casa ou apartamento

Está em dúvida entre comprar uma casa ou um apartamento?

Vamos ser sinceros? Escolher entre casa ou apartamento não é uma tarefa fácil. Por mais que esses dois ambientes sejam utilizados para o mesmo propósito, eles têm características diferentes, que estão relacionadas à estrutura e à localização. Qualidades que pesam muito na escolha de quem vai morar.

Como sabemos que escolher entre um ou outro depende de diversos fatores, é importante conhecer o que cada um pode oferecer. Por isso, neste texto, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de se morar em cada um. Confira!

O que considerar ao comprar uma casa?

A casa é, geralmente, a primeira moradia de muitas pessoas. É ali que boa parte das lembranças são formadas. O próprio nome remete a um espaço de aconchego, uma sensação de que esse local é o seu lar.

No entanto, tirando o lado emocional, é preciso analisar se, no momento pessoal, a casa é a melhor alternativa. Separamos aqui, algumas vantagens e desvantagens para você avaliar.

Vantagens

Área de lazer

Inegável que a casa tem muito mais espaço para o lazer do que um apartamento. O quintal é o local onde as crianças podem brincar, os adultos podem relaxar e, inclusive, pode abrigar os animais de estimação. Quem sabe, até um jardim? Esse tipo de possibilidade faz com que muitos optem por adquirir esse tipo de imóvel.

Privacidade

Outro fator interessante sobre a casa é em relação à privacidade. Diferentemente de um apartamento, em que a sua parede é também a do vizinho, nela, é possível obter uma distância. Inclusive, é permitido separar os espaços por meio de um muro, trazendo muito mais condições para que a intimidade da família esteja garantida.

Espaço

Evidentemente, o espaço de uma casa é bem maior do que de um apartamento. Não só por ser um lugar em que há condições totais de ter um quintal como, dependendo do tamanho do terreno, é possível fazer mais moradias, um jardim e ter uma garagem só sua.

Essa vantagem pode ser crucial para aqueles que pretendem realizar reformas, mudando a estrutura do imóvel. Ou seja, além do espaço, há também mais independência.

Desvantagens

Como nem tudo é perfeito, aqui, separamos as principais desvantagens de morar em uma casa. Confira!

Segurança

Infelizmente, a segurança não é o grande forte de uma casa, ainda por cima se contarmos com o fator da localização do imóvel. Ele pode estar em um lugar com altas incidências de invasão e roubo, por exemplo.

Mesmo que os moradores invistam em muros altos, correm o risco de sofrer com esse problema. A não ser que se pense em gastar um alto orçamento com aparelhos de segurança que, mesmo assim, não garantem proteção total.

Gastos extras

Ao se ter uma casa, é preciso considerar a quantidade de custos que esse tipo de imóvel oferece. Não é apenas o IPTU, mas também, gastos maiores com energia elétrica, água e as manutenções necessárias. Afinal, pode ocorrer algum problema no encanamento ou na fiação, e isso terá que ser arcado pelo morador.

Por que escolher (ou não) um apartamento?

Falamos que a casa traz aquela sensação de infância e de lar, não é? O apartamento também pode oferecer uma ideia de seu lugar, porém, é comum associarmos ele a um patamar de vida mais moderno.

Presente em grande escala nas grandes cidades, os apartamentos atendem bem a pessoas solteiras ou que ainda não constituíram uma família. Mas dependendo do tamanho e da planta, podem ser perfeitos para acomodar famílias grandes. Vamos apresentar algumas das suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

Segurança

Se em uma casa, a segurança não é um fator muito garantido, no apartamento, a situação é diferente. Um prédio, seu imóvel está em volta de outros, portanto, oferece uma melhor sensação de comunidade.

Além disso, há mecanismos de proteção como portarias e câmeras de segurança, que são padrões desse tipo de empreendimento. Isso, claro, não garante 100%, mas ajuda bastante a evitar invasões.

Praticidade

Por ser só o espaço da sua moradia, existe uma maior praticidade para cuidar do local. Diferentemente da casa, que demanda cuidados nos espaços interno e externo. Em um apartamento, a única preocupação do morador é com o imóvel: a área de lazer é de responsabilidade do condomínio.

Desvantagens

Agora que conhecemos as vantagens, vamos saber quais são os pontos fracos. Vamos lá?

Privacidade menor

Em um apartamento, a convivência tende a ser bem mais próxima. Além de não ter um quintal separando cada morador, as paredes são as mesmas. Isso proporciona uma falta de privacidade grande, sem falar na questão do barulho. Seja de músicas, seja dos calçados, tudo pode ser ouvido de uma maneira mais próxima do que em uma casa.

Regras do condomínio

Em uma casa, os moradores fazem suas próprias regras. Eles podem fazer determinados barulhos, utilizar o quintal para o que quiser, colocar mais de um carro na garagem etc.

As coisas são bem diferentes no apartamento, por ser um local em que a convivência em comunidade é muito importante, para não dizer fundamental. É preciso que algumas normas sejam seguidas para oferecer o melhor ambiente para todos.

Como realizar esse sonho?

Seja qual for a sua escolha, uma casa ou apartamento, com um pouco de educação financeira é possível conseguir alcançar mais rápido. Veja algumas dicas para isso.

Faça um planejamento financeiro

Sem traçar suas metas e verificar quais são as suas condições, é muito complicado realizar qualquer coisa. O planejamento é a melhor forma de obter resultados.

Realize investimentos

Mesmo que você guarde dinheiro, não é possível manter melhores rendimentos apenas guardando parte de sua renda. É preciso investir para fazer com que esse montante gere lucro. Assim, estará mais próximo de sua independência financeira;

Pesquise boas condições de financiamento

Os financiamentos de imóveis são uma oportunidade de trazer o sonho do apartamento ou casa própria mais rapidamente. Existem diferentes tipos no mercado e é fundamental pesquisar todas as condições, juros, taxas extras e prazos antes de escolher.

Falamos, aqui, sobre como escolher entre casa ou apartamento. Sabemos que são opções bastante parecidas em termos de objetivo, mas têm características bem diferentes. A melhor decisão vai depender do momento de vida: para pessoas solteiras, morar em um prédio pode ser melhor, enquanto para famílias grandes, uma casa pode ser mais aconchegante.

Quer continuar acompanhando os nossos conteúdos? Então, nos siga no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.