aumentar o score

Confira 4 dicas essenciais para aumentar o seu score de crédito!

Vamos ser sinceros, aumentar o score dá a possibilidade de obter mais crédito. Assim, você pode comprar mais, investir em algum sonho ou até mesmo pagar dívidas. Porém, para aqueles que costumam ter problemas financeiros, obter essa vantagem é bem difícil. Você sabia que 41 milhões de brasileiros não veem problema em pedir um empréstimo, segundo pesquisa da revista Veja?

De fato, hoje em dia é muito mais simples ter acesso ao crédito. Isso porque é possível utilizar cartões, empréstimos, financiamentos etc. Mas, ainda assim, o montante não vem de graça. Afinal, as instituições fornecedoras precisam ter a certeza de que o consumidor será capaz de pagar as dívidas. O score é um dos aliados para essa confirmação.

Pensando nisso, a seguir, nós vamos apresentar algumas dicas sobre como é possível aumentar o seu score. Confira!

O que é score?

O score é uma pontuação que existe nos órgãos de proteção ao crédito e que é vinculada ao consumidor. Assim que o comprador tem um CPF e contas em seu nome, seu comportamento financeiro já pode ser monitorado por essas instituições.

Curiosamente, apesar de ser utilizado muito antes, foi só em 2014 que o Superior Tribunal de Justiça oficializou o uso desse sistema de contagem. A partir daí, as empresas adquiriram a possibilidade de consultar o score de um possível consumidor, sem que ele autorize essa ação. Contudo, de acordo com a Lei 12.414/2011, se o comprador solicitar informações a respeito, as organizações têm a obrigação de repassá-las.

Por que é importante ter um bom score de crédito?

De maneira geral, essa pontuação é um guia para as empresas compreenderem o nível de confiança que deve ser aplicado ao consumidor. À medida que o comprador passa a ter débitos não quitados, atrasos em pagamentos e nome sujo, o seu score diminui. Assim, se solicitar um crédito pessoal, não conseguirá obtê-lo, pois sua pontuação mostrará que ele não é um bom pagador e que existe risco para a instituição credora.

Ou seja, ter um score alto é fundamental para obter crédito não só com instituições financeiras, esse fator é essencial até mesmo para pedir um cartão de uma loja. Dito isso, o score funciona da seguinte forma: os consumidores são divididos em três níveis, de acordo com um período de 12 meses e a quantidade de contas pagas em dia. A pontuação fica assim:

  • de 0 a 300 = alto risco;
  • de 301 a 700 = médio risco;
  • de 701 a 1000 = baixo risco.

Como aumentar o score?

O score leva em conta as dívidas pagas, os atrasos ou se o consumidor tem o nome sujo para definir a sua pontuação. Por isso, para quem está pensando em aumentá-lo, existem algumas ações que podem ser tomadas. Vamos conhecer quais são!

1. Limpe o seu nome

Não há chances de o seu score subir se você estiver com o nome negativado. Afinal, para as empresas, essa é a confirmação de que o consumidor não é confiável e de que há um alto risco de que ele não pague suas dívidas. Então, antes de mais nada, procure limpar o seu nome. Vá atrás das credoras, faça acordos e quite todos os seus débitos. Depois, é só esperar até que os seus dados sejam atualizados nos sistemas dos órgãos de proteção ao crédito.

2. Atualize seus dados

Atualizar seus documentos e os dados sobre sua renda é fundamental para manter e conseguir um score alto. As suas informações cadastrais registradas em lojas e instituições financeiras precisam estar corretas.

Por exemplo, se você trocar o número do seu celular ou se mudar, mas não atualizar essas informações, é possível que seu score seja alterado. Por isso, qualquer mudança em seus dados ou na sua renda mensal deve ser informada nas lojas e nas instituições que contam com o seu cadastro.

3. Pague as suas contas em dia

Ter o nome limpo não é suficiente para aumentar a pontuação de seu score. Saiba que cada conta registrada em seu CPF ou CNPJ altera a contagem. Isso significa que, mais do que não ter dívidas, você ainda precisa mostrar que é um bom pagador, quitando as suas faturas em dia.

Aqui, não estamos falando apenas das parcelas de cartão de crédito ou das contas de água, luz, telefone etc. Tudo o que estiver em seu nome influencia esse aspecto. Por isso, é muito importante ficar atento ao vencimento das suas contas e fazer o necessário para não pagá-las com atraso. Se possível, antecipe os pagamentos. Dessa forma, o seu score aumentará progressivamente.

4. Faça o cadastro positivo

O cadastro positivo é um registro disponibilizado pelas instituições de proteção ao crédito que representa a pontualidade com que os pagamentos são feitos. Como é uma espécie de histórico do comportamento do consumidor em relação às suas contas, também pode ajudar a melhorar a pontuação do score. O cadastro é de graça e pode ser feito na maioria dos portais dos órgãos de proteção ao crédito.

Quais são as vantagens de ter um bom score de crédito?

Até aqui você viu que o score é uma pontuação utilizada pelas lojas e fornecedoras de crédito para verificar a conduta do consumidor em relação aos seus débitos. Além disso, ele é crucial para quem quer obter um cartão de crédito ou mesmo abrir uma conta em um banco digital, por exemplo. Inclusive, até para adquirir bens, as empresas costumam checá-lo. Por isso, a principal vantagem de ter um score alto é a possibilidade de ter fácil acesso a esses benefícios.

Ao longo deste texto, vimos informações importantes sobre o score, mas saiba que sua atenção não deve ser voltada somente a ele. Outros fatores, como os seus documentos, o histórico junto à instituição financeira e o uso dos cartões de crédito e da conta-corrente, também devem ser levados em consideração. Então, procure se manter em dia com a sua vida financeira.

Gostou do nosso texto sobre como aumentar o score? Está precisando de dinheiro, mas está cansado da burocracia? Então, que tal entrar em contato conosco para descobrir como podemos ajudá-lo?

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.