentos mensais.

Organize-se para quitar suas dívidas assim que tiver acesso ao seu salário, dessa forma o valor que sobrar para o restante do mês poderá ser gasto com mais liberdade.

Questione-se antes de comprar

Um hábito fundamental para controlar seus gastos descontrolados é refletir duas, três, até dez vezes sobre se aquela compra que você tanto quer de fato é necessária. Mesmo aquelas aquisições mais banais, em grandes escalas, podem fazer muita diferença no orçamento.

Portanto, antes de sair comprando por aí, questione-se se realmente vale apena gastar dinheiro naquilo que deseja. Para isso, pense em algumas questões simples como:

  • por que quero comprar;
  • preciso mesmo desse item;
  • posso encontrar algo mais barato;
  • para que vou usar esse item;
  • com esse valor, o que mais eu poderia fazer.

Essas são algumas das questões que podem ser pensadas antes daquela compra por impulso. Levando-as em consideração, você refletirá melhor sobre seus gastos, podendo identificar aqueles mais supérfluos. Além de economizar, essas perguntas podem fazer com que seu dinheiro seja investido naquilo que realmente importa para você.

Saiba quando fazer um empréstimo

Em certas condições é necessário fazer um empréstimo. Isso não é necessariamente um problema. Contudo, é importante fazer isso com segurança, pois caso você não consiga quitar essa dívida em tempo, os juros podem virar uma grande bola de neve. Por isso, caso esteja pensando nessa alternativa, faça um plano de pagamento para evitar problemas futuros.

Aprenda a poupar

Uma forma importante para desenvolver autocontrole financeiro é estabelecendo metas para economizar e investir seu dinheiro. Nesse sentido, é importante fazer da prática de poupar um hábito, ou seja, estabelecer um valor para que todo mês você deposite em uma poupança ou demais investimentos.

É importante garantir que isso se torne um hábito. Uma dica é fazer os depósitos no mesmo momento em que você paga suas dívidas. Dessa maneira, todo mês, em um dia determinado, você organiza todas suas finanças.

Fazer dessa prática um hábito, além de ajudar a controlar compras impulsivas, permite bons resultados e rendimentos ao longo dos anos, tornando aquele sonho que era “caro demais” uma realidade.

Estude sobre investimentos

Por último, mas não menos importante, temos uma dica que é válida para todo mundo, mesmo para quem já tem certo controle com relação ao impulso por consumo. Entender sobre investimentos é fundamental para saber como alocar melhor os seus recursos.

Lembre-se que é possível fazer investimentos mesmo com pouco dinheiro. Estudar sobre finanças é importante porque permite a compreensão de como o fluxo de dinheiro acontece e onde é mais inteligente deixar seu dinheiro de acordo com seu perfil, aumentando seu rendimento.

Todo mundo gosta de comprar e não há problema nenhum nisso. Contudo, é importante saber fazer isso de maneira consciente e saudável. Como explicamos ao longo do artigo, saber como desenvolver autocontrole sobre suas compras e finanças é fundamental para evitar problemas dos mais variados, desde saúde mental até descontroles financeiros que podem prejudicar não apenas você, mas também aqueles que ama. Portanto, siga nossas dicas!

Você tem descontrole financeiro? Gostou de nossas dicas? Caso queira controlar suas finanças e saber como podemos ajudar, entre em contato conosco. Será um prazer atender suas necessidades.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.