aumentar a renda

Saiba como aumentar a renda familiar com 4 dicas preciosas!

Quem não quer ganhar mais dinheiro, aumentar a renda e poder desfrutar de uma vida financeira mais tranquila? A verdade é que ter um emprego fixo traz uma certa segurança devido ao salário que cai todo mês. Mas isso não significa que o que se ganha é suficiente para ter uma renda considerável, já que, muitas vezes, esse dinheiro é usado somente para o essencial, como cuidar das contas e das despesas com alimentação.

Quem está formando uma família sabe que, à medida que os filhos começam a nascer, mais despesas aparecem. Apenas o que é oferecido pelo salário não garante uma tranquilidade financeira. Para os que têm dívidas, então, a necessidade de aumentar a renda se torna ainda mais urgente. Inclusive, muitas vezes, essas pessoas buscam até mesmo formas de obter crédito pessoal para sair do aperto.

Pensando nesse cenário, neste texto, vamos apresentar algumas alternativas disponíveis para você aumentar a sua renda e não passar sufoco com a conta no fim do mês. Confira!

Qual a importância de buscar fontes alternativas para complementar a renda familiar?

Não é nenhuma novidade que o nosso modelo tradicional de trabalho está passando por uma transformação, seja pelas profissões que desapareceram ao longo dos anos, seja pela própria relação entre patrão e empregado, que tende a ser cada vez menos linear.

Junte essa incerteza com o fato de que, para alguns, o próprio pagamento não é suficiente, sendo necessário reduzir o orçamento. Logo, aí vem a importância de buscar fontes alternativas de renda para manter a sua qualidade de vida sem apertos financeiros.

Assim, o ideal é pensar no rendimento a mais como se fosse um investimento. Ou seja, mais importante que ter é diversificar. Portanto, se você já tem uma profissão registrada, a ideia é que a renda extra venha de outro ofício.

Dessa maneira, haverá um equilíbrio em relação aos riscos. Se você ganhar menos com um trabalho, porque o mercado não está favorável, tem outra possibilidade em vista para manter as suas receitas.

Como aumentar a renda familiar?

Antes de apresentarmos as possibilidades de renda extra, queremos destacar que o começo pode ser um pouco difícil. Principalmente, se você ainda não tem uma habilidade rentável. Além disso, há o fluxo de clientes, que não costuma ser muito grande no início. No entanto, com insistência e paciência, é possível aumentar a sua renda. Vamos conhecer algumas possibilidades a seguir.

1. Montar uma loja online

Uma das grandes vantagens da loja online é o fato de você não precisar sair de casa para vender produtos. Havendo internet em sua residência, já é possível abrir sua loja. Aliás, nem é necessário ter os artigos. 

Existe um tipo de venda chamado de dropshipping, em que é possível revender de um fornecedor sem ter um estoque. Isto é, você divulga o item na sua plataforma e, quando o cliente confirmar a compra, você retira o lucro e adquire os produtos do fornecedor para repassá-los ao comprador.

Além dessa possibilidade, a internet está cheia de plataformas que funcionam como uma espécie de vitrine. A própria Amazon tem esse tipo de funcionalidade, sendo possível vender diversos produtos.

2. Trabalhar como freelancer

Uma das principais diferenças entre o freelancer e o empregado registrado é o vínculo que se tem com a empresa. Logo, podemos descrever o primeiro como um profissional que faz o seu serviço por um determinado tempo ou de acordo com a demanda, mas não tem uma ligação obrigatória com o trabalho, podendo tanto atuar alocado como em casa.

Hoje em dia, há diversos portais que administram a relação entre o contratante e o freela, o que facilita muito conseguir serviços. Alguns exemplos de plataformas são: Workana, Rock Content, 99 freelas etc. O diálogo com o contratante pode ser feito pela internet, sem a necessidade de ir à empresa.

Saiba que não há restrição para o que esse profissional pode fazer, existindo diversas profissões que admitem a possibilidade de atuar como freelancer, como design, redator, programador, entre outros. Contudo, é bom lembrar que, como em qualquer tipo de serviço, alguns cuidados devem ser tomados ao fechar os trabalhos. Lembre-se de que é sempre possível fazer um contrato para tornar o vínculo mais profissional e evitar calotes.

3. Dar aulas particulares

Essa forma de conseguir renda extra é ideal para aqueles que já têm alguma habilidade, como ser fluente em algum idioma ou tocar um instrumento. O fundamental é organizar o tempo para poder encontrar os alunos, além de preparar as aulas. 

Uma boa dica é utilizar a internet a seu favor, afinal, com uma câmera, é fácil entrar em contato com os alunos de qualquer lugar. No caso do ensino de idiomas, não se limite apenas a explicar a gramática ou passar o vocabulário, pois há muitas pessoas que só querem praticar a conversação, o que pode abrir mais oportunidades para você. 

4. Alugar seu imóvel

Aqui, novamente a internet será uma grande aliada, já que hoje em dia há várias plataformas virtuais, como o Airbnb, que disponibilizam o contato com o proprietário do imóvel, facilitando a locação. O melhor é que, em muitos casos, você não precisa alugar sua casa inteira, pois negociar apenas um quarto já é permitido.

Mas fique atento: as despesas com limpeza, internet, água e energia deverão ser arcadas pelo dono do imóvel. Então, não se esqueça de contabilizar esses valores na hora de definir o preço da locação.

Você viu até aqui que há diversas formas de conseguir aumentar a sua renda familiar. Porém, com tantas opções, a melhor estratégia sempre é buscar aquelas que se encaixam melhor no seu perfil e também na sua rotina. 

Nem sempre será possível passar horas ou dias trabalhando para conseguir uma renda extra, mas o importante é começar. Quem sabe aquele hobby pode se tornar uma habilidade rentável? Ainda mais hoje em dia, com a internet facilitando a comunicação com outras pessoas.

Esperamos que este texto tenha esclarecido como é possível aumentar a renda e quais são as diferentes possibilidades de trabalho extra encontradas no mercado. Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma sugestão ou dúvida? Então, não se esqueça de deixar um comentário!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.