Agricultura no futuro: 3 tecnologias que podem revolucionar!

Como será a nossa realidade em um amanhã mais próximo é uma dúvida que todos querem esclarecer. Nessa perspectiva, vislumbramos tecnologias que prometem transformar a vida do ser humano. Apesar desse cenário crescer rapidamente, a agricultura do futuro vem acontecendo em uma realidade muito mais veloz que a vida urbana.

Sistemas que funcionam sem a demanda de mão de obra, acompanhamento de plantio e colheitas via GPS, melhoria genética de frutas, legumes e verduras não são mais histórias de ficção científica, mas realidades.

Neste artigo, levantamos o que podemos esperar da agricultura no futuro e como ela pode atingir toda a sociedade. Aproveite a leitura!

Qual é a importância do agronegócio?

A cultura econômica do nosso país é baseada no agronegócio, forte característica desde os primórdios da colonização. No ano de 2018 ele representava 23% e, no ano seguinte, teve um crescimento de dois pontos percentuais.

Mesmo em um cenário de fortes incertezas o setor apresenta positividade e crescimento, sendo, assim, de extrema importância para o Brasil. Tecnologias que permitem alavancar o agronegócio são sinônimos de ferramentas para potencializar a economia brasileira.

Quais são as expectativas para o futuro nesse setor?

É praticamente impossível não imaginar como a tecnologia pode revolucionar o agronegócio, tornando-o eficiente, produtivo e até mais saudável para os seus consumidores. Além disso, é fundamental que o setor esteja preparado para o forte crescimento da demanda futura.

Segundo Food and Agriculture Organization of the United States (FAO), o crescimento da produção do agronegócio deve aumentar em 70% até 2050 para atender a população mundial. Atuar de maneira operacional, com altos custos produtivos e mão de obra manual, é praticamente atuar sem a penetração de tecnologias como inteligência artificial, blockchain e outros recursos.

Quais são as principais tecnologias que devem ser utilizadas?

1. Máquinas autônomas

Diferentemente do que vemos dentro da realidade urbana, na área rural está muito mais próximo o dia em que encontraremos veículos autônomos realizando tarefas de extrema importância — como colheita, plantio e adubagem — sem a necessidade do controle humano.

Eles são guiados por GPS, sensores e câmeras que executam todos os procedimentos com alta precisão, sem nenhum risco produtivo. É bem provável que, em breve, lavouras sejam guiadas por máquinas que não só realizam tarefas operacionais, mas também evitam que fungos e larvas afetem os alimentos.

2. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma grande característica da agricultura do futuro. Por meio desse tema, gestores rurais podem tomar decisões de maneiras mais assertivas e eficientes para sua administração. Por exemplo, colheitas podem ser analisadas em tempo real, o que facilita o processo de venda dos alimentos cultivados.

Além disso, será possível monitorar a qualidade do plantio, verificando se há alguma necessidade corretiva para evitar prejuízos e perdas. Esse processo se torna muito mais rápido do que se fosse feito pelo olhar do ser humano.

3. Drones, satélites e GPS

Os três itens já estão na realidade de muitos setores, não sendo nada diferente para o agronegócio. Com o avanço da qualidade de imagens de satélites, fazendas com grandes hectares são verificadas com mais facilidade para definir o melhor momento da colheita ou verificar a previsão climática. A utilização de drones também oferece o mesmo propósito de monitoramento e controle produtivo.

As tecnologias que surgem diariamente são grandes promessas que levam o termo agricultura do futuro a uma forte expectativa para agricultores e pecuaristas. É fundamental estar atento sobre os lançamentos e incluí-los para tornar a produção mais eficiente, a um menor custo e com melhor qualidade de colheita.

Quer se manter informado sobre esse e outros assuntos do setor? Siga o nosso perfil no Facebook!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Poderiam falar sobre a indústria leiteras que está tão desmotivado.

    1. Olá, Sabrina! É uma ótima dica! Obrigada pelo feedback! Iremos providenciar o material 😀

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.