como conseguir crédito rural

Entenda como conseguir crédito rural e investir na sua lavoura

Você sabe como conseguir crédito rural? O investimento nas lavouras, na agricultura familiar, no futuro do agronegócio e em demais temas relacionados não é uma preocupação apenas dos pequenos produtores. Afinal, essa área é uma das maiores responsáveis pelo crescimento da economia do país.

Sabendo disso, ao longo dos anos, o governo tem oferecido diversas iniciativas para fomentar e evoluir atividades relacionadas a esse meio, junto à iniciativa privada. Assim, tornou-se possível que os trabalhadores passassem a ter acesso ao crédito rural, financiando e alavancando suas atividades.

Se você deseja entender mais sobre o tema e quer saber como a solicitação de crédito pode ajudar a melhorar os resultados de sua lavoura, continue lendo este artigo!

O que é o crédito rural e como ele funciona?

Com a ideia de facilitar as transações que ocorrem no agronegócio, os créditos rurais atuam como formas de financiamento para cooperativas, agricultores e associações. Diversas letras de câmbio podem ser associadas a eles, como empréstimos rurais, aceitações e notas bancárias, entre outros.

Por meio delas, torna-se possível expandir os negócios, iniciar novas atividades, comercializar produtos e investir em sua produção.

Quais são as modalidades de crédito rural?

Existe mais de uma modalidade relacionada ao crédito rural. Uma vez que os responsáveis por operar os valores disponíveis para essa modalidade são cooperativas de crédito e bancos, eles buscaram se organizar no momento de direcionar o montante voltado para isso para pessoas físicas, produtores rurais, agricultores, pecuaristas etc.

Eles precisam saber o que é Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, uma iniciativa governamental em voga. Ele tem como objetivo melhorar a mão de obra nas zonas rurais, em especial a familiar, e fomentar a geração de renda dessas localidades.

É fundamental que haja incentivo, em especial o governamental, para sustentar e evoluir com eficiência essa área, uma vez que 21% da economia do país está relacionado à agricultura. O Pronaf foi criado em 1990 e foi fruto do Provape — Programa de Valorização da Pequena Produção Rural.

Desde então, ele ajuda pequenos produtores a alavancarem seus serviços e sua produção, auxiliando-os na conquista de suas propriedades. Afinal, a parcela da população campestre que tem acesso à comida saudável e de qualidade é alta e advém desses trabalhadores.

É por isso que é ideal que eles consigam manter sua produção livre de problemas climáticos, pragas, entre outros. Também é fundamental que haja competitividade. Tendo todos esses pontos em mente, três enormes modalidades de crédito foram criadas e serão explicadas mais a fundo, a seguir.

Comercialização

A modalidade voltada para a venda de produtos auxilia cooperativas e seus produtores rurais a armazenar de forma segura e eficiente seus itens, auxiliando sua negociação. Isso inclui a proteção de seus preços e sua chegada até os locais de venda.

Custeio

Para que haja uma boa produção, é preciso adquirir bons insumos. Por meio da modalidade de custeio do Pronaf, essa e demais despesas de produção são financiadas. Sua atuação se assemelha ao conceito de capital de giro nas empresas, com prazos de 6 a 24 meses, a depender da situação em específico. Ela pode atuar sob as seguintes áreas:

  • industrialização;
  • beneficiamento;
  • tratamento do solo;
  • comercialização;
  • aquisição de animais;
  • agropecuária;
  • individual ou para terceiros.

Investimentos

Aqueles que desejam adquirir bens e serviços podem contar com essa modalidade para conseguir crédito rural. Afinal, equipamentos de grande porte e, geralmente, custosos precisam ser adquiridos para que seja garantida a produção dos itens que serão comercializados.

Para isso, é possível contar com os investimentos em aquisições de novas tecnologias. Isso inclui a compra de maquinários, obras de irrigação, e muito mais. Dentro da categoria investimentos, o Pronaf se divide em:

  • Pronaf Agroindústria;
  • Pronaf Mulher;
  • Pronaf Eco;
  • Pronaf Jovem;
  • Pronaf Agroecologia.

Como conseguir crédito rural?

A solicitação de crédito rural pede que algumas regras sejam cumpridas. Além da apresentação de documentos, é preciso que um projeto técnico seja apresentado, bem como um cronograma para reembolso e uso do valor que o requerente precisa. Por fim, um relatório de análise do solo e demais questões que podem se encontradas na Lei nº4.829/1965.

O guia completo sobre a agricultura familiar e seus desafios

Quais são os pré-requisitos para conseguir o crédito rural?

O primeiro pré-requisito para conseguir crédito rural é trabalhar com agricultura familiar. Em seguida, é preciso comprovar ser um beneficiário enquadrado em categorias que vão de A a F — que definem qual área do Pronaf o benefício atuará.

Ela pode ser qualquer uma das que foram listadas acima. Seguindo a apresentação do projeto técnico e sua aprovação, será ofertado o financiamento para produtos e serviços realizados em propriedades comunitárias e rurais.

Quais as novidades do crédito rural para 2020?

O ano de 2020 traz algumas mudanças importantes. Além de uma maior produtividade, advinda da busca pelo financiamento rural e investimentos em tecnologias voltadas para o setor, é possível esperar alguns dos pontos citados a seguir.

Mais investimento em agroecologia

A fim de minimizar os impactos ambientais na lavoura, que são uma preocupação dos produtores que vai além de seu nível de vendas e da conquista de bons financiamentos rurais, o tema da agroecologia tende a se tornar ainda mais potente em 2020. Assim, o tratamento adequado do solo e o uso de técnicas menos poluentes estará em alta.

Mudanças trazidas pela Reforma da Previdência

Entrando em vigor em março de 2020, a Reforma da Previdência traz novidades para produtores rurais. Contribuições de 20 anos e idade mínima para se aposentar de 62 e 65 anos, respectivamente, para homens e mulheres, são algumas delas.

Noções de gestão

Emancipar o produtor e torná-lo um empreendedor é algo que se torna cada vez mais importante para a evolução da agricultura familiar. Por isso, o uso de ferramentas e estratégias que visem a aprofundar o conhecimento do trabalhador rural em seu negócio estarão em alta.

O crédito rural pode ajudar qualquer uma das novidades citadas a se tornar mais presentes na vida do agricultor e lavrador. Assim, otimiza seus resultados e auxilia a se tornar mais autônomo.

Se você gostou de saber mais sobre como conseguir crédito rural, pode ser interessante se aprofundar mais sobre quais são os tipos deles no agronegócio. Assim, além de entender o que eles podem fazer por sua lavoura, poderá seguir com mais clareza as dicas deste artigo e rumar em direção ao sucesso!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    vou investir em lavoura e quero financiamento p/ os insumos e grãos . p/ 10 alqueires .

      Olá Manoel Boucinha, tudo bem?
      Você pode fazer uma simulação gratuita ligando na nossa Central de Relacionamento: 0800 643 0633 ou se preferir nos chame no WhatsApp (55) 9 96178017

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.